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E. F. Central do
Brasil (1894-1975)
RFFSA (1975-1996) |
MORSING
Município de Mendes, RJ |
Linha do Centro - km 98,267 (1928) |
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RJ-1437 |
Altitude: 391 m |
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Inauguração: 01.05.1894 |
Uso atual: moradia (2010) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Primeira
linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889
passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de
todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação
Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando
Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais,
atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco
e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura
Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram
Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída
foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro
lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro
acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto
foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando
o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final
se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até
Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste
Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam
os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo
Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os
respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém,
havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro
Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio.
Entre Japeri e Barra do Piraí havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente,
entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996,
restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira
ainda existe... para trens cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação de
Morsing foi aberta em 1894. O nome homenageava Carlos Morsing,
chefe de seção da ferrovia em 1870.
O prédio
construído em 1914 quando da duplicação da linha
na serra foi substituído por um terceiro, provavelmente nos
anos 1940, quando da eletrificação e pelo seu estilo.
A estação fechou para passageiros nos anos 1990, quando
o trem Barrinha deixou de funcionar em 1996.
Em 2010, servia como moradia.
ACIMA: Trem a vapor chega a Morsing em 1935 (Autor desconhecido).
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TRENS
- Os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1894 até 1996. Ao lado, o trem Barrinha, que fazia
o percurso Japeri-Barra do Piraí até 1996. Clique
sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja
aqui horários
em 1978. Paravam também trens Rio-SP e Rio-BH. (Guias
Levi). |
(Fontes: Jorge A. Ferreira; Manuel Monachesi; José
Emilio Buzelin; Carlos Latuff; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras
de Communicação, 1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
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Desenho do prédio para Morsing, em 1914, quando da duplicação
da linha na serra. Cedido por José E. Buzelin |
A estação de Morsing no dia da inauguração
do novo prédio em 1914. Acervo Manoel Monachesi |
A estação atual de Morsing em 1999. Foto José
Emílio Buzelin |
A estação em 05/2003. Foto Carlos Latuff |
A estação em 2/2010. Foto Jorge A. Ferreira |
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Atualização:
02.09.2020
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