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E. F. Melhoramentos
(1898-1903)
E. F. Central do Brasil - Linha Auxiliar (1903-1965)
RFFSA (1975-1997) |
JAPERI-AUXILIAR
(antiga BELÉM)
Município de Japeri, RJ |
Linha Auxiliar - km 67,724 (1928) |
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RJ-4381 |
Altitude: 30,170 m |
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Inauguração: 28.03.1898 |
Uso atual: Detran (2008) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A chamada
E. F. Melhoramentos foi construída a partir de
1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra,
construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por
Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E.
F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou
a se chamar Linha Auxiliar.
No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F.
Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri,
onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se
em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma,
a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba
do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas
redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos
anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará,
entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para
trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e
Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde
1996. |
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A ESTAÇÃO: A partir
de 1898, Belém passou a ser também uma das estações
da E. F. Melhoramentos (cf. E. F. Melhoramentos do Brasil - Horarios dos Trens - a vigorar a partir de 28 de março de 1898 - Jornal do Brasil, 28/3/1898). O que não ficou claro é se a estação da Auxiliar utilizava as mesmas instalações da estação da linha do Centro, que tinha o mesmo nome e ficava por ali também, ou se já tinha seu próprio pátio com uma estação própria.
Já em 1910, (ver a foto do livro
de Max Vasconcellos no pé da página)
existia uma estação própria para a Auxiliar em
Belém. Mas esta já existia em 1898, quando a linha métrica da Melhoramentos chegou até ali?
É até possível, pois eram ferrovias diferentes:
esta Japeri era da Melhoramentos e, afinal, as bitolas das duas ferrovias eram diferentes.
Mas não há registros - pelo menos, não os encontrei
- da data da construção desta estação
de Japeri-Auxiliar. Enquanto não houvesse
este prédio, teria sido usado o da estação da
Central.
A Central do Brasil acabou por incorporar essa linha em 1903, alterando
seu nome para Linha Auxiliar.
"(...) depois a rodaria da locomotiva até Belém. Aí uma baldeação
incômoda por afluência de passageiros, alguns aliviados de dinheiro
por gatunos, muitos condenados a viajar de cegonha, num pé e noutro.
Novo trem, nova máquina, nova linha, não nova, a da antiga Estrada
de Ferro Melhoramentos. A Central chamou-a a si e, para mostrar superioridade,
crismou, denominando-a Linha Auxiliar" (Revista Eu Sei
Tudo, fevereiro de 1930). Na viagem relatada, o passageiro veio
da estação Dom Pedro II até Belém
pela linha do Centro, baldeando em Belém para os trens da Linha
Auxiliar.
Em 1943, a estação alterou seu nome para Japeri.
"Não tinha lugar nos bancos mas por sorte achei um espaço
pra sentar no chão próximo a uma das portas. A viagem que em média
dura 1 hora e meia, levou duas horas. Cheguei na estação de Japeri
por volta das 8 da noite. Parei num quiosque que fica dentro da estação.
Conheço o pessoal de lá de outras vezes que fui à Serra do Mar. Estava
com fome e queria poupar meu estoque de suprimentos para a caminhada
propriamente dita. Comi um salgado de frango (eu acho) e um refrigerante.
Comentava com o dono do quiosque sobre meus planos (de subir a
Serra do Mar pelos trilhos à noite)" (Carlos
Latuff, 24/08/2003).
"Lembro que em Japeri há duas estações de mesmo nome, uma
da Linha do Centro (hoje SuperVia) e outra da Auxiliar, que não tem mais sua velha linha métrica ali, mas a larga Japeri-Arará e quja estação está funcionando como Detran e moradia" (Julio C. da Silva,
9/2009).
(VEJA TAMBÉM JAPERI
- LINHA DO CENTRO)
ACIMA: Estação da linha Auxiliar
em Japeri em 1910 (Revista da Semana, 20/11/1910).
ACIMA: Acidente próximo a Belem da linha Auxiliar
em 1923 - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER A REPORTAGEM INTEGRAL
(O Estado de S. Paulo, 5/6/1923).
(Fontes: Julio Cesar da Silva; R. J. Marsh; Carlos Latuff;
Eduardo Gonçalves David: EFCB - A Ferrovia e Sua História, AENFER,
1998; O Estado de S. Paulo, 1923; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras
de Comunicação, 1928; revista Eu Sei Tudo, 1930; Mapa
- acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Japeri, Linha Auxiliar, em 1928.
Foto Max Vasconcellos |
Estação de Japeri, Linha Auxiliar, em 1976. Foto
R. J. Marsh |
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Atualização:
14.06.2019
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