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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Engenheiro Adel
Monte Líbano
Vera Cruz
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Melhoramentos (1898-1903)
E. F. Central do Brasil (1903-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1996)
MONTE LÍBANO
Município de
Linha Auxiliar - km 99,826 (1928)   RJ-3800
Altitude: 332,800 m   Inauguração: 28.03.1898
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolida)
 
HISTORICO DA LINHA: A chamada E. F. Melhoramentos foi construída a partir de 1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra, construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E. F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou a se chamar Linha Auxiliar. No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F. Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri, onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma, a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará, entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde 1996.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Monte Líbano foi inaugurada em 1898 (cf. E. F. Melhoramentos do Brasil - Horarios dos Trens - a vigorar a partir de 28 de março de 1898 - Jornal do Brasil, 28/3/1898). o Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil (1960) considera esta mesma data de abertura. Max Vasconcelos (1928) coloca a abertura como sendo em 1903.

"Seguindo adiante a partir da estação de Arcádia, seguindo pela linha coberta de barrancos e mato, encontrei uma casa de turma. De acordo com seu morador, o senhor Gilson, funcionário aposentado da RFFSA, as paradas de Engenheiro Adel e Monte Líbano foram postas abaixo, e em seu lugar agora existem apenas a vegetação e os carrapatos" (Carlos Latuff, 07/2007).


ACIMA: No que restou da plataforma de pedras da estação ou parada de Monta Líbano, uma construção pobre mostra o abandono do local (Foto Nelson Mendonça em 2007).


(Fontes: Carlos Latuff; Nelson Mendonça; Max Vasconcellos, Vias Brasileiras de Comunicação, 1928)
     
 
     
     
Atualização: 15.06.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.