A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Heredia de Sá
Jacarezinho
Cesario Machado
...

...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
E. F. Central do Brasil - Linha Auxiliar (1908-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1997)
Supervia (1997-)
JACAREZINHO
(antiga VIEIRA FAZENDA)

Município do Rio de Janeiro, RJ
Linha Auxiliar - km 6,280 (1928)   RJ-1300
Altitude: 3 m   Inauguração: 01.11.1895
Uso atual: estação de trens metropolitanos   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A chamada E. F. Melhoramentos foi construída a partir de 1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra, construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E. F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou a se chamar Linha Auxiliar. No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F. Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri, onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma, a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará, entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde 1996.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Vieira Fazenda foi inaugurada em 1895 (cf. Horario dos Trens de Suburbios da E. F. Melhoramentos do Brasil, publicado pelo jornal Gazeta da Tarde do Rio de Janeiro em 1/11/1895) ou em 1908 (cf. Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil de 1960). Notar aqui outra divergência nas datas de inauguração.

O nome de Jacarezinho veio recentemente, já na era da Supervia (1997-2019), substituindo o antigo. É nesta estação que a linha Auxiliar original se encontra atualmente com a linha que a liga à estação Dom Pedro II, passando pela estação de Triagem. Entre Jacarezinho e o seu início original, na estação de Alfredo Maia, a linha da Auxiliar está hoje ainda parcialmente existente, mas coberta por terra no meio de uma imensa favela.

Até meados dos anos 1960, serviu também como estação da E. F. Rio do Ouro, encampada no final dos anos 1920 pela E. F. Central do Brasil.


ACIMA: A estação de Vieira Fazenda como era em 1918 e as reclamações contra ela e contra a linha Auxiliar (A Razão, 1918).

ACIMA: Foto da estação de Vieira Fazenda em 1959. Repare que não há cobertura. A foto está voltada para o sentido de Herédia de Sá, que provavelmente ainda existia na época, e de costas para Maria da Graça. (Foto Agência O Globo - Texto escrito e enviado por Adenilson M. Souza).

(Fontes: Carlos Latuff; Adenilson M. Souza; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928; Estrada de Ferro Central do Brasil, 2o volume, Imprensa Nacional, 1902; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Na plataforma da estação de Jacarezinho, o trem e a placa de indicação mostrando a estação anterior (Central/Dom Pedro II) e Del Castilho, a posterior. Não mostra Triagem. Foto Carlos Latuff
 
     
     
Atualização: 18.11.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.