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Engenheiro Leal
Eduardo Araújo
Magno
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Melhoramentos (1895-1903)
E. F. Central do Brasil - Linha Auxiliar (1903-1928)
EDUARDO ARAÚJO
Município do Rio de Janeiro, RJ
Linha Auxiliar - km 15,458 (1928)   RJ-1454
Altitude: 37,438 m   Inauguração: 01.11.1895
Uso atual: demolida nos anos 1930   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A chamada E. F. Melhoramentos foi construída a partir de 1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra, construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E. F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou a se chamar Linha Auxiliar. No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F. Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri, onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma, a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará, entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde 1996.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Eduardo Araújo, cujo nome era o dono das terras doadas para a passagem da linha naquele local, foi inaugurada em 1895 com o nome de Araújo (cf. Horario dos Trens de Suburbios da E. F. Melhoramentos do Brasil, publicado pelo jornal Gazeta da Tarde do Rio de Janeiro em 1/11/1895).

Posteriormente seu nome passou a ser Eduardo Araújo.

Foi desativada em 1928 - (cf. Max Vasconcellos, 1928) - e no mesmo ano já estava abandonada, sem motivo determinado. Continuava abandonada em 1935, também segundo Max Vasconcellos.

"Nesta semana, encontrei um velhinho de 80 anos no ônibus que ia para o centro do Rio, e conversamos muito. Ele é morador do bairro de Cavalcanti, que também tem uma estação da antiga linha Auxiliar, e ele tem 80 anos de muita energia e disposição. Ele confirmou o lugar de onde eu suspeitava do local da estação Eduardo Araújo. Não há mais nenhum vestígio de estação, mas as casas, os botequins, a rua larga e o lugar ao redor são típicas de estações de subúrbio. Próximo a ela, existe uma igreja quase centenária chamada Santo Sepulcro. O muro branco ao fundo era o local da estação. Ela não teria sido uma estação, teria sido somente uma parada, só teria uma plataforma. Foi desativada com a chegada do trem elétrico à Linha Auxiliar. O trem elétrico é muito alto e a plataforma é muito baixa. Isso quer dizer que ela talvez não tenha sido desativada em 1928, mas sim apenas pouco depois da eletrificação da linha" (Anderson Nascimento, 11/2007).


ACIMA: Mapa da linha em 1911, quando a estação ainda existia (Cessão Carlos Alberto Ramos).

ACIMA: Ao fundo, o muro branco do qual fala Anderson no texto, onde estaria localizada a plataforma e a estação desativada há 80 anos (Foto Anderson Nascimento, novembro de 2007).
ACIMA: No mapa recente do Rio de Janeiro, bairro de Cascadura, são mostrados os locais das extintas estações de Eduardo Araújo e das duas de Engenheiro Leal, todas bem próximas entre si (Guia do Rio de Janeiro).

ACIMA: Vista aérea do antigo local da estação, anos 2000 (Carlos Alberto Ramos).

(Fontes: Carlos Alberto Ramos; Marcelo Almirante; Anderson Nascimento; O Globo, 1940; Max Vasconcellos, 1928)
     

A estação em 1940. O Globo, 20/11/1940

Local e posição da antiga estação. Foto Carlos Alberto Ramos
 
     
     
Atualização: 13.06.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.