|
|
E. F. Central do
Brasil - Linha Auxiliar (1905-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1997)
Supervia (1997-) |
ROCHA
MIRANDA (antiga SAPÉ)
Município do Rio de Janeiro, RJ |
Linha Auxiliar - km 18,703 (1928) |
|
RJ-1317 |
Altitude: 13 m |
|
Inauguração: 17.03.1905 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1977 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A chamada
E. F. Melhoramentos foi construída a partir de
1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra,
construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por
Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E.
F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou
a se chamar Linha Auxiliar.
No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F.
Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri,
onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se
em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma,
a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba
do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas
redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos
anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará,
entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para
trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e
Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde
1996. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
foi inaugurada em 1905, com o nome de Sapé, cf. jornal "Aconteceu", no site da ANTP
Cultural. O Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, de 1960, cita essa mesma data como a de abertura da estação.
Segundo Max Vasconcellos (1928). porém, a data de inauguração teria sido no ano de 1911.
Em horários da ferrovia em jornais, nos anos de 1895, 1898, 1904 e 1908, não encontrei o nome da parada.
O nome de Rocha Miranda veio mais tarde, no início da década
de 1930, com a construção de um prédio para a
antiga parada Sapé.
O prédio atual da estação foi inaugurado em outubro
de 1977.
ACIMA: Localização das estações de Honorio Gurgel e de Rocha Miranda na linha Auxiliar nos anos 1960 - CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VER ÁREA MAIOR (Guia Levi).
(Fontes: Carlos Latuff; Correio da Manhã, 1925; Max Vasconcellos:
Vias Brasileiras de Comunicação, 1928; site da ANTP) |
|
|
|
A estação de Sapé em 1925 (jornal Correio
da Manhã) |
A estação em 08/2003. Foto Carlos Latuff |
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
02.07.2019
|
|