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E. F. Melhoramentos (1895-1903)
E. F. Central do
Brasil - Linha Auxiliar (1903-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-?) |
ENGENHEIRO
LEAL
Município do Rio de Janeiro, RJ |
Linha Auxiliar - km 14,680 (1928) |
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RJ-2324 |
Altitude: 44 m |
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Inauguração: 01.11.1895 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1920 (demolida) |
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HISTORICO DA LINHA: A chamada
E. F. Melhoramentos foi construída a partir de
1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra,
construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por
Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E.
F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou
a se chamar Linha Auxiliar.
No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F.
Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri,
onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se
em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma,
a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba
do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas
redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos
anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará,
entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para
trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e
Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde
1996. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Engenheiro Leal foi inaugurada em 1895 (cf. Horario dos Trens de Suburbios da E. F. Melhoramentos do Brasil, publicado pelo jornal Gazeta da Tarde do Rio de Janeiro em 1/11/1895). Seu nome era uma
homenagem a um fiscal da antiga E. F. Melhoramentos
por parte do Governo na época.
Max Vasconcellos (1928) cita a data de sua inauguração como sendo 13/02/1908.
O Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, de 1960, cita esta mesma data como a de abertura da estação.
"Morei por mais de 20 anos às margens
da via, entre 1972 e 1996. Já na década de 1970, o prédio da estação
de Engenheiro Leal já não mais existia, e quase nada que lembrasse
que algum dia ali havia existido uma estação, a não ser
pelos relatos de moradores mais antigos. Tudo que ainda se podia ver,
era parte da antiga plataforma, com cerca de 1 metro de altura e,
com relação ao comprimento, não era possível determinar, visto que
parte já havia sido destruída. Hoje, o lixo e o mato
estão cobrindo o que restou da plataforma" (Maurício
Motta, 2006).
"A estação mais recente possuía uma plataforma
muito grande e atendia aos trens elétricos, mas ela teria sido desativada
porque o local (na época) era pouco habitado. Atualmente há uma favela
e muitas residências neste bairro" (Anderson, 2007).
A estação não foi mais utilizada desde
os anos 1960 e foi totalmente demolida, dela não tendo sobrado
nem restos de plataforma. Houve pelo menos duas, uma mais antiga (mostrada na
foto maior, abaixo) e outra mais recente (mostrada no mapa abaixo),
uma próxima da outra. Em 1960, a estação ainda funcionava.
ACIMA: A estação de Engenheiro Leal em 1919 (Foto A Rua, 25/4/1919. Cessão Meleck Avraham).
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1920
AO LADO: A reportagem de 1920 fala
de inauguração da "nova" estação, pois
ela já existia desde 1895, foi realmente a abertura de uma
segunda estação. Teria sido esta a de que se
fala na foto colorida mais abaixo? (Correio da Manhã,
edição de janeiro de 1920, dia ignorado. A Gazeta
Suburbana, outro jornal, afirma que a estação
foi inaugurada em 15 de janeiro de 1920)
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1926
AO LADO: Descarrilamento
na estação de Engenheiro Leal (O Estado de S.
Paulo, 6/11/1926).
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1938
AO LADO: Descarrilamento
próximo à estação de Engenheiro
Leal (O Estado de S. Paulo, 27/12/1938).
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ACIMA: Localização da estação de Engenheiro Leal (Guia Levi - mapa dos anos
1940).
ACIMA: Na primeira metade dos anos 1950,
na estação de Engenheiro Leal, a rede elétrica
aérea caiu sobre o trem de suburbios, incendiando pelo menos
este carro (Arquivo última Hora, acervo Arquivo do Estado de
São Paulo).
ACIMA: Um pouco mais adiante do viaduto (veja
foto de 2005 no pé da página), situava-se a
primeira estação de Engenheiro Leal. A imagem mostra o local do antigo
pátio dessa primeira estação. Essa construção em ruínas possuía dois
andares, tendo sido demolida pela prefeitura do Rio em 2006. Só restou
isso. A linha está à direita (Foto Anderson em 2008).
ACIMA: No mapa recente
do Rio de Janeiro, bairro de Cascadura, são mostrados os locais
das extintas estações de Eduardo Araújo e das
duas de Engenheiro Leal, todas bem próximas entre si (Guia
do Rio de Janeiro).
(Fontes: Anderson __; Luiz Melech; Maurício Motta; O
Estado de S. Paulo, 1923, 1926 e 1938; Correio da Manhã, 1920;
O Jornal, 1919; O Globo, 5/5/1969; Gazeta Suburbana, 1920; Guia do
Rio de Janeiro; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação,
1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação de 1919 aguardava inauguração:
então, deveria haver ainda uma anterior. Foto O Jornal |
Em 1969 - a foto é muito ruim, mas dá para ter
uma ideia do estilo da estação nessa época
- o prédio da estação de já estava
abandonada (O Globo, 5/5/1969) |
Tirada de um viaduto, região da segunda estação
de Engenheiro Leal, vista para o lado contrário. Os trilhos
da esquerda são os da MRS. Foto Anderson, 2005 |
Estação de Engenheiro Leal era por aqui. Notar
os fixadores dos trilhos. Os trilhos mais à direita (pouco
visíveis, além das duas linhas da Supervia) são
dos cargueiros da MRS. Foto Anderson, março de 2007 |
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Atualização:
12.07.2019
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