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E. F. Dom Pedro
II (1872-1889)
E. F. Central do Brasil (1889-1968) |
FLORIANO
(antiga PASSA-VINTE e DIVISA)
Município de Barra Mansa, RJ |
Ramal de São Paulo - km
172,910 (1928) |
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RJ-1187 |
Altitude: 387 m |
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Inauguração: 10.08.1872 |
Uso atual: moradia (2008) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Em
1869, foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do
Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo
da linha da SPR no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha. Em
12/05/1877, chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica,
encontrou-se com a E. F. Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro
e pertencia ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal,
que saía do tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo
Cachoeira no terminal navegável dois anos antes e com bitola larga
(1,60m). A inauguração oficial do encontro entre as duas ferrovias
se deu em 8/7/1877, com festas. As cidades da linha se desenvolveram,
e as que eram prósperas e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"...
O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi
uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba.
Em 1889, com a queda do Império, a E. F. D. Pedro II passou a se chamar
E. F. Central do Brasil, que, em 1896, incorporou a já falida
E. F. do Norte, com o propósito de alargar a bitola e unificar as
2 linhas. O primeiro trecho ficou pronto em 1901 (Cacheoira-Taubaté)
e o trecho todo em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela RFFSA.
O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos
anos 1980, pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte,
foi aos poucos provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998,
o transporte de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado,
com o fim do Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a
concessionária da linha. O transporte de subúrbios, existente desde
1914 no ramal, continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi e
no trecho D. Pedro II-Japeri, no RJ. |
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A ESTAÇÃO: A estação
foi aberta em 1872 com o nome de Passa-Vinte, e mais tarde
Divisa.
Em 1895, o ex-Presidente Marechal Floriano Peixoto veio para
ali para fazer tratamento, morrendo ali mesmo. A estação
então tomou seu nome.
Foi desativada em 1968 com a entrada em operação da
variante Resende-Barra Mansa. Em seu lugar construiu-se não
muito longe dali, na variante, a estação de Floriano-nova.
(veja também FLORIANO-NOVA)
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1925
AO LADO: Desastre em Floriano
(O Estado de S. Paulo, 15/1/1925).
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1925
AO LADO: Acidente próximo
à estação
(O Estado de S. Paulo, 3/6/1925).
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1925
AO LADO: Descarrilamento na estação
(O Estado de S. Paulo, 15/10/1925).
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1927
AO LADO: Descarrilamento na estação (O Estado de S. Paulo, 27/3/1927). |
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1927
AO LADO: O mesmo acidente do dia anterior ou um novo? (O Estado de S. Paulo, 27/3/1927). |
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1932
AO LADO: O MPL1 é autorizado a parar na estação (O Estado de S. Paulo, 27/3/1932). |
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1935
AO LADO: Descarrilamento na estação (O Estado de S. Paulo, 26/3/1935). |
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1941
AO LADO: Descarrilamento na estação (O Estado de S. Paulo, 19/4/1941). |
ACIMA: O município de Barra Mansa e suas linhas e estações por volta de 1958. Aparecem as linhas da Central do Brasil, ramal de São Paulo (de Volta Rdonda a Floriano, bitola larga), a linha do Ramal de Bananal (de Saudade ao Estado de São Paulo, bitola métrica) e a linha Angra-Goiandira, que é o tronco da RMV com bitola métrica. No centro da cidade estão as duas estações, da RMV e da Central do Brasil e há diversas estações menores espalhadas pelas linhas. A de Floriano está a oeste do município, bem na divisa cpm o município de Resende - CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VÊ-LO EM TAMANHO MAIOR) (IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, 1958-1960).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Carlos Latuff; Simone Viana; Juliana Luscher; O Estado de S. Paulo,
1925). |
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Estação desativada de Floriano, meio escondida
pelo mato e pelas árvores, em 1998. Foto Ralph M. Giesbrecht |
Estação desativada de Floriano, meio escondida
pelo mato e pelas árvores, em 1998. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A antiga estação em 02/2008. Floriano-nova em
02/2008. Foto Carlos Latuff, para o estudo das arquitetas Simone
Viana e Juliana Luscher para o IPHAN |
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Atualização:
18.12.2021
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