|
|
E. F. Central do
Brasil (1910-1975)
RFFSA (1975-1996)
Supervia (1996-2012) |
VILA
MILITAR
Município do Rio de Janeiro, RJ |
Ramal de Mangaratiba - km 24,264
(1928) |
|
RJ-1551 |
Altitude: 21 m |
|
Inauguração: 18.08.1910 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1913 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Angra, posteriormente chamado de ramal de Mangaratiba, foi
inaugurado em 1878, partindo da estação de Sapopemba (Deodoro) até
o distante subúrbio de Santa Cruz. Somente foi prolongado em 1911
até Itaguaí, e em 1914 chegou a Mangaratiba, de onde deveria ser prolongado
até alcançar Angra dos Reis, onde, em 1928, a E. F. Oeste de Minas
havia atingido com sua linha vinda de Barra Mansa. Tal nunca aconteceu,
e o ramal, com trechos belíssimos ao longo da praia, muito próximo
ao mar, transportou passageiros em toda a sua extensão até por volta
de 1982, quando foi desativado. Antes disso, em 1973, uma variante
construída pela RFFSA e que partia de um ponto próximo à estação de
Japeri, na Linha do Centro, permitia que trens com minério alcançassem
o porto de Guaíba, próximo a Mangaratiba, encontrando o velho ramal
na altura da parada Brisamar. A variante, entretanto, deixava de coincidir
com o ramal na altura da ponta de Santo Antonio, onde desviava para
o porto; com isso, em 30/06/1983, o trecho original entre esse local
e Mangaratiba foi erradicado e os trens passaram a circular somente
entre Deodoro e Santa Cruz, de onde voltavam. Hoje, esse trecho ainda
é usado pelos trens de subúrbio, o trecho entre Santa Cruz e Brisamar
está abandonado e o restante, Brisamar-porto, é utilizado pelos trens
de minério apenas. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Vila Militar foi inaugurada em 1910.
O prédio definitivo - o atual - foi inaugurado em 1913.
Em 1928, Max Vasconcellos explicava a razão de seu nome:
"...chega o trem à Vila Militar, onde o passageiro
observa as amplas, modernas e confortaveis construções
para aquartelamento de tropas da guarnição militar do
Rio de Janeiro, destacando-se de entre elas o edifício da Escola
de Aperfeiçoamento, à esquerda e o Casino, à
direita".
Hoje é estação do trem metropolitano da Supervia,
mantendo seu belo prédio.
ACIMA: Inauguração do prédio
na estação de Vila Militar, três anos depois da
inuaguração da estação em si (Revista
da Semana, 9/8/1913).
1931
AO LADO: Apedrejamento
de trens na estação (O Estado de S. Paulo, 13/3/1931).
|
|
|
|
|
|
A estação, sem data, provavelmente anos 1910.
Autor desconhecido |
A estação, em 2004, e, ao fundo, o prédio
original. Foto Alexandre Fernandes Costa |
Acima e embaixo à esquerda, a estação em
03/2007. Foto Anderson |
|
A estação e o trem da Supervia, em 17/01/2009.
Foto Vagner Costa |
A estação em 4/2011; Foto Rafael Asquini |
|
|
|
|
Atualização:
11.03.2018
|
|