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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Linha Auxiliar:
Teófilo Cunha
Japeri
Botais
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Melhoramentos (1898-1903)
E. F. Central do Brasil - Linha Auxiliar (1903-1965)
RFFSA (1975-1997)
JAPERI-AUXILIAR (antiga BELÉM)
Município de Japeri, RJ
Linha Auxiliar - km 67,724 (1928)   RJ-4381
Altitude: 30,170 m   Inauguração: 28.03.1898
Uso atual: Detran (2008)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A chamada E. F. Melhoramentos foi construída a partir de 1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra, construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E. F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou a se chamar Linha Auxiliar. No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F. Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri, onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma, a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará, entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde 1996.
 
A ESTAÇÃO: A partir de 1898, Belém passou a ser também uma das estações da E. F. Melhoramentos (cf. E. F. Melhoramentos do Brasil - Horarios dos Trens - a vigorar a partir de 28 de março de 1898 - Jornal do Brasil, 28/3/1898). O que não ficou claro é se a estação da Auxiliar utilizava as mesmas instalações da estação da linha do Centro, que tinha o mesmo nome e ficava por ali também, ou se já tinha seu próprio pátio com uma estação própria.

Já em 1910, (ver a foto do livro de Max Vasconcellos no pé da página) existia uma estação própria para a Auxiliar em Belém. Mas esta já existia em 1898, quando a linha métrica da Melhoramentos chegou até ali? É até possível, pois eram ferrovias diferentes: esta Japeri era da Melhoramentos e, afinal, as bitolas das duas ferrovias eram diferentes.

Mas não há registros - pelo menos, não os encontrei - da data da construção desta estação de Japeri-Auxiliar. Enquanto não houvesse este prédio, teria sido usado o da estação da Central.

A Central do Brasil acabou por incorporar essa linha em 1903, alterando seu nome para Linha Auxiliar.

"(...) depois a rodaria da locomotiva até Belém. Aí uma baldeação incômoda por afluência de passageiros, alguns aliviados de dinheiro por gatunos, muitos condenados a viajar de cegonha, num pé e noutro. Novo trem, nova máquina, nova linha, não nova, a da antiga Estrada de Ferro Melhoramentos. A Central chamou-a a si e, para mostrar superioridade, crismou, denominando-a Linha Auxiliar" (Revista Eu Sei Tudo, fevereiro de 1930). Na viagem relatada, o passageiro veio da estação Dom Pedro II até Belém pela linha do Centro, baldeando em Belém para os trens da Linha
Auxiliar
.

Em 1943, a estação alterou seu nome para Japeri.

"Não tinha lugar nos bancos mas por sorte achei um espaço pra sentar no chão próximo a uma das portas. A viagem que em média dura 1 hora e meia, levou duas horas. Cheguei na estação de Japeri por volta das 8 da noite. Parei num quiosque que fica dentro da estação. Conheço o pessoal de lá de outras vezes que fui à Serra do Mar. Estava com fome e queria poupar meu estoque de suprimentos para a caminhada propriamente dita. Comi um salgado de frango (eu acho) e um refrigerante. Comentava com o dono do quiosque sobre meus planos (de subir a Serra do Mar pelos trilhos à noite)" (Carlos Latuff, 24/08/2003).

"Lembro que em Japeri há duas estações de mesmo nome, uma da Linha do Centro (hoje SuperVia) e outra da Auxiliar, que não tem mais sua velha linha métrica ali, mas a larga Japeri-Arará e quja estação está funcionando como Detran e moradia" (Julio C. da Silva, 9/2009).

(VEJA TAMBÉM JAPERI - LINHA DO CENTRO)


ACIMA: Estação da linha Auxiliar em Japeri em 1910 (Revista da Semana, 20/11/1910).

ACIMA: Acidente próximo a Belem da linha Auxiliar em 1923 - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER A REPORTAGEM INTEGRAL (O Estado de S. Paulo, 5/6/1923).

(Fontes: Julio Cesar da Silva; R. J. Marsh; Carlos Latuff; Eduardo Gonçalves David: EFCB - A Ferrovia e Sua História, AENFER, 1998; O Estado de S. Paulo, 1923; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928; revista Eu Sei Tudo, 1930; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação de Japeri, Linha Auxiliar, em 1928. Foto Max Vasconcellos

Estação de Japeri, Linha Auxiliar, em 1976. Foto R. J. Marsh
 
 
     
Atualização: 14.06.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.