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E. F. Central do
Brasil (1918-1970) |
SANTA RITA DO JACUTINGA (EFCB)
Município de Santa Rita do Jacutinga,
MG |
Ramal de Jacutinga - km 258,409
(1928) |
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MG-0155 |
Altitude: 541 m |
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Inauguração: 1918
(EFCB) |
Uso atual: estação rodoviária
(2014) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1924 |
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HISTORICO DA LINHA: O
Ramal de Jacutinga teve a sua origem na Cia. E. F. União Valenciana,
aberta em 1871 e que ligava Valença a Desengano (Juparanã).
Em 1880, foi prolongada até Rio Preto. Somente em 1910, com
a criação da Rede Viação Fluminense, da
Linha Auxiliar encampada pela EFCB, foi que se abriu um ramal unindo
Governador Portella a Barão de Vassouras e daí se fez
a bitola mista, pela linha do Centro, até Desengano, unindo-se
Portella a Rio Preto, ao mesmo tempo em que se prolongava a linha
até Santa Rita do Jacutinga, na Rede Sul-Mineira, onde a ela
se ligou em 1918. Para que tudo isso se concretizasse foi necessário
também a redução de bitola da antiga Valenciana
de 1m10 para métrica. Por volta de 1965, o trecho entre Portella
e Barão de Vassouras foi entregue à Leopoldina, enquanto
o trecho restante continuou com a Central. Mas de 1971 a 1973 os dois
trechos foram extintos e os trilhos retirados. |
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A ESTAÇÃO: Em Santa
Rita do Jacutinga, até os anos 1940 apenas Santa Rita,
havia, pelo menos a partir de 1924, e até a desativação
das linhas em 1970, duas estações: a mais antiga
e mais simples, inaugurada em 1893, era da Linha da Barra,
da Rede Mineira de Viação; a mais nova - de 1918, justamente
- da Linha Auxiliar (Rede de Viação Fluminense)
- da EFCB.
Na verdade, o prédio atual da antiga Central foi inaugurado
em maio de 1924 por Carvalho Araújo, diretor
da ferrovia. Haveria outro antes ou a Central estava utilizando as
instalações da Sul-Mineira (ainda não era RMV)
na época?
Os dois prédios, que distam cerca de 50 metros um do outro,
ainda existem por ali. Município criado em 1943, Santa Rita
do Jacutinga, que tinha duas linhas férreas, hoje não
tem nenhuma e os dois acessos rodoviários para ela permaneceram
sem pavimentação até por volta de 2008. Hoje
é possível chegar por asfalto a ela vindo de Minas.
Após a cidade, os 6 km que a ligam com o Estado do Rio, cruzando
o rio Preto, seguem sendo em terra. Em 2012, quando lá estive,
o acesso por Minas já estava asfaltado. O acesso pelo Rio de
Janeiro, no entanto, ainda era em terra.
(Veja também SANTA
RITA DO JACUTINGA - RMV)
1920
AO LADO: RSM e EFCB discutem a construção de uma estação somente para a Central em Santa Rita de Jacutinga (O Estado de S. Paulo, 10/4/1920). |
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1923
AO LADO: Os requeijões
de Santa Rita de Jacutinga (O Estado de S. Paulo, 21/6/1923).
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1924
AO LADO: Inauguração
do novo prédio da estação da Central
em Santa Rita, em 22 de maio de 1924 (O Estado de S. Paulo,
22/5/1924).
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ACIMA: Locomotiva a vapor da Central do Brasil
em Santa Rita do Jacutinga, provavelmente anos 1930 (Autor
desconhecido).
ACIMA: Em primeiro plano, ponte da linha da
RMV em Jacutinga. Ao fundo, túnel da linha da EFCB para a mesma
cidade (Foto Hugo Caramuru em 9/8/2014).
ACIMA: Estação da EFCB em Santa Rita
de Jacutinga, com uma composição vinda de Valença, com a locomotiva
ALCO numero 1191 - entre os anos de 1969 e 1970 (Foto:
acervo Museu Ferroviário de Valença).
ACIMA e ABAIXO: Duas fotografias
em novembro de 2010 da ponte ferroviária sobre
o rio Preto, que divide o Rio de Janeiro de Minas Gerais (Fotos Eliane
Batagni).
ACIMA: A estação de Santa Rita
de Jacutinga da EFCB é vista aqui ao fundo, no centro da foto
(CLIQUE PARA AMPLIAR), tomada a partir da plataforma da estação
da RMV (Foto Ralph M. Giesbrecht, 29/9/2012).
ACIMA: Boca do túnel ferroviario de Santa Rita de Jacutinga em 2015 (Autor
desconhecido).
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TRENS
- De acordo com os guias de horários, os trens de
passageiros - pararam nesta estação somente de
1924 a 1970. Ao lado, um destes trens na estação
de Santa Rita do Jacutinga, por volta de 1969. Clique sobre
a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em janeiro de 1964 (Guias Levi). |
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Lucas Cortopassi; Eliane Batagni; Marco Antonio Silvestre; Ronan P.
Amaral; Jorge A. Ferreira; O Estado de S. Paulo, 1923
e 1924; IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, vol. XVII,
1959, p. 161; acervo Museu Ferroviário de Valença; Max Vasconcellos,
Vias Brasileiras de Comunicação, 1928; Brazil Ferrocarril
nro. 349, 5/6/1924, p. 638) |
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A estação em foto publicada pela Enciclopedia
dos Municipios Brasileiros, vol. XXVII, 1959 - p. 161, |
Estação da EFCB, em 2002. Foto Ronan P. Amaral
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Estação da EFCB, em 2002. É hoje a estação
rodoviária da cidade. Foto Ronan P. Amaral |
A estação de Santa Rita da EFCB em 8/2011. Foto
Lucas Cortopassi |
Detalhe da fachada da estação. Foto Ralph M. Giesbrecht
em 29/9/2012 |
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Atualização:
22.11.2022
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