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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Conrado
Santa Branca
Arcádia
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Melhoramentos (1898-1903)
E. F. Central do Brasil - Linha Auxiliar (1903-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1996)
SANTA BRANCA
Município de Miguel Pereira, RJ
Linha Auxiliar - km 88,220 (1928)   RJ-1444
Altitude: 64,700 m   Inauguração: 28.03.1898
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
HISTORICO DA LINHA: A chamada E. F. Melhoramentos foi construída a partir de 1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra, construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E. F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou a se chamar Linha Auxiliar. No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F. Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri, onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma, a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará, entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde 1996.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Santa Branca foi inaugurada em 1898 (cf. E. F. Melhoramentos do Brasil - Horarios dos Trens - a vigorar a partir de 28 de março de 1898 - Jornal do Brasil, 28/3/1898). Seu nome derivou de uma fazenda nas proximidades. Max Vasconcelos (1928) e o Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil (1960) consideram essa mesma data como a de abertura.

Em 1928 a vila de Santa Branca era sede de um distrito no município de Nova Iguaçu. Hoje, pertencente a Miguel Pereira, perdeu este status. A estação parece ter sido demolida, segundo Christoffer R., que lá esteve em 2004 e não a encontrou.

Havia uma ponte ferroviária de 41,55 m, construída em 1941, próxima à estação.

Segundo informações de Christoffer R. em 2004 e de Carlos Latuff em 2007, a estação já havia sido demolida e no seu lugar foi erguida uma parada de ônibus.

(Fontes: Nelson Jr.; Cristoffer R.; Anderson -; Carlos Latuff; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Ponte próxima a Santa Branca, em 07/2004. Foto Christoffer R.
 
     
     
Atualização: 15.06.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.