|
|
Indice de estações
...
(até c. 1970):
Eden
Rocha Sobrinho
Prata
...
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
|
|
|
|
|
E. F. Central do
Brasil - Linha Auxiliar (1914-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1997)
MRS (1997-) |
ROCHA
SOBRINHO
Município do Mesquita, RJ |
Linha Auxiliar - km 30,380 (1928) |
|
RJ-1318 |
Altitude: 8 m |
|
Inauguração: 29.12.1914 |
Uso atual: estação da MRS (2022) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A chamada
E. F. Melhoramentos foi construída a partir de
1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra,
construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por
Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E.
F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou
a se chamar Linha Auxiliar.
No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F.
Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri,
onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se
em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma,
a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba
do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas
redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos
anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará,
entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para
trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e
Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde
1996. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Rocha Sobrinho foi inaugurada em 1914 (cf. o Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, de 1960).
A
estação de Rocha Sobrinho em 2003 estava reformada e operacional,
sob os cuidados da MRS, onde existia um pátio de manobras da atual linha cargueira Japeri-Arará. O funcionário
de lá dizia então que todas as estações e paradas desta estação até Japeri haviam sido demolidas pela própria RFFSA.
Os trens de passageiros passaram por ali até xxxx.
ACIMA: A estação de Rocha Sobrinho
quando ainda recebia trens de passageiros (anos 1950, provavelmente)
e em 2015. Reparar na diferença de altura do leito em relação
à plataforma. O levantamento do leito deu-se nos anos 1970,
quando da instalação da linha cargueira (Autores desconhecidos).
ACIMA: A estação e pátio comparando 1987 (esquerda) e outubro de 2022 (direita), ainda tendo movimento por parte da concessionária MRS - CLIQUE SOBRE A MONTAGEM PARA VÊ-LA EM TAMANHO MAIOR (Todas as fotos por Edson Vander Teixeira
nas datas citadas).
(Fontes: Carlos Latuff; Anderson Novaes) |
|
|
|
A estação de Rocha Sobrinho, em 08/2003. Foto
Carlos Latuff |
A estação de Rocha Sobrinho, em 08/2003. Foto
Carlos Latuff |
A estação em 2014. Foto Anderson Novaes |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
22.10.2022
|
|