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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Arcádia
Engenheiro Adel
Monte Líbano
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Melhoramentos (1898-1903)
E. F. Central do Brasil - Linha Auxiliar (1903-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1996)
ENGENHEIRO ADEL
(antiga MONTE SINAI)
Município de Miguel Pereira, RJ
Linha Auxiliar - km 96,731 (1928)   RJ-3799
Altitude: 255,800 m   Inauguração: 28.03.1898
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A chamada E. F. Melhoramentos foi construída a partir de 1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra, construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E. F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou a se chamar Linha Auxiliar. No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F. Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri, onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma, a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará, entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde 1996.
 

A ESTAÇÃO: A estação de Monte Sinai foi inaugurada em 1898 (cf. E. F. Melhoramentos do Brasil - Horarios dos Trens - a vigorar a partir de 28 de março de 1898 - Jornal do Brasil, 28/3/1898). O Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil (1960) considera a mesma data de abertura. Max Vasconcelos (1928) coloca a abertura como sendo em 1903.

Durante a construção da linha, em 1897, construiu-se uma linha de serviço provisória e com cremalheira que partia de Monte Sinai para acelerar a construção do viaduto Paulo de Frontin, duas paradas à frente. Esta linha tinha 1.250 metros e chegava a ter rampas de até 24% de inclinação (cf. Jornal do Brasil, de 19/4/1897).

O nome original, o mesmo da fazenda, foi mudado para o atual - Engenheiro Adel - nos anos 1940.

A estação já foi demolida.

"Seguindo adiante a partir da estação de Arcádia, seguindo pela linha coberta de barrancos e mato, encontrei uma casa de turma. De acordo com seu morador, o senhor Gilson, funcionário aposentado da RFFSA, a inscrição apagada no alto da casa dizia "E.F.C.B, via permamente, 4a turma". Ele me contou também que as paradas de Engenheiro Adel e Monte Líbano foram postas abaixo, e em seu lugar agora existem apenas a vegetação e os carrapatos" (Carlos Latuff, 07/2007).

1938
AO LADO:
Queda de barreira descarrila locomotiva (O Estado de S. Paulo, 15/11/1938).

1941
AO LADO:
Tombamento de vagões perto da estação de Engenheiro Adel (O Estado de S. Paulo, 6/6/1941).

ACIMA: É realmente impressionante como o abandono da região onde estava a Parada Engenheiro Adel modificou a paisagem . Mato e árvores mortas onde eram o leito e a estação. Uma estrutura de ferro que se supõe ter sido da construção permanece ali como um monumento à incompetencia dos responsáveis pelo transporte no Brasil (Foto Nelson Mendonça, 2007).

(Fontes: Eduardo Moreira; Nelson Mendonça; Carlos Latuff; Max Vasconcellos, Vias Brasileiras de Comunicação, 1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Antiga casa de turma próxima a Engenheiro Adel, em 07/2007. Foto Carlos Latuff

Plataforma da estação de Eng. Adel, em 2014. Foto Eduardo Moreira
 
     
     
Atualização: 19.06.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.