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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Ramal Circular:
Pavuna
São João do Meriti
Engenheiro Berford
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Central do Brasil (1910-anos 1940)
SÃO JOÃO DO MERITI
(antiga VILA MERITI)
Município do São João do Meriti, RJ
Ramal Circular - km 25,627 (1928);
Linha Auxiliar - km
  RJ-3885
Altitude: 7 m   Inauguração: 11.09.1910
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolida)
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal circular da Pavuna era uma linha variante que começava na Linha Auxiliar, na estação de Costa Barros, e terminava na estação de Thomazinho, na mesma linha. Com o tempo, esse trecho curto da linha Auxiliar foi sendo abandonado, e os trens passaram a seguir direto pela Pavuna, incorporando o trecho na linha principal. Também o trecho final do ramal circular, entre Belford Roxo e Thomazinho, onde estava a estação de São Matheus (Galdino Rocha), foi erradicado, e hoje os trens metropolitanos da Supervias fazem o trecho Dom Pedro II-Costa Barros-Pavuna-Belford Roxo, tendo o ponto final nesta estação.
 
A ESTAÇÃO: A estação de São João do Meriti, ou, na época, Vila Meriti ou somente Meriti, foi inaugurada em 1910.

Da estação de Costa Barros, na linha Auxiliar, saía uma linha variante que ia até Thomasinho, chamada de Ramal Circular da Pavuna. O porquê disso não está claro para mim, mas a linha também seguia de Costa Barros direto para Thomasinho, levando a crer que havia trens que não seguiam para a Pavuna.

Na verdade, em 1928 o ramal circular era citado por Max Vasconcellos, mas nos guias dos anos 1940 o trem já passava por Pavuna sempre, o trecho curto entre Costa Barros e Thomazinho funcionava até São Mateus, onde o subúrbio parava.

Aparentemente, de Pavuna se podia ir de trem tanto a Belford Roxo quanto para São Mateus. Hoje é uma linha somente, que segue para a primeira.

Originalmente, existia, cerca de 1,6 km à frente da estação da Pavuna, a estação de São João do Meriti, citada por Max Vasconcellos em 1928, mas esta foi desativada, provavelmente nos anos 1940, e desapareceu.

Em 1949, com a inauguração da estação nova, o ramal circular nem era mais citado, pois basicamente foi incorporado à linha-tronco da ex-Auxiliar.

Hoje, a linha da Supervia faz o trajeto de trens metropolitanos Dom Pedro II-Costa Barros-Pavuna-Belford Roxo. A estação da Pavuna hoje tem também o nome de São João do Meriti. Da Pavuna para a frente, até Belford Roxo, a linha atualmente segue pela linha original da E. F. Rio do Ouro, encampada pela Central.

Em 1960, o Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil ainda a citava, na linha Circular da Pavuna. Foi demolida, ficava bem no centro da cidade. A estação de São João do Meriti, aquela antiga, citada por Max Vasconcellos, teria funcionado como estação da linha que seguia para São Mateus até 1993, quando esta linha foi extinta. Foi demolida, ficava bem no centro da cidade (por Sergio Telles, 2005).

Em 2007 ainda existiam trilhos debaixo do asfalto, onde era a estação.


ACIMA: A linha circular da Pavuna, criada em 1910 e traçada sobre um mapa de hoje (2019). Em azul, a linha Auxiliar. Em vermelho, a linha circular e seus acessos. Em verde, a E. F. Rio D'Ouro. Em 2019, a linha operante da atual Supervia é a linha que segue de Costa Barros (azul), entra pela linha vermelha para nordeste e segue até a estação da Pavuna e, depois, segue pela linha verde até Belford Roxo (ao norte e fora deste mapa). O restante das linhas azul (onde estava Tomasinho e vermelha (onde estavam São Mateus e Engenheiro Berford) não são mais operacionais e estão ou abandonadas ou mesmo retiradas. CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER EM TAMANHO MAIOR (Wikimapas, desenho das vias: Paulo Novaes).

1926
AO LADO: Desastre na estação de Meriti (O Estado de S. Paulo, 7/11/1926).

1939
À ESQUERDA:
Mudança de nome para Villa Merity (O Estado de S. Paulo, 8/12/1939).

ACIMA: Entrada do pátio da estação de São João de Meriti, em data desconhecida (Acervo Carlos Alberto Ramos). ABAIXO: Trem lotado em São João do Meriti, anos 1940 (Acervo Luiz Claudio Vieira Lopes).
(Fontes: Paulo Novaes; Luiz Claudio Vieira Lopes; Carlos Alberto Ramos; Anderson Souza; Sergio Telles; O Estado de S. Paulo, 1926 e 1939; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação de Vila Meriti por volta de 1940. Autor desconhecido. Acervo Luiz Claudio Vieira Lopes

Estação de São João do Meriti, sem data. Autor desconhecido

A estação em 1997. Foto Edson Vander Teixeira

Na rua que sai à esquerda do carro amarelo, ainda existem trilhos sob o asfalto. A estação era por aí. Foto Anderson Souza, 03/2007
     
Atualização: 24.06.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.