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Indice de estações
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(até c. 1970):
Costa Barros
Thomasinho
Eden
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Entroncamento com a linha Circular da Pavuna (hoje parcialmente
transformada em continuação da linha de subúrbios):
São Mateus
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Central do
Brasil - Linha Auxiliar (1905-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1996) |
THOMASINHO
Município de São João
do Meriti, RJ |
Linha Auxiliar - km 26,537 (1928) |
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RJ-1311 |
Altitude: 18 m |
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Inauguração: 1896 |
Uso atual: demolida entre 2003 e 2007 |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: A chamada
E. F. Melhoramentos foi construída a partir de
1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra,
construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por
Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E.
F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou
a se chamar Linha Auxiliar.
No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F.
Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri,
onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se
em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma,
a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba
do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas
redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos
anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará,
entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para
trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e
Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde
1996. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Thomasinho, nome de um vendeiro nas proximidades, foi inaugurada em 1896 (cf. Relatorio do Ministerio de Industria, Viação e Obras Publicas relativo ao ano de 1896 apresentado em maio de 1897).
O Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil (1960) dá a inuaguração como tendo sido em 23/3/1905. A data dada por Max Vasconcellos (1928) está ilegível.
A partir de 1910, passou a ser o ponto final da Linha Circular da Pavuna, que saía de uma chave que ficava entre as estações de Costa Barros e de São Mateus. Dali a linha circular fazia uma volta em um círculo aproximado e voltava à Linha Auxiliar já na estação de Thomazinho.
Desde os anos 1970, quando parte do trecho da linha que passara a ligar diretamente as estações
de Barros Filho e de Costa Barros foi utilizado para
a construção da linha cargueira Japeri-Arará,
as estações que ficavam adiante não são
foram utilizadas para trens de subúrbio.
Os trens de suburbio passaram a seguir além de Costa Barros de forma a encontrar a estação de Deodoro (em 1914, ainda chamada de Sapopemba), na linha do Centro da EFCB.
seguem de Costa Barros e entram no sentido da Pavuna,
dali chegando a Belford Roxo, utilizando-se de linhas originadas
tanto do antigo ramal Circular da Pavuna quanto da extinta
E. F. Rio do Ouro. Ou seja: há uma linha de subúrbios
que liga Dom Pedro II-Costa Barros-Pavuna-Belford Roxo,
direta, fusão de três antigas ferrovias que deixaram
de existir há muitos anos. O antigo ramal circular se juntava
à antiga linha Auxiliar, de novo, em Thomasinho.
O trecho Pavuna-Thomasinho deste ramal circular foi extinto.
A antiga estação de Thomazinho foi demolida e
em seu lugar há um boteco. A linha passava originalmente onde hoje
é um pequeno campo de futebol. O Sr. Martinho, antigo funcionário
da RFFSA que mora em Thomazinho, muito comunicativo, mostrou-me
antigas carteiras funcionais, fotos e uma medalha da antiga Central.
No caminho a pé para a estação de Eden,
topei com um cargueiro.
ACIMA: A linha circular da Pavuna, criada em 1910 e traçada sobre um mapa de hoje (2019). Em azul, a linha Auxiliar. Em vermelho, a linha circular e seus acessos. Em verde, a E. F. Rio D'Ouro. Em 2019, a linha operante da atual Supervia é a linha que segue de Costa Barros (azul), entra pela linha vermelha para nordeste e segue até a estação da Pavuna e, depois, segue pela linha verde até Belford Roxo (ao norte e fora deste mapa). O restante das linhas azul (onde estava Tomasinho e vermelha (onde estavam São Mateus e Engenheiro Berford) não são mais operacionais e estão ou abandonadas ou mesmo retiradas. CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER EM TAMANHO MAIOR (Google Maps, desenho das vias: Carlos Melekh).
ACIMA: No bairro de Tomasinho em 1932, a linha passa,
acompanhando o córrego. Notar a porteira à esquerda.
A estação não devia estar tão próxima
assim do local: a linha é singela, ainda não abriu desvios
para o pátio da estação. A edificação
branca com muitas portas ainda estava de pé em 2011 (Autor
e data desconhecidos; www.meritionline.com.br).
(Fontes: Carlos Latuff; www.meritionline.com.br; Max
Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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O boteco no centro da foto foi construído onde ficava
a estação de Thomasinho. Foto Carlos Latuff, em
08/2003. |
A linha original da Auxiliar passava onde está o campinho
cimentado. Foto Carlos Latuff, em 08/2003. |
Um pouco além de Thomasinho, o trem da MRS passa pelo
fotógrrafo. Foto Carlos Latuff, em 08/2003. |
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Atualização:
14.08.2019
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