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E. F. Central do
Brasil (1897-1975)
RFFSA (1975-1996) |
BULHÕES
Município de Resende, RJ |
Ramal de São Paulo - km
182,186 (1928) |
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RJ-0702 |
Altitude: 397 m |
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Inauguração: 15.10.1897 |
Uso atual: moradia (2014) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Em
1869, foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do
Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo
da linha da SPR no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha. Em
12/05/1877, chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica,
encontrou-se com a E. F. Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro
e pertencia ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal,
que saía do tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo
Cachoeira no terminal navegável dois anos antes e com bitola larga
(1,60m). A inauguração oficial do encontro entre as duas ferrovias
se deu em 8/7/1877, com festas. As cidades da linha se desenvolveram,
e as que eram prósperas e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"...
O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi
uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba.
Em 1889, com a queda do Império, a E. F. D. Pedro II passou a se chamar
E. F. Central do Brasil, que, em 1896, incorporou a já falida
E. F. do Norte, com o propósito de alargar a bitola e unificar as
2 linhas. O primeiro trecho ficou pronto em 1901 (Cacheoira-Taubaté)
e o trecho todo em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela RFFSA.
O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos
anos 1980, pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte,
foi aos poucos provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998,
o transporte de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado,
com o fim do Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a
concessionária da linha. O transporte de subúrbios, existente desde
1914 no ramal, continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi e
no trecho D. Pedro II-Japeri, no RJ. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Bulhões ficava na linha original da central e foi
desativada, tendo os trilhos retirados, em 1968, quando a variante
entre Resende e Barra Mansa foi entregue. O seu nome
deriva do engenheiro-chefe em 1870 na E. F. Dom Pedro II, sr. Antonio
Maria de Oliveira Bulhões.
Entre esta estação e a de Oliveira Botelho saía
o ramal ferroviário particular da Usina Porto Real.
A estação foi desativada nos anos 1970.
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1939
AO LADO: Acidente
próximo à estação (O Estado
de S. Paulo, 22/4/1939).
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(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
O Estado de S. Paulo, 1939; Google Maps; Vanderley Scanavaca; Guia
geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
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A estação ainda com trilhos e com a automotriz
à frente, provavelmente anos 1960. Acervo Vanderlei Scanavaca |
À direita, estação de Bulhões em
1998. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação vista pelo Google Maps, 2013 |
A estação em 2015. Foto Fernando Marietan |
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Atualização:
10.10.2018
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