|
|
E. F. Dom Pedro
II (1871-1890)
E. F. Central do Brasil (1890-1975)
RFFSA (1975-1996) |
ENGENHEIRO WALDEMAR
DE BRITO
(antiga UNIÃO)
Município de Barra do Piraí,
RJ |
Ramal de São Paulo - km
115,836 (1928) |
|
RJ-3857 |
Altitude: 360 m |
|
Inauguração: 20.01.1871 |
Uso atual: desconhecido |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: Em
1869, foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do
Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo
da linha da SPR no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha. Em
12/05/1877, chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica,
encontrou-se com a E. F. Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro
e pertencia ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal,
que saía do tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo
Cachoeira no terminal navegável dois anos antes e com bitola larga
(1,60m). A inauguração oficial do encontro entre as duas ferrovias
se deu em 8/7/1877, com festas. As cidades da linha se desenvolveram,
e as que eram prósperas e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"...
O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi
uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba.
Em 1889, com a queda do Império, a E. F. D. Pedro II passou a se chamar
E. F. Central do Brasil, que, em 1896, incorporou a já falida
E. F. do Norte, com o propósito de alargar a bitola e unificar as
2 linhas. O primeiro trecho ficou pronto em 1901 (Cacheoira-Taubaté)
e o trecho todo em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela RFFSA.
O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos
anos 1980, pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte,
foi aos poucos provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998,
o transporte de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado,
com o fim do Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a
concessionária da linha. O transporte de subúrbios, existente desde
1914 no ramal, continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi e
no trecho D. Pedro II-Japeri, no RJ. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de União foi aberta em 1871 pela E. F. Dom Pedro II.
O nome derivou de uma antiga fazenda da localidade.
Mais tarde seu nome foi alterado para Engenheiro Waldemar de Brito.
Não encontrei mais nenhuma informação sobre esta
estação, que, segundo o Guia Geral de 1960, já
era apenas uma parada.
1922
AO LADO: Trens SP-1 e SP-3 pararão na estação
(O Estado de S. Paulo, 31/1/1922) |
|
1931
AO LADO: Acidente na estação
(O Estado de S. Paulo, 21/6/1931)
|
|
1949
AO LADO: Acidente na estação de União
(O Estado de S. Paulo, 23/2/1949) |
|
ACIMA: Estações do município de Barra do Piraí com as linhas da EFCB (a estação de Engenheiro Waldemar de Brito, ainda citada como União, está a oeste da estação de Santa Cecilia, muito próxima a ela) e da RMV nos anos 1950- CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VÊ-LA MAIOR (IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, vol. XXII, 1959).
(Fontes: Guia Geral das Estradas de Ferro do
Brasil, 1960; Max Vasconcellos, Vias Brasileiras de Comunicação,
1928; Guias Levi, 1932-80) |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
28.11.2022
|
|