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E. F. Central do
Brasil (1910-anos 1940) |
SÃO
JOÃO DO MERITI
(antiga VILA MERITI)
Município do São João
do Meriti, RJ |
Ramal Circular - km 25,627 (1928);
Linha Auxiliar - km |
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RJ-3885 |
Altitude: 7 m |
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Inauguração: 11.09.1910 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolida) |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal circular da Pavuna era uma linha variante que começava
na Linha Auxiliar, na estação de Costa Barros, e terminava
na estação de Thomazinho, na mesma linha. Com o tempo,
esse trecho curto da linha Auxiliar foi sendo abandonado, e os trens
passaram a seguir direto pela Pavuna, incorporando o trecho na linha
principal. Também o trecho final do ramal circular, entre Belford
Roxo e Thomazinho, onde estava a estação de São
Matheus (Galdino Rocha), foi erradicado, e hoje os trens metropolitanos
da Supervias fazem o trecho Dom Pedro II-Costa Barros-Pavuna-Belford
Roxo, tendo o ponto final nesta estação. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de São João do Meriti, ou, na época,
Vila Meriti ou somente Meriti, foi inaugurada em 1910.
Da estação de Costa Barros, na linha Auxiliar,
saía uma linha variante que ia até Thomasinho,
chamada de Ramal Circular da Pavuna. O porquê disso não
está claro para mim, mas a linha também seguia de
Costa Barros direto para Thomasinho, levando a crer que
havia trens que não seguiam para a Pavuna.
Na verdade, em 1928 o ramal circular era citado por Max Vasconcellos,
mas nos guias dos anos 1940 o trem já passava por Pavuna
sempre, o trecho curto entre Costa Barros e Thomazinho
funcionava até São Mateus, onde o subúrbio
parava.
Aparentemente, de Pavuna se podia ir de trem tanto a Belford
Roxo quanto para São Mateus. Hoje é uma linha
somente, que segue para a primeira.
Originalmente, existia, cerca de 1,6 km à frente da estação
da Pavuna, a estação de São João
do Meriti, citada por Max Vasconcellos em 1928, mas esta
foi desativada, provavelmente nos anos 1940, e desapareceu.
Em 1949, com a inauguração da estação
nova, o ramal circular nem era mais citado, pois basicamente foi incorporado à linha-tronco da ex-Auxiliar.
Hoje, a linha da Supervia faz o trajeto de trens metropolitanos Dom
Pedro II-Costa Barros-Pavuna-Belford Roxo. A estação
da Pavuna hoje tem também o nome de São João
do Meriti. Da Pavuna para a frente, até Belford
Roxo, a linha atualmente segue pela linha original da E. F. Rio
do Ouro, encampada pela Central.
Em 1960, o Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil ainda a citava, na linha Circular da Pavuna.
Foi demolida, ficava bem no centro da cidade. A estação de São João
do Meriti, aquela antiga, citada por Max Vasconcellos,
teria funcionado como estação da linha que seguia
para São Mateus até 1993, quando esta linha foi
extinta. Foi demolida, ficava bem no centro da cidade (por Sergio Telles,
2005).
Em 2007 ainda existiam trilhos debaixo do asfalto, onde era a estação.
ACIMA: A linha circular da Pavuna, criada em 1910 e traçada sobre um mapa de hoje (2019). Em azul, a linha Auxiliar. Em vermelho, a linha circular e seus acessos. Em verde, a E. F. Rio D'Ouro. Em 2019, a linha operante da atual Supervia é a linha que segue de Costa Barros (azul), entra pela linha vermelha para nordeste e segue até a estação da Pavuna e, depois, segue pela linha verde até Belford Roxo (ao norte e fora deste mapa). O restante das linhas azul (onde estava Tomasinho e vermelha (onde estavam São Mateus e Engenheiro Berford) não são mais operacionais e estão ou abandonadas ou mesmo retiradas. CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER EM TAMANHO MAIOR (Wikimapas, desenho das vias: Paulo Novaes).
1926
AO LADO: Desastre na estação
de Meriti (O Estado de S. Paulo, 7/11/1926).
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1939
À ESQUERDA: Mudança de nome para Villa Merity
(O Estado de S. Paulo, 8/12/1939).
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ACIMA: Entrada do pátio da estação
de São João de Meriti, em data desconhecida (Acervo
Carlos Alberto Ramos). ABAIXO: Trem lotado em São João
do Meriti, anos 1940 (Acervo Luiz Claudio Vieira Lopes).
(Fontes: Paulo Novaes; Luiz Claudio Vieira Lopes; Carlos Alberto
Ramos; Anderson Souza; Sergio Telles; O Estado de S. Paulo, 1926 e
1939; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação,
1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Vila Meriti por volta de 1940. Autor
desconhecido. Acervo Luiz Claudio Vieira Lopes |
Estação de São João do Meriti, sem
data. Autor desconhecido |
A estação em 1997. Foto Edson Vander Teixeira |
Na rua que sai à esquerda do carro amarelo, ainda existem
trilhos sob o asfalto. A estação era por aí.
Foto Anderson Souza, 03/2007
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Atualização:
24.06.2021
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