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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Três Rios
Fernandes Pinheiro
Serraria
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2008
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E. F. Central do Brasil (1898-1975)
RFFSA (1975-1996)
FERNANDES PINHEIRO
(antiga ALTO DE SANT'ANNA)
Município de Três Rios, RJ
Linha do Centro - km 204,477 (1928)   RJ-1382
Altitude: 340 m   Inauguração: 23.04.1898
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra do Piraí havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação, aberta em 1898, anos depois teve o nome alterado para Fernandes Pinheiro, que homenageava o dr. Antonio Augusto Fernandes Pinheiro, presidente do Clube de Engenharia.

Ficava situada no Alto de Sant'Anna, depressão da serra das Abóboras. 5 km após esta estação, a linha entra pela primeira vez em território mineiro.

Ela já foi demolida; só sobrou a plataforma.

1886
AO LADO:
Desastre próximo a onde seria construída a estação de Fernandes Pinheiro, 12 anos mais tarde (A Provincia de S. Paulo, 14/8/1886).

1941
AO LADO:
Desastre na estação (O Estado de S. Paulo, 11/7/1941).

TRENS - Os trens de passageiros pararam nesta estação de 1898 até 1980. Ao lado, o trem Rio-Belo Horizonte, que fazia esse percurso. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1968. (Guias Levi).
(Fontes: Jorge A. Ferreira; Eduardo Gonçalves David: EFCB - A Ferrovia e Sua História, AENFER, 1998; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A plataforma, tudo que sobrou de Fernandes Pinheiro, em 02/2005. Foto Jorge A. Ferreira

A plataforma, tudo que sobrou de Fernandes Pinheiro, em 02/2005. Foto Jorge A. Ferreira
 
     
     
Atualização: 10.03.2020
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.