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E. F. Dom Pedro
II (1859-1890)
E. F. Central do Brasil (1890-1975)
RFFSA (1975-1997)
Supervia (1997-) |
DEODORO
(antiga SAPOPEMBA)
Município de Rio de Janeiro, RJ |
Linha do Centro - km 22,058 (1928) |
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RJ-0043 |
Altitude: 16 m |
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Inauguração: 08.03.1859 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: anos 1970? |
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HISTORICO DA LINHA: Primeira
linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889
passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de
todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação
Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando
Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais,
atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco
e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura
Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram
Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída
foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro
lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro
acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto
foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando
o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final
se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até
Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste
Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam
os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo
Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os
respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém,
havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro
Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio.
Entre Japeri e Barra do Piraí havia o "Barrinha", até 1996,
e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul os trens de passageiros
sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia.
Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Sapopemba foi inaugurada em 1859. Dali parte o ramal
de Mangaratiba, antigamente chamado de ramal de Angra,
que passa pela vila militar do Realengo.
Em 1879, a linha do Centro tinha 22 km de linha dupla, que terminavam
exatamente nesta estação.
Mais tarde - 1907 ou 1908 - passou a se chamar Deodoro, em
homenagem ao proclamador da República Brasileira. O jornal
O Estado de S. Paulo, em sua edição de 26/09/1907,
publicava a notícia: "O Dr. Aarão Reis, director
da Estrada de Ferro Central do Brasil, mudará o nome da estação
de Sapopemba para o de Marechal Deodoro, por occasião da inauguração
dos trabalhos na Villa Militar".
Em 21 de junho de 1935, um grave
acidente ferroviário com mortes entre um trem de passageiros
e um de subúrbios (Noite Illustrada, 22/6/1935) (ver caixa abaixo).
É até hoje estação de trens metropolitanos,
hoje operados pela Supervia, e durante muito tempo foi também
uma das estações em que paravam também os trens
de longo percurso da Central do Brasil.
O prédio da estação hoje é bem diferente
e mais moderno e muito mais em graça do que o que aparece na
fotografia de 1908. Parece ter sido construído um novo durante
a eletrificação e um mais novo ainda na remodelação
dos suburbios nos anos 1970.
Atualmente em Deodoro - que sempre foi ponto de baldeação
- pode-se baldear tanto para a linha de subúrbios que seguem
para Santa Cruz e para Japeri e Paracambi.
Existe um trem metropolitano que para em todas as estações
da antiga Linha do Centro e que em Deodoro distribui
seus passageiros para as outras linhas. que partem de Dom Pedro
II também, mas param apenas em cinco dessas estações.
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1897
AO LADO: Acidente em Sapopemba (O Estado de S.
Paulo, 15/2/1897). |
ACIMA: Mapa da região de Deodoro em 19O7. Imagine como era neste ano nesta época hoje tão distante - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER TODO O MAPA (fonte desconhecida).
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1921
AO LADO: Acidente com feridos em Deodoro (O Estado de S.
Paulo, 25/7/1921). |
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1923
AO LADO: Acidente com morte em Deodoro (O Estado de S.
Paulo, 1/5/1923).
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1934
AO LADO: Desastre em Deodoro (O Estado de S.
Paulo, 13/7/1934).
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ACIMA: Desastre em Deodoro em 1935 - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER TODA A REPORTAGEM (Jornal do Brasil, 22/6/1935).
ACIMA: Mais um acidente em Deodoro em 1935 - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER A REPORTAGEM INTEIRA (Correio de S. Paulo, 7/12/1935).
ACIMA: Outro acidente em Deodoro em 1936, com o jornal chamando duas vezes a estação de "Theodoro" (Correio de S. Paulo, - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER A REPORTAGEM INTEIRA 15/2/1936).
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1941
AO LADO: Construção de uma ligação entre Deodoro e Maritima. Terá sido concluída e entregue esta ligação? (O Estado de S.
Paulo, 28/2/1941). |
ACIMA: Descarrilamento em Deodoro em 1959 - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA TER MAIS INFORMAÇÕES (Diario da Noite,
1/9/1959)
ACIMA: Localização das estações de Deodoro e de Ricardo de Albuquerque na linha do Centro nos anos 1960 - CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VER ÁREA MAIOR (Guia Levi).
ACIMA: Mapa da região da estação
de Deodoro, em 2004. Vê-se a linha do centro, cruzando
o mapa em diagonal, de sudeste para noroeste; seguindo para sudoeste,
o ramal de Mangaratiba, hone de Santa Cruz; para nordeste, a ligação
com a linha Auxiliar; vêem-se também ramais que levavam
à extinta fábrica textil, cuja chaminé dela é
o que resta, e para os quartéis próximos (linhas para
o sul, do lado esquerdo do mapa) (Cessão e edição
Anderson Silva).
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TRENS
- Os trens de subúrbios param nesta estação
desde 1859 até hoje. Ao lado, o trem metropolitano da
Supervia, que fazia o percurso Pedro II-Japeri em 2009. Veja
aqui horários em 19xx. Pararam os trens de subúrbio
da Central e RFFSA e param hoje os subúrbios Pedro II-Japeri.
(Guias Levi). |
(Fontes: Silvio
Deodono; Rodrigo Cunha; Anderson Silva; O Estado de S. Paulo, 1907;
Eduardo Gonçalves David: EFCB - A Ferrovia e Sua História, AENFER,
1998; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação,
1928; Revista Ferroviária, 1965; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht)
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A estação de Sapopemba em 1908. Foto do livro
Memória Histórica da EFCB, de Manuel Fernandes Figueira, 1908 |
Soldados desembarcando na estação de Deodoro durante
a revolta militar, em 1915. Autor desconhecido |
A estação de Deodoro em 1920. Autor desconhecido. Acervo Book Paris |
Ao fundo, a estação de Deodoro, em 1936. Mais
à direita, cabine de eletrificação. Revista
Ferroviária, 1965 |
Da plataforma da estação, em 1936, vê-se
para a esquerda a saída dos trilhos para o ramal de Mangaratiba.
Revista Ferroviária, 1965 |
Estação de Deodoro, 12/2002. Foto Silvio Deodono |
Pátio da estação de Deodoro, 01/2003. Foto
Rodrigo Cunha |
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Atualização:
16.08.2020
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