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E. F. Melhoramentos
(1898-1903)
E. F. Central do Brasil - Linha Auxiliar (1903-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1996) |
ENGENHEIRO
ADEL
(antiga MONTE SINAI)
Município de Miguel Pereira, RJ |
Linha Auxiliar - km 96,731 (1928) |
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RJ-3799 |
Altitude: 255,800 m |
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Inauguração: 28.03.1898 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A chamada
E. F. Melhoramentos foi construída a partir de
1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra,
construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por
Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E.
F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou
a se chamar Linha Auxiliar.
No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F.
Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri,
onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se
em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma,
a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba
do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas
redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos
anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará,
entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para
trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e
Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde
1996. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Monte Sinai foi inaugurada em 1898 (cf. E. F. Melhoramentos do Brasil - Horarios dos Trens - a vigorar a partir de 28 de março de 1898 - Jornal do Brasil, 28/3/1898). O Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil (1960) considera a mesma data de abertura. Max Vasconcelos (1928) coloca a abertura como sendo em 1903.
Durante a construção da linha, em 1897, construiu-se uma linha de serviço provisória e com cremalheira que partia de Monte Sinai para acelerar a construção do viaduto Paulo de Frontin, duas paradas à frente. Esta linha tinha 1.250 metros e chegava a ter rampas de até 24% de inclinação (cf. Jornal do Brasil, de 19/4/1897).
O nome original, o mesmo da fazenda, foi mudado para o atual - Engenheiro
Adel - nos anos 1940.
A estação já foi demolida.
"Seguindo adiante a partir da estação de Arcádia, seguindo
pela linha coberta de barrancos e mato, encontrei uma casa de turma.
De acordo com seu morador, o senhor Gilson, funcionário aposentado
da RFFSA, a inscrição apagada no alto da casa dizia "E.F.C.B, via
permamente, 4a turma". Ele me contou também que as paradas de Engenheiro
Adel e Monte Líbano foram postas abaixo, e em seu lugar agora existem
apenas a vegetação e os carrapatos" (Carlos Latuff, 07/2007).
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1938
AO LADO: Queda de
barreira descarrila locomotiva (O Estado de S. Paulo,
15/11/1938). |
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1941
AO LADO: Tombamento de vagões perto da estação de Engenheiro Adel (O Estado de S. Paulo,
6/6/1941).
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ACIMA: É realmente impressionante como
o abandono da região onde estava a Parada Engenheiro Adel modificou
a paisagem . Mato e árvores mortas onde eram o leito e a estação.
Uma estrutura de ferro que se supõe ter sido da construção
permanece ali como um monumento à incompetencia dos responsáveis
pelo transporte no Brasil (Foto Nelson Mendonça, 2007).
(Fontes: Eduardo Moreira; Nelson Mendonça;
Carlos Latuff; Max Vasconcellos, Vias Brasileiras de Comunicação,
1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Antiga casa de turma próxima a Engenheiro Adel, em 07/2007.
Foto Carlos Latuff |
Plataforma da estação de Eng. Adel, em 2014. Foto
Eduardo Moreira |
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Atualização:
19.06.2019
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