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E.
F. Melhoramentos (1898-1903)
E. F. Central do Brasil (1903-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1996) |
MONTE
LÍBANO Município
de |
Linha Auxiliar
- km 99,826 (1928) |
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RJ-3800 |
Altitude: 332,800 m |
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Inauguração: 28.03.1898 |
Uso atual: demolida |
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com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já
demolida) |
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HISTORICO DA LINHA: A chamada
E. F. Melhoramentos foi construída a partir de
1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra,
construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por
Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E.
F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou
a se chamar Linha Auxiliar.
No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F.
Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri,
onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se
em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma,
a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba
do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas
redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos
anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará,
entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para
trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e
Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde
1996. |
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A ESTAÇÃO: A estação de Monte Líbano foi inaugurada
em 1898 (cf. E. F. Melhoramentos do Brasil - Horarios dos Trens - a vigorar a partir de 28 de março de 1898 - Jornal do Brasil, 28/3/1898). o Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil (1960) considera esta mesma data de abertura. Max Vasconcelos (1928) coloca a abertura como sendo em 1903.
"Seguindo adiante a partir da estação de Arcádia,
seguindo pela linha coberta de barrancos e mato, encontrei uma casa
de turma. De acordo com seu morador, o senhor Gilson, funcionário
aposentado da RFFSA, as paradas de Engenheiro Adel e Monte
Líbano foram postas abaixo, e em seu lugar agora existem apenas a
vegetação e os carrapatos" (Carlos Latuff, 07/2007).
ACIMA: No que restou da plataforma de pedras da estação
ou parada de Monta Líbano, uma construção pobre
mostra o abandono do local (Foto Nelson Mendonça em 2007).
(Fontes: Carlos Latuff; Nelson Mendonça; Max Vasconcellos, Vias Brasileiras de Comunicação,
1928) |
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Atualização:
15.06.2019
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