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E. F. Dom Pedro
II (1881-1889)
E. F. Central do Brasil (1889-1975)
RFFSA (1975-1996) |
ALIANÇA
Município de Vassouras, RJ |
Linha do Centro - km 154,072 (1928) |
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RJ-1377 |
Altitude: 311 m |
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Inauguração: 28.09.1881 |
Uso atual: abandonada e em ruínas (2012) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: |
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HISTORICO DA LINHA: Primeira
linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889
passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de
todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação
Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando
Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais,
atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco
e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura
Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram
Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída
foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro
lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro
acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto
foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando
o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final
se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até
Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste
Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam
os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo
Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os
respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém,
havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro
Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio.
Entre Japeri e Barra do Piraí havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente,
entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996,
restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira
ainda existe... para trens cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Aliança foi inaugurada em 1881, "no logar
chamado Arraial do Dias", tomando o nome de uma fazenda ali
existente na época. Sua construção teve início
em 11/1880 e a inauguração se deu a 1/9/1881, de acordo
com o relatório da ferrovia para esse ano, curiosamente uma
data diferente da constante oficialmente (28/9) em relatórios
mais recentes da Central do Brasil.
Nos anos 1980, as estações do trecho praticamente já
haviam sido todas desativadas.
Em janeiro de 1990, uma reportagem do jornal O Estado de S. Paulo
relatava a desativação de toda a economia da região
de Aliança, principalmente a pecuária, que era
a maior fonte de renda local. "Manoel Ribeiro, de 67 anos,
é dono de fazenda em Aliança, como seu pai também
foi. Teve plantação de abóbora, milho, feijão,
aipim, criou gado leiteiro e vai desistir. Se quer produzir, não
pode: não há mais mão-de-obra disponível.
Se conseguisse produzir, não teria como escoar a produção.
Não há mais trem, não vai haver estrada"
(O Estado de S. Paulo, 03/01/1990).
"Desde pequeno eu andava de trem com o meu pai. Fiquei muito
emocionado quando vi a estação de Aliança no site. Por muitas vezes
eu desembarquei nesta estação, onde morava o meu avô por parte de
pai" (Rodney de Figueiredo, Rio de Janeiro, RJ). "O
prédio desta estação foi todo rapinado. Comparando com as fotos já
existentes vemos que os vagões abandonados já estão lá há pelo menos
2 décadas, portanto foram abandonados pela RFFSA. É outro lugarejo
perdido, paisagens lindas, um passeio e tanto para quem gosta do bucolismo
rural" (Gutierrez L. Coelho, 01/2007).
Em setembro de 2012 a estação estava em ruínas
já havia pelo menos 23 anos, desde a reportagem de jornal escrita
lá em 1990. O acesso ao povoado é difícil: em
estrada de terra desde a BR-393, são cerca de oito quilômetros.
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TRENS
- Os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1881 até 1980. Ao lado, o trem Rio-Belo Horizonte,
que fazia esse percurso. Clique sobre a foto para ver mais detalhes
sobre esses trens. Veja aqui horários
em 1968 (Guias Levi). |
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1897
AO LADO: Trem de carga descarrila na estação de Aliança (O Estado de S. Paulo, 9/2/1897). |
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1940
AO LADO: Paradas na estação (O Estado de S. Paulo, 2/2/1940). |
Há algum tempo vi uma reportagem sobre ferrovias
do Estado do Rio de Janeiro e me deparei com fotos feitas
por você na estação de Aliança, o que me causou uma forte
emoção, principalmente ao ver o estado do prédio da estação.
Nasci nesse lugar, no dia 08 de agosto de 1946 e vivi ali
até os sete anos de idade. Naquela época, Aliança era um lugar
movimentado. Os trens passavam o dia todo, o S1, o S2, o Rápido
e outros. O Rápido tinha esse nome porque não parava em Aliança.
Nesse distrito de Vassouras havia uma agência de correio,
chefiada pela mãe de minha madrinha; uma escola, onde aprendi
as primeiras letras, uma capela, barbeiro, padaria, um grande
armazém do Manuel Ribeiro, padrinho de um dos meus irmãos
e um campo de futebol. Entretanto, ao ver as fotos da estação
de Aliança, fui acometido de uma profunda tristeza, pois acreditava
que o lugar onde havia nascido seria hoje uma grande cidade.
O magnífico prédio da estação, tinha como chefe, na época,
o senhor Irani, marido de dona Otávia.
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cerca
de 1952
AO LADO: por Dado Carvalho, professor, escritor, poeta
e artesão; mora em Sorocaba, SP, em 10/7/2016.
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ACIMA: Visão da solidão em
Aliança (2012). Na verdade, ainda sobrevive um vilarejo
ali - está fora da fotografia, à esquerda. Não
chega a meia dúzia de casas habitadas. Até hoje há
vagões enferrujando em desvios no meio do mato: também
não aparecem, também à esquerda (Foto Ralph M.
Giesbrecht em 30/9/2012).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Gutierrez L. Coelho; Rodney de Figueiredo; José Emilio Buzelin;
Relatório da E. F. D. Pedro II, 1881; O Estado de S. Paulo,
1990; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação,
1928) |
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A estação já abandonada em 1989. Foto de
O Estado de S. Paulo |
A estação em 1992. Foto José Emilio Buzelin |
A estação de Aliança e a caixa d'água
em 26/12/2006. Foto Gutierrez L. Coelho |
A estação de Aliança em 26/12/2006. Foto
Gutierrez L. Coelho |
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A estação de Aliança em 26/12/2006. Foto
Gutierrez L. Coelho |
A velha estação continua resistindo a tudo em
30/9/2012. Foto Ralph M. Giesbrecht |
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Atualização:
30.12.2019
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