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E. F. Melhoramentos
(1898-1903)
E. F. Central do Brasil - Linha Auxiliar (1903-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1997)
Supervia (1997-) |
DEL
CASTILHO
Município do Rio de Janeiro, RJ |
Linha Auxiliar - km 7,966 (1928)
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RJ-1263 |
Altitude: 15 m |
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Inauguração: 01.11.1895 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A chamada
E. F. Melhoramentos foi construída a partir de
1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra,
construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por
Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E.
F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou
a se chamar Linha Auxiliar.
No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F.
Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri,
onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se
em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma,
a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba
do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas
redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos
anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará,
entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para
trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e
Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde
1996. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Del Castilho, inaugurada em 1895 (cf. Horario dos Trens de Suburbios da E. F. Melhoramentos do Brasil, publicado pelo jornal Gazeta da Tarde do Rio de Janeiro em 1/11/1895), foi uma das originais
da E. F. Melhoramentos.
Já segundo o Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, de 1960, a estação teria sido aberta em 28/3/1898. Max Vasconcellos (1928) também coloca esta data.
Aos poucos, o nome do homenageado, o engenheiro da Melhoramentos Manoel Maria Del Castillo foi "aportuguesado" para simplesmente Del Castilho.
Havia outra estação com o mesmo nome, da E. F. Rio D'Ouro,
muito próxima a esta, e que hoje tem no seu lugar a estação
de Del Castilho da linha 2 do metrô. Assim como esta
outra estação, ficava junto à fábrica
de tecidos Nova América, que começou a operar em 1924
e que, depois de desativada em 1991, teve o prédio adaptado
para um shopping center.
Hoje e já há muito tempo a estação de
Del Castilho da antiga linha auxiliar transformou-se numa estação
de trens metropolitanos, operada pela Supervia. A da Rio D'Ouro virou a estação atual do metrô carioca.
1925
AO LADO: Descarrilamento na estação (O Estado
de S. Paulo, 8/3/1925).
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ACIMA: Descarrilamento na estação em 1927 - CLIQUE SOBRE A FOTO PARA VER MAIS DETALHES (O Estado
de S. Paulo, 31/7/1927).
ACIMA: O mesmo escarrilamento na estação em 1927: as fotos (A Careta, 6/8/1927).
ACIMA: Em 1980, o ator
de novelas Jorge Fernando, ainda jovem, posou na plataforma da estação de Del Castilho (Revista Contigo, edição de 1980).
ACIMA: Dois trens metropolitanos da Supervia
na plataforma de Del Castilho em 2010 (Foto Vagner Costa).
(Fontes: Carlos Latuff; Vagner Costa; A Careta,
1927; Diario de Noticias, 1952; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras
de Communicações, 1928; Guia Geral das Estradas de Ferro
do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Del Castilho, sem data. Autor desconhecido |
A estação em 1952, descrita como "bem pobre
e abandonada". Diario de Noticias, 19/4/1952 |
A estação de Del Castilho, em 08/2003. Foto Carlos
Latuff |
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Atualização:
28.07.2019
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