A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Teixeira Soares
Simplício
Porto Novo do Cunha
...

...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2012
...
 
E. F. Dom Pedro II - ramal de Porto Novo (1871-1890)
E. F. Central do Brasil - ramal de Porto Novo (1890-1911)
E. F. Central do Brasil - Linha Auxiliar (1911-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1997)
SIMPLÍCIO (antiga CONCEIÇÃO)
Município de Além Paraíba, MG
Linha Auxiliar - km 228,734 (1928)   MG-3912
Altitude: 152 m   Inauguração: 02.08.1871
Uso atual: restaurante (2023)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: provavelmente 1871
 
 
HISTORICO DA LINHA: A chamada E. F. Melhoramentos foi construída a partir de 1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra, construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E. F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou a se chamar Linha Auxiliar. No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F. Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri, onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma, a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará, entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde 1996.
 

A ESTAÇÃO: A estação de Conceição foi inaugurada em 1871 pela E. F. Dom Pedro II no ramal de Porto Novo, reduzido em 1911 a bitola métrica e incorporado à Linha Auxiliar da EFCB.

Mais tarde teve o nome mudado para Simplício, homenagem a um fazendeiro do local, Simplicio José Ferreira da Fonseca.

Em 1928, da estação partiam duas estradas de rodagem que levavam aos distritos e povoações do município, e também à fazenda da Conceição, a 12 km dali (foi essa fazenda que deu o nome original à estação), e mais as fazendas do Rio do Peixe, Três Barras (em Minas Gerais), Lemgruber e Paraíso, no Estado do Rio.

A estação, hoje isolada de tudo e de todos, já teve um enorme armazém de café com cerca de 60 m de comprimento.

"Uma pequena fazenda no topo do morro apenas... o resto, só ruínas. No passado alí foi um povoado, que se esvaziou com o crescimento das cidades próximas. Simplicio já teve telefone, correio e até posto fiscal. Hoje, nem existe mais" (Carlos Latuff, 08/2007).

"Atualmente seu prédio de dois andares com pé direito de cada pavimento com cinco metros está em ruínas, como o de Porto Novo. Fica localizada a aproximadamente uns 20 km de Além Paraíba; o acesso é muito difícil, inicialmente por uma estrada de terra e por caminhos que são interrompidos por cercas
de arame. As fotos aqui apresentadas (abaixo) foram feitas da margem oposta do Rio Paraíba, onde também tentei atravessar, e não foi possível" (Ricardo Quinteiro de Mattos, 07/2007).

Em 2007, a ideia era que a estação fosse inundada e desaparesse sob as águas do rio Paraíba do Sul. Mas tal não aconteceu.

A estação pode ser vista da BR-393, altura aproximada do seu km 117. Foi totalmente restaurada em 2015 pela Furnas Centrais Elétricas. A estação restaurada ganhou um dístico de cada lado: um com o nome mais recente (Simplício) e outro com o nome original (Conceição).

Vídeo de 2007 mostra a dificuldade para se chegar a Simplício, por Carlos Latuff: clique aqui.

O prédio da ex-estação em 2023 era um restaurante de aparência maravilhosa.


1980
AO LADO:
A estação de Simplício já estava arruinada, embora bem menos, em 20 de setembro de 1980, quando o último trem para Recreio passou por ali - o "trem mineiro" (A última viagem do trem mineiro, Jornal do Brasil, 22/9/1980).

ACIMA: Vista em 6/1/2023 das ruínas do armazém da estação, preservada como ruínas (notar as paredes de pedra, típicas da Central do Brasil nos anos 1870) (Foto Antonio Pastori).
ACIMA: Vista em 6/1/2023 das ruínas do armazém da estação, preservada como ruínas (notar as paredes de pedra, típicas da Central do Brasil nos anos 1870). À direita, meio ncoberta, a estação (Foto Antonio Pastori).

(Fontes: Antonio Pastori, 2023; Ricardo Raip, 2019; Carlos Latuff, 2007; Ricardo Quinteiro de Mattos, 2007; FB/Nosso Patrimônio Histórico; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928; Jornal do Brasil, 1980; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação vista do outro lado do rio Paraíba do Sul (lado fluminense) em 07/2007. Fotos 1 a 4: Ricardo Quinteiro de Mattos

A estação em 08/2007. Fotos 5 a 9: Carlos Latuff

A estação restaurada em 2015. Foto FB/Nosso Patrimônio Histórico

A estação em 03/2019: de um lado, o distico mostra o nome Conceição... Foto Ricardo Raipp

A estação em 03/2019: de outro lado, o distico mostra o nome Simplicio Foto Ricardo Raipp

A estação em 06/01/2023, neste lado com o nome Conceição. Foto Antonio Pastori
   
   
     
Atualização: 08.01.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.