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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Magno
Turiassu
Rocha Miranda
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Melhoramentos (1895-1903)
E. F. Central do Brasil (1903-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1996)
TURIASSU (antiga INHARAJÁ)
Município do Rio de Janeiro, RJ
Linha Auxiliar - km 17,670 (1928)   RJ-1309
Altitude: 17 m   Inauguração: 1.11.1895
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolida)
 
 
HISTORICO DA LINHA: A chamada E. F. Melhoramentos foi construída a partir de 1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra, construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E. F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou a se chamar Linha Auxiliar. No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F. Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri, onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma, a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará, entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde 1996.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Turiassu foi inaugurada em 1895 (cf. Horario dos Trens de Suburbios da E. F. Melhoramentos do Brasil, publicado pelo jornal Gazeta da Tarde do Rio de Janeiro em 1/11/1895) com o nome de Parada Inharajá. Este nome era uma alusão e fusão dos nomes dos bairros de Inhaíba e de Irajá, ambos próximos à parada.

Max Vasconcellos (1928) cita a data de sua inauguração como sendo 28/03/1898. O Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, de 1960, cita essa mesma data como a de abertura da estação.

Helio Suevo, em seu livro A Formação das Estradas de Ferro do Rio de Janeiro, de 2004, cita que a estação de Magno é que teria sido chamada primitivamente de Inharajá, mas não encontrei nada referente a isto. Na verdade, o que encontrei foram notícias confirmando a mudança de nome de Inharajá para o de Turiassu, em 1920. Realmente, em 11/1/1920, a parada mudou de nome para o atual (A Rua, 11/1/1920 - ver caixa abaixo).

A estação encerrou suas atividades entre os anos de 1960 e de 1990. Neste ano, ainda estava em pé, mas abandonada (ver caixa abaixo). Nesse ano também houve pedidos da população para a reativação da estação, o que jamais veio a ocorrer.

"Pelo guia de ruas de 1996, cheguei à rua de acesso à estação de Turiaçu. A rua existe, a estação não. Em toda a antiga Linha Auxiliar existem várias passagens pelo muro da linha e várias casas ao longo da via (tudo invasão). Por essas passagens e com o mapa na mão, vi que a imagem é exatamente o local da estação. A placa da RFFSA pertence a uma oficina de automóveis que está na rua. Acredito que essa oficina não fosse o acesso à estação. A oficina não tem 'cara' de estação" (Anderson, Nilópolis, RJ, 03/2007).

ACIMA: Desastre em Turiassu, pouco depois da mudança de nomes (A Rua, 11/1 e 12/2/1920.

ACIMA: A estação de Turiassu, já abandonada, mas em pé, em reportagem de 16/12/1990 (jornal não sabido).

(Fontes: Carlos Alberto Ramos; Eduardo Moreira; Anderson __; Melekh; Paulo Sergio Leal; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação. 1928; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

O que se supõe ter sido a estação de Turiassu. Fotograma de video. Data ignorada. Cessão Eduardo Moreira

Turiassu, talvez anos 1990. Cessão Melekh

A estação - ou melhor, o local onde ela ficava - em 03/2007. Foto Anderson, de Nilópolis, RJ
     
     
Atualização: 13.06.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.