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Indice de estações
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Riachuelo
Sampaio
Engenho Novo
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CLIQUE SOBRE O MAPA ACIMA PARA VER AS LINHAS NO MUNICÍPIO
DO RIO DE JANEIRO POR VOLTA DE 1955
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Dom Pedro
II (1885-1975)
RFFSA (1975-1997)
Supervia (1997-) |
SAMPAIO
Município do Rio de Janeiro, RJ |
Linha do Centro - km 7,742 (1928) |
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RJ-2317 |
Altitude: 17 m |
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Inauguração: 1885 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Primeira
linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889
passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de
todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação
Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando
Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais,
atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco
e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura
Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram
Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída
foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro
lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro
acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto
foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando
o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final
se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até
Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste
Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam
os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo
Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os
respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém,
havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro
Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio.
Entre Japeri e Barra do Piraí havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente,
entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996,
restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira
ainda existe... para trens cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Sampaio foi aberta em 1885.
Hoje é uma estação de trens metropolitanos.
A sua parte externa (entrada da rua) ainda é de tipo "antiga",
ou seja, não houve reforma para transformá-la numa estação
"moderna" em sua fachada. Está bem cuidada.
1887
AO LADO: Morte na estação
de Sampaio (A Provincia de S. Paulo,
13/9/1887).. |
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1914
AO LADO: Anúncio publicado
em "A Vida Moderna" de 14/5/1914 mostra um laboratório
químico junto à estação de Sampaio
(CLIQUE SOBRE A FOTO PARA AMPLIAR).
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1924
AO LADO: Desastre na estação
de Sampaio (O Estado de S. Paulo,
11/1/1924)..
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1924
AO LADO: Acidente na estação
(O Estado de S. Paulo, 14/12/1924).
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1939
AO LADO: Morte
na estação em 1939 (O Estado de S. Paulo, 9/2/1939).
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ACIMA: A saída do acesso subterraneo
à estação de Sampaio em 1955. O prédio
de embarque parece ser o de trás, à direita (Ultima
Hora, 27/7/1955 - Acervo Publico do Estado de S. Paulo).
(Fontes: Anderson
_; O Estado de S. Paulo, 1924 e 1939; A Vida Moderna, 1914; Última
Hora, 1955; Max Vaxconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação,
1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
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A estação em 1910. Jornal do Brasil
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A saída do acesso subterraneo à estação
de Sampaio (Ultima Hora, 27/7/1955) |
A saída do acesso subterraneo à estação
de Sampaio (Ultima Hora, 27/7/1955) |
A estação em 04/2009. Foto Anderson |
A estação em 04/2009. Foto Anderson |
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Atualização:
18.01.2020
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