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E. F. Melhoramentos
(1898-1903)
E. F. Central do Brasil - Linha Auxiliar (1903-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1996) |
SANTA BRANCA
Município de Miguel Pereira, RJ |
Linha Auxiliar - km 88,220 (1928) |
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RJ-1444 |
Altitude: 64,700 m |
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Inauguração: 28.03.1898 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: A chamada
E. F. Melhoramentos foi construída a partir de
1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra,
construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por
Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E.
F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou
a se chamar Linha Auxiliar.
No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F.
Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri,
onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se
em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma,
a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba
do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas
redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos
anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará,
entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para
trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e
Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde
1996. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Santa Branca foi inaugurada em 1898 (cf. E. F. Melhoramentos do Brasil - Horarios dos Trens - a vigorar a partir de 28 de março de 1898 - Jornal do Brasil, 28/3/1898). Seu nome derivou de uma fazenda
nas proximidades. Max Vasconcelos (1928) e o Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil (1960) consideram essa mesma data como a de abertura.
Em 1928 a vila de Santa
Branca era sede de um distrito no município de Nova
Iguaçu. Hoje, pertencente a Miguel Pereira, perdeu
este status. A estação parece ter sido demolida, segundo
Christoffer R., que lá esteve em 2004 e não a
encontrou.
Havia uma ponte ferroviária de 41,55 m, construída
em 1941, próxima à estação.
Segundo informações
de Christoffer R. em 2004 e de Carlos Latuff em 2007, a estação já
havia sido demolida e no seu lugar foi erguida uma parada de ônibus.
(Fontes: Nelson Jr.; Cristoffer R.; Anderson -; Carlos
Latuff; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação,
1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Ponte próxima a Santa Branca, em 07/2004. Foto Christoffer
R. |
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Atualização:
15.06.2019
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