|
|
E. F. Central do
Brasil - Linha Auxiliar (1914-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1996) |
EDEN
(antiga ITINGA)
Município do São João
do Meriti, RJ |
Linha Auxiliar - km 28,156 (1928) |
|
RJ-1262 |
Altitude: 13 m |
|
Inauguração: 29.12.1914 |
Uso atual: demolida |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1933 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A chamada
E. F. Melhoramentos foi construída a partir de
1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra,
construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por
Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E.
F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou
a se chamar Linha Auxiliar.
No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F.
Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri,
onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se
em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma,
a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba
do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas
redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos
anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará,
entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para
trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e
Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde
1996. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
teria sido inaugurada em 1914 (cf. o Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, de 1960) com o nome de Jacutinga. notar,
porém - que os trens começaram a parar ali em 1o de
junho de 1923, um mês antes da suposta data de inauguração
da estação. O nome já seria Itinga - ver
caixa abaixo).
Em 1933, um novo prédio foi entregue, já com o nome
de Eden.
Desde os anos 1970, quando parte do trecho da linha entre as estações
de Barros Filho e de Costa Barros foi utilizado para
a construção da linha cargueira Japeri-Arará,
as estações que ficavam adiante, entre as quais a de
Eden, não eram mais utilizadas para trens de subúrbio.
Estes trens, hoje, seguem de Costa Barros e entram no sentido
da Pavuna, dali chegando a Belford Roxo.
A antiga estação de Eden, em
2003, ainda estava de pé em sua plataforma, ambas abandonadas
havia pelo menos trinta anos. Pela antiga estação de
Eden não existia mais movimento de trens de subúrbio.
A linha cargueira ainda passava junto a ela em 2003, quando o prédio
foi fotografado por Carlos Latuff.
|
1923
AO LADO: Propaganda de loteamento próximo à
estação, em 1/6/1923 (acervo Eduardo P. Moreira).
|
|
1930
AO LADO: Propaganda de loteamento próximo à
estação, em 8/5/1930 (acervo Eduardo P. Moreira).
|
ACIMA: Estação
de Itinga em 1932, que é vista ao fundo, à esquerda
(Acervo Luiz Claudio Vieira Lopes).
1933
AO LADO: Reportagem sobre a inauguração
da estação de Eden, (Diario da Noite, 15/11/1933).
|
|
ABAIXO: A estação
de Eden ainda em funcionamento, provavelmente anos 1950 (Autor
desconhecido, foto de jornal).
ABAIXO: Em dezembro de 2018, o espaço da estação
de Eden ainda nas paredes das casas em volta (Edson Vander Teixeira).
(Fontes: Carlos Latuff; Luiz Claudio Vieira
Lopes; Anderson Souza; Diario da Noite, 1933; Max Vasconcellos: Vias
Brasileiras de Communicação, 1928; Mapa - acervo R.
M. Giesbrecht) |
|
|
|
A antiga estação, abandonada, em 08/2003. Foto
Carlos Latuff |
À esquerda, somente a plataforma, e a estação
já demolida, em 03/2007. Foto Anderson Souza |
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
14.06.2019
|
|