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E. F. Dom Pedro
II (1878-1889)
E. F. Central do Brasil (1889-anos 1930) |
OLIVEIRA
BOTELHO
(antiga SURUBY)
Município de Resende, RJ |
Ramal de São Paulo - km
188,868 (1928) |
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RJ-1193 |
Altitude: - |
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Inauguração: 04.12.1878 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Em
1869, foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do
Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo
da linha da SPR no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha. Em
12/05/1877, chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica,
encontrou-se com a E. F. Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro
e pertencia ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal,
que saía do tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo
Cachoeira no terminal navegável dois anos antes e com bitola larga
(1,60m). A inauguração oficial do encontro entre as duas ferrovias
se deu em 8/7/1877, com festas. As cidades da linha se desenvolveram,
e as que eram prósperas e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"...
O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi
uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba.
Em 1889, com a queda do Império, a E. F. D. Pedro II passou a se chamar
E. F. Central do Brasil, que, em 1896, incorporou a já falida
E. F. do Norte, com o propósito de alargar a bitola e unificar as
2 linhas. O primeiro trecho ficou pronto em 1901 (Cacheoira-Taubaté)
e o trecho todo em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela RFFSA.
O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos
anos 1980, pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte,
foi aos poucos provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998,
o transporte de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado,
com o fim do Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a
concessionária da linha. O transporte de subúrbios, existente desde
1914 no ramal, continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi e
no trecho D. Pedro II-Japeri, no RJ. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Suruby foi inaugurada em 1878. Mais tarde teve o nome alterado
para Oliveira Botelho, homenageando o dr. Francisco Chaves
de Oliveira Botelho, antigo Presidente do Estado.
Até 1929, saíam dali os trilhos da E. F. Resende-Bocaina,
que atingia a cidade de São José do Barreiro,
em São Paulo, suprimida nesse ano. A estação
parece ter sido suprimida após isso, pois, a partir de 1940,
não existiam mais registros seus nos guias ferroviários.
Com a construção da variante em 1968, o local ficou
fora definitivamente da linha do ramal. Em 2003, segundo
Christoffer R., existia ali em volta uma pequena vila, mas sem
nenhum resquício da estação ou plataforma.
1891
AO LADO: A estação seria promovida para estação de 4a classe. Foi mesmo? (O Estado de S. Paulo, 4/12/1891). |
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1897
AO LADO: Desastre com o carro de correio do trem entre Suruby e Divisa (atual Floriano)
(O Estado de S. Paulo, 15/5/1897). |
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1927
AO LADO: Descarrilamento próximo à estação
(O Estado de S. Paulo, 27/5/1927).
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1929
AO LADO: Descarrilamento próximo à estação
(O Estado de S. Paulo, 2/6/1929). |
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A estação de Surubi, sem data. Foto cedida por
Marco Giffoni |
Estação de Surubi, sem data. Acervo Ralph M. Giesbrecht |
Estação de Surubi, sem data. Acervo Ralph M. Giesbrecht
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Atualização:
25.03.2022
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