|
|
E. F. Melhoramentos (1895-1903)
E.
F. Central do Brasil - Linha Auxiliar (1903-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-) |
HEREDIA
DE SÁ Município
do Rio de Janeiro, RJ |
Linha Auxiliar
- km 5,708 (1928) |
|
RJ-1302 |
Altitude: 4 m |
|
Inauguração: 01.11.1895 |
Uso atual: demolida |
|
com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
HISTORICO DA LINHA: A chamada
E. F. Melhoramentos foi construída a partir de
1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra,
construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por
Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E.
F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou
a se chamar Linha Auxiliar.
No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F.
Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri,
onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se
em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma,
a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba
do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas
redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos
anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará,
entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para
trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e
Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde
1996. |
|
A ESTAÇÃO: A estação de Heredia de Sá foi inaugurada
em 1895 (cf. Horario dos Trens de Suburbios da E. F. Melhoramentos do Brasil, publicado pelo jornal Gazeta da Tarde do Rio de Janeiro em 1/11/1895) ou em 1908 (cf. Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil de 1960). Notar aqui outra divergência nas datas de inauguração.
O nome homenageava um político carioca e deputado federal, José Carlos Heredia de Sá.
A estação não foi citada nos horários encontrados entre os anos de 1898 e 1904, talvez por nessa época somente atender trens de suburbio e não de longa distancia.
A estação teve, entre 1908 e, pelo menos até os anos 1960, a saída para o ramal do Cais do Porto, ligando-a com a estação de Arará, esta aberta somente em 1942, cf. o Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil (1960).
Como estava na linha original, que foi desativada há
anos pela construção do trecho final da linha
cargueira Japeri-Arará, a estação não
existe mais. Não consegui a data de sua desativação. mas até 1962 ela estava ativa (cf. Sistema Ferroviario do Brasil, 31/12/1962).
Este trecho de linha, que corria em grande parte do trecho
paralelo à linha cargueira, está hoje debaixo de terra
em diversos pontos, passando dentro de uma imensa favela.
1922
AO LADO: Desastre na estação
(O Estado de S. Paulo, 20/2/1942). |
|
1940
AO LADO: Acidente na estação
(O Estado de S. Paulo, 9/4/1940). |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
02.07.2019
|
|