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E. F. Central do
Brasil - Circular da Pavuna (1910-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1993) |
ENGENHEIRO
BERFORD
Município de São João
do Meriti, RJ |
Ramal Circular - km 26,408 (1928) |
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RJ-1261 |
Altitude: 10,414 m |
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Inauguração: 27.07.1911 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal circular
da Pavuna era uma linha variante que começava na Linha Auxiliar,
na estação de Costa Barros, e terminava na estação
de Thomazinho, na mesma linha. Com o tempo, esse trecho curto da linha
Auxiliar foi sendo abandonado, e os trens passaram a seguir direto
pela Pavuna, incorporando o trecho na linha principal. Também
o trecho final do ramal cirdular, entre Belford Roxo e Thomazinho,
onde estava a estação de São Matheus (Galdino
Rocha), foi erradicado, e hoje os trens metropolitanos da Supervia
fazem o trecho Dom Pedro II-Costa Barros-Pavuna-Belford Roxo, tendo
o ponto final nesta estação. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Engenheiro Berford, ou simplesmente Berford, foi inaugurada em 1911. Seu nome homenageava o engenheiro Antonio de Salles Nunes Berford,
da E. F. Melhoramentos.
Já foi demolida, segundo Carlos
Latuff. Ela ficava no antigo ramal circular da Pavuna,
que ligava a estação de Costa Barros à
estação de Thomasinho, ambas no eixo da linha
Auxiliar original.
O trecho desse antigo ramal entre a estação
da Pavuna e de Thomasinho, ou seja, quase todo ele,
foi suprimido nos anos 1990.
ACIMA: A linha circular da Pavuna, criada em 1910 e traçada sobre um mapa de hoje (2019). Em azul, a linha Auxiliar. Em vermelho, a linha circular e seus acessos. Em verde, a E. F. Rio D'Ouro. Em 2019, a linha operante da atual Supervia é a linha que segue de Costa Barros (azul), entra pela linha vermelha para nordeste e segue até a estação da Pavuna e, depois, segue pela linha verde até Belford Roxo (ao norte e fora deste mapa). O restante das linhas azul (onde estava Tomasinho e vermelha (onde estavam São Mateus e Engenheiro Berford) não são mais operacionais e estão ou abandonadas ou mesmo retiradas. CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER EM TAMANHO MAIOR (Wikimapias, desenho das vias: Paulo Novaes).
(Fontes: Paulo Novaes; Carlos Alberto Ramos; Anderson Souza; Carlos
Latuff; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação,
1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação, talvez anos 1960. Acervo Carlos Alberto
Ramos |
Aqui ficava a estação de Engenheiro Berford. Foto
Anderson, 03/2007 |
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Atualização:
24.06.2021
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