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E. F. Melhoramentos (1895-1903)
E. F. Central do
Brasil - Linha Auxiliar (1903-1928) |
EDUARDO
ARAÚJO
Município do Rio de Janeiro, RJ |
Linha Auxiliar - km 15,458 (1928) |
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RJ-1454 |
Altitude: 37,438 m |
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Inauguração: 01.11.1895 |
Uso atual: demolida nos anos 1930 |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A chamada
E. F. Melhoramentos foi construída a partir de
1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra,
construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por
Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E.
F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou
a se chamar Linha Auxiliar.
No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F.
Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri,
onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se
em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma,
a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba
do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas
redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos
anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará,
entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para
trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e
Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde
1996. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Eduardo Araújo, cujo nome era o dono das terras doadas
para a passagem da linha naquele local, foi inaugurada em 1895 com o nome de Araújo (cf. Horario dos Trens de Suburbios da E. F. Melhoramentos do Brasil, publicado pelo jornal Gazeta da Tarde do Rio de Janeiro em 1/11/1895).
Posteriormente seu nome passou a ser Eduardo Araújo.
Foi desativada em 1928 - (cf. Max Vasconcellos, 1928) - e no mesmo
ano já estava abandonada, sem motivo determinado. Continuava abandonada em 1935, também segundo Max Vasconcellos.
"Nesta semana, encontrei um velhinho de 80 anos no ônibus
que ia para o centro do Rio, e conversamos muito. Ele é morador do
bairro de Cavalcanti, que também tem uma estação
da antiga linha Auxiliar, e ele tem 80 anos de muita energia e disposição.
Ele confirmou o lugar de onde eu suspeitava do local da estação Eduardo
Araújo. Não há mais nenhum vestígio de estação, mas as casas,
os botequins, a rua larga e o lugar ao redor são típicas de
estações de subúrbio. Próximo a ela, existe uma igreja quase
centenária chamada Santo Sepulcro. O muro branco ao fundo era o local
da estação. Ela não teria sido uma estação, teria sido somente uma
parada, só teria uma plataforma. Foi desativada com a chegada do trem
elétrico à Linha Auxiliar. O trem elétrico é muito alto e a plataforma
é muito baixa. Isso quer dizer que ela talvez não tenha
sido desativada em 1928, mas sim apenas pouco depois da eletrificação da
linha" (Anderson Nascimento, 11/2007).
ACIMA: Mapa da linha em 1911, quando a estação
ainda existia (Cessão Carlos Alberto Ramos).
ACIMA: Ao fundo, o muro branco do qual fala Anderson no texto, onde estaria
localizada a plataforma e a estação desativada há
80 anos (Foto Anderson Nascimento, novembro de 2007).
ACIMA:
No mapa recente do Rio de Janeiro, bairro de Cascadura, são
mostrados os locais das extintas estações de Eduardo
Araújo e das duas de Engenheiro Leal, todas bem próximas
entre si (Guia do Rio de Janeiro).
ACIMA: Vista aérea
do antigo local da estação, anos 2000 (Carlos Alberto Ramos).
(Fontes: Carlos Alberto Ramos; Marcelo Almirante; Anderson
Nascimento; O Globo, 1940; Max Vasconcellos, 1928) |
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A estação em 1940. O Globo, 20/11/1940 |
Local e posição da antiga estação.
Foto Carlos Alberto Ramos |
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Atualização:
13.06.2019
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