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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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São João de Meriti
Engenheiro Berford
São Mateus
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Central do Brasil - Circular da Pavuna (1910-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1993)
ENGENHEIRO BERFORD
Município de São João do Meriti, RJ
Ramal Circular - km 26,408 (1928)   RJ-1261
Altitude: 10,414 m   Inauguração: 27.07.1911
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal circular da Pavuna era uma linha variante que começava na Linha Auxiliar, na estação de Costa Barros, e terminava na estação de Thomazinho, na mesma linha. Com o tempo, esse trecho curto da linha Auxiliar foi sendo abandonado, e os trens passaram a seguir direto pela Pavuna, incorporando o trecho na linha principal. Também o trecho final do ramal cirdular, entre Belford Roxo e Thomazinho, onde estava a estação de São Matheus (Galdino Rocha), foi erradicado, e hoje os trens metropolitanos da Supervia fazem o trecho Dom Pedro II-Costa Barros-Pavuna-Belford Roxo, tendo o ponto final nesta estação.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Engenheiro Berford, ou simplesmente Berford, foi inaugurada em 1911. Seu nome homenageava o engenheiro Antonio de Salles Nunes Berford, da E. F. Melhoramentos.

Já foi demolida, segundo Carlos Latuff. Ela ficava no antigo ramal circular da Pavuna, que ligava a estação de Costa Barros à estação de Thomasinho, ambas no eixo da linha Auxiliar original.

O trecho desse antigo ramal entre a estação da Pavuna e de Thomasinho, ou seja, quase todo ele, foi suprimido nos anos 1990.


ACIMA: A linha circular da Pavuna, criada em 1910 e traçada sobre um mapa de hoje (2019). Em azul, a linha Auxiliar. Em vermelho, a linha circular e seus acessos. Em verde, a E. F. Rio D'Ouro. Em 2019, a linha operante da atual Supervia é a linha que segue de Costa Barros (azul), entra pela linha vermelha para nordeste e segue até a estação da Pavuna e, depois, segue pela linha verde até Belford Roxo (ao norte e fora deste mapa). O restante das linhas azul (onde estava Tomasinho e vermelha (onde estavam São Mateus e Engenheiro Berford) não são mais operacionais e estão ou abandonadas ou mesmo retiradas. CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER EM TAMANHO MAIOR (Wikimapias, desenho das vias: Paulo Novaes).

(Fontes: Paulo Novaes; Carlos Alberto Ramos; Anderson Souza; Carlos Latuff; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação, talvez anos 1960. Acervo Carlos Alberto Ramos

Aqui ficava a estação de Engenheiro Berford. Foto Anderson, 03/2007
 
     
     
Atualização: 24.06.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.