|
|
E. F. Central do
Brasil - Linha Auxiliar (1895-?) |
CESARIO
MACHADO
Município do Rio de Janeiro, RJ |
Linha Auxiliar - km - |
|
RJ-4686 |
Altitude: - |
|
Inauguração: 01.11.1895 |
Uso atual: demolida |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A chamada
E. F. Melhoramentos foi construída a partir de
1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra,
construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por
Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E.
F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou
a se chamar Linha Auxiliar.
No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F.
Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri,
onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se
em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma,
a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba
do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas
redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos
anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará,
entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para
trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e
Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde
1996. |
|
A ESTAÇÃO: A parada
de Cesario Machado foi inaugurada
em 1895 (cf. Horario dos Trens de Suburbios da E. F. Melhoramentos do Brasil, publicado pelo jornal Gazeta da Tarde do Rio de Janeiro em 1/11/1895).
Não encontrei qualquer outra citação desta parada, exceto o horário de 1895 citado acima e o mapa abaixo, que, embora sem data, parece ser dessa época. Reparar no aspecto a volta da linha e da posição da estação. Em 1886 esta estação ainda existia (cf. Relatorio para o ano de 1896 do Ministerio da Viação, Industria e Obras Publicas, apresentado em maio de 1897).
No horário dos trens da linha de 1898 esta estação não era mais citada. Não sei a data da desativação desta estação.
Ela ficava entre as atuais estações de Vieira Fazenda e da já desativada Maria da Graça.
.
ACIMA: Localização da estação
(cessão Carlos Alberto Ramos - data desconhecida). ABAIXO: Restos da antiga estação
em 2011 (Fotos Carlos Alberto Ramos).
(Fontes: Carlos Alberto
Ramos; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação,
1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
Antiga plataforma da estação. Foto Carlos Alberto
Ramos em 2011 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
19.06.2019
|
|