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E. F. Central do
Brasil - Linha Auxiliar (1908-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1997)
Supervia (1997-) |
JACAREZINHO
(antiga VIEIRA FAZENDA)
Município do Rio de Janeiro, RJ |
Linha Auxiliar - km 6,280 (1928) |
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RJ-1300 |
Altitude: 3 m |
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Inauguração: 01.11.1895 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A chamada
E. F. Melhoramentos foi construída a partir de
1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra,
construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por
Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E.
F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou
a se chamar Linha Auxiliar.
No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F.
Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri,
onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se
em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma,
a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba
do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas
redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos
anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará,
entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para
trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e
Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde
1996. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Vieira Fazenda foi inaugurada
em 1895 (cf. Horario dos Trens de Suburbios da E. F. Melhoramentos do Brasil, publicado pelo jornal Gazeta da Tarde do Rio de Janeiro em 1/11/1895) ou em 1908 (cf. Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil de 1960). Notar aqui outra divergência nas datas de inauguração.
O nome de Jacarezinho
veio recentemente, já na era da Supervia (1997-2019), substituindo o antigo. É nesta estação
que a linha Auxiliar original se encontra atualmente com a linha que a
liga à estação Dom Pedro II, passando
pela estação de Triagem. Entre Jacarezinho
e o seu início original, na estação de Alfredo
Maia, a linha da Auxiliar está hoje ainda parcialmente
existente, mas coberta por terra no meio de uma imensa favela.
Até meados dos anos 1960, serviu também como estação
da E. F. Rio do Ouro, encampada no final dos anos 1920 pela E. F.
Central do Brasil.
ACIMA: A estação de Vieira Fazenda como era em 1918 e as reclamações contra ela e contra a linha Auxiliar (A Razão, 1918).
ACIMA: Foto da estação de Vieira Fazenda em 1959.
Repare que não há cobertura. A foto está voltada para o sentido de
Herédia de Sá, que provavelmente ainda existia na época, e de costas
para Maria da Graça. (Foto Agência O Globo - Texto escrito
e enviado por Adenilson M. Souza).
(Fontes: Carlos Latuff; Adenilson M.
Souza; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação,
1928; Estrada de Ferro Central do Brasil, 2o volume, Imprensa Nacional,
1902; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Na plataforma da estação de Jacarezinho, o trem
e a placa de indicação mostrando a estação
anterior (Central/Dom Pedro II) e Del Castilho, a posterior.
Não mostra Triagem. Foto Carlos Latuff |
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Atualização:
18.11.2019
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