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E. F. Central do
Brasil (1883-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1997)
Supervias (1997-) |
COELHO
DA ROCHA (antiga BREJO)
Município de São João
de Meriti, RJ |
E. F. Rio do Ouro - km 25,621 (1960) |
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RJ-1265 |
Altitude: 6 m |
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Inauguração: 14.09.1929 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1929 |
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HISTORICO DA LINHA: A Estrada
de Ferro Rio do Ouro foi construída para construir e cuidar dos reservatórios
e do abastecimento de parte da cidade do Rio de Janeiro e foi aberta
ao tráfego de passageiros em 1883. Inicialmente saía do Caju e mais
tarde passou a ter como início a estação de Francisco Sá. Depois dessa
mudança o seu curso inicial foi alterado e ela passou a acompanhar
de muito próximo a linha Auxiliar até a estação de Del Castilho, quando
se separavam as linhas. Na estação da Pavuna elas voltavam a se encontrar.
O trecho final, até Belford Roxo, era compartilhado com os trens metropolitanos
da Auxiliar (depois da Leopoldina) em bitola mista. Em meados dos
anos 1960 os trens da Rio de Ouro, ainda a vapor, embora tenham sido
feito testes com locomotivas diesel, deixaram de circular. A Rio de
Ouro, encampada pela Central do Brasil nos anos 1920, tinha vários
ramais e três deles sobreviveram como trens de subúrbio até a mesma
época da desativação da linha-tronco: os ramais de Xerém, do Tinguá
e de São Pedro (Jaceruba). Parte de sua linha-tronco foi utilizada
na construção da linha 2 do metrô do Rio de Janeiro.
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A ESTAÇÃO: A estação
de Coelho da Rocha foi inaugurada em setembro de 1929 e foi uma das estações originais da E. F. Rio
do Ouro. A estação consta no anuncio publicado em jornais em 16/1/1883, com o nome de Brejo (ver caixa abaixo, de 1883), e também no Guia Geral das E. F. do Brasil, de 1960.
O nome homenageia o proprietário das terras cedidas - Manoel
José Coelho da Rocha, dono da fazenda do Brejo - para as
linhas e para a tubulação, tendo sido um dos que lutaram
pela transformação da E. F. Rio do Ouro em transportadora
de passageiros.
A fazenda do Brejo foi posteriormente loteada por seu neto. A estação
foi anexada à variante da linha Auxiliar mais tarde
e depois à própria Auxiliar.
Funciona até hoje agora com os trens da Supervia. A bitola
original métrica da Rio de Ouro já é hoje bitola
larga desde a anexação.
NOTA DO AUTOR: Como em diversas estações da E. F. Rio do Ouro, há muitas dúvidas na posição, no nome, na quilometragem e na data de inauguração dessas estações.
1929
AO LADO: Inauguração da E. F. Rio de Ouro. A linha tronco principal estava praticamente entregue até a estação de Rio de Ouro. exatamente na represa.. Depois vieram alguns ramais e estações intermediárias. Mas seria est a ordem das estações então abertas? Ou ela não está em ordem? Notar yambém que a estação do Brejo, com o nome publicado, foi renomeada como Coelho da Rocha A Provincia de S. Paulo, 16/01/'1883). |
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1929
AO LADO: A notícia sobre a
inauguração - na verdade, a substituição da estação do Brejo, que existia desde 1883 em 14 de
setemvro de 1929 (Diario Nacional, 15/9/1929).
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ACIMA:
A estação no dia de sua inauguração
(14 de setembro) em 1929. Nota curiosa: o Sr. Coelho da Rocha estava
presente (Revista da Semana, 21/9/1929). ABAIXO: A estação
de Coelho da Rocha, possivelmente provisória, em 1953. A estação
de 1929 já não existia, sabe-se lá por qual motivo
(Última Hora).
ACIMA: Mapa do que teria sido a Estrada de Ferro Rio De Ouro durante sua existência, do final do século XIX até por volta de 1970. A linhas-tronco original e seus ramais nunca conviveram ao mesmo tempo, o que torna obrigatório a existência com praticamente uma cor para cada linha no desenho. A cor roxa escura teria sido a linha-tronco original, ligando Caju a Jaceruba e a linha verde foi construída para mudar o ponto zero de Francisco Sá a Engenho do Mato. No final dos anos 1920, o trecho que ligava o Caju â região de Belfort Roxo foi extinto e substituído por outro percurso, numa época que, por existirem diversas fontes diferentes e conflitantes entre si (Desenho: Eduardo P. Moreira, durante os anos 2010). NOTA IMPORTANTE. As estaçõea de Capivary (que se situava no ramal de Xerém, entre Lamarão e Quilômetro 43 e o ramal de Gairão, que saía de João Pinto, embora apareca neste mapa, não foram por mim encontradas em documentação alguma.
(Fontes: Eduardo P.
Moreira; Carlos Latuff; Última Hora; Revista da Semana, 21/9/1919;
Arquivo Público do Estado de São Paulo; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Coelho da Rocha no dia de sua inauguração
em 1929. Revista da Semana, 21/9/1929 |
Plataforma da estação de Coelho da Rocha nos anos
1950. Ainda linha métrica e Rio de Ouro. Acervo Última
Hora, Arquivo Público de São Paulo |
A estação de Coelho da Rocha em 07/2003. Foto
Carlos Latuff |
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Atualização:
09.05.2022
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