A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice - estações da linha
..
Oliveira Botelho
Bulhões
Floriano
...

...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
...
 
E. F. Central do Brasil (1897-1975)
RFFSA (1975-1996)
BULHÕES
Município de Resende, RJ
Ramal de São Paulo - km 182,186 (1928)   RJ-0702
Altitude: 397 m   Inauguração: 15.10.1897
Uso atual: moradia (2014)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Em 1869, foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo da linha da SPR no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha. Em 12/05/1877, chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica, encontrou-se com a E. F. Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro e pertencia ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal, que saía do tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo Cachoeira no terminal navegável dois anos antes e com bitola larga (1,60m). A inauguração oficial do encontro entre as duas ferrovias se deu em 8/7/1877, com festas. As cidades da linha se desenvolveram, e as que eram prósperas e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"... O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba. Em 1889, com a queda do Império, a E. F. D. Pedro II passou a se chamar E. F. Central do Brasil, que, em 1896, incorporou a já falida E. F. do Norte, com o propósito de alargar a bitola e unificar as 2 linhas. O primeiro trecho ficou pronto em 1901 (Cacheoira-Taubaté) e o trecho todo em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela RFFSA. O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos anos 1980, pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte, foi aos poucos provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998, o transporte de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado, com o fim do Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a concessionária da linha. O transporte de subúrbios, existente desde 1914 no ramal, continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi e no trecho D. Pedro II-Japeri, no RJ.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Bulhões ficava na linha original da central e foi desativada, tendo os trilhos retirados, em 1968, quando a variante entre Resende e Barra Mansa foi entregue. O seu nome deriva do engenheiro-chefe em 1870 na E. F. Dom Pedro II, sr. Antonio Maria de Oliveira Bulhões.

Entre esta estação e a de Oliveira Botelho saía o ramal ferroviário particular da Usina Porto Real.

A estação foi desativada nos anos 1970.

1939
AO LADO: Acidente próximo à estação (O Estado de S. Paulo, 22/4/1939).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; O Estado de S. Paulo, 1939; Google Maps; Vanderley Scanavaca; Guia geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

A estação ainda com trilhos e com a automotriz à frente, provavelmente anos 1960. Acervo Vanderlei Scanavaca

À direita, estação de Bulhões em 1998. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação vista pelo Google Maps, 2013

A estação em 2015. Foto Fernando Marietan
   
     
Atualização: 10.10.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.