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VXY Mogiana em MG
Indice - estações da linha
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Vargem Alegre
Eng. Waldemar de Brito
Santa Cecília
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Dom Pedro II (1871-1890)
E. F. Central do Brasil (1890-1975)
RFFSA (1975-1996)
ENGENHEIRO WALDEMAR DE BRITO
(antiga UNIÃO)

Município de Barra do Piraí, RJ
Ramal de São Paulo - km 115,836 (1928)   RJ-3857
Altitude: 360 m   Inauguração: 20.01.1871
Uso atual: desconhecido   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
 
HISTORICO DA LINHA: Em 1869, foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo da linha da SPR no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha. Em 12/05/1877, chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica, encontrou-se com a E. F. Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro e pertencia ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal, que saía do tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo Cachoeira no terminal navegável dois anos antes e com bitola larga (1,60m). A inauguração oficial do encontro entre as duas ferrovias se deu em 8/7/1877, com festas. As cidades da linha se desenvolveram, e as que eram prósperas e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"... O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba. Em 1889, com a queda do Império, a E. F. D. Pedro II passou a se chamar E. F. Central do Brasil, que, em 1896, incorporou a já falida E. F. do Norte, com o propósito de alargar a bitola e unificar as 2 linhas. O primeiro trecho ficou pronto em 1901 (Cacheoira-Taubaté) e o trecho todo em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela RFFSA. O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos anos 1980, pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte, foi aos poucos provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998, o transporte de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado, com o fim do Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a concessionária da linha. O transporte de subúrbios, existente desde 1914 no ramal, continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi e no trecho D. Pedro II-Japeri, no RJ.
 
A ESTAÇÃO: A estação de União foi aberta em 1871 pela E. F. Dom Pedro II. O nome derivou de uma antiga fazenda da localidade.

Mais tarde seu nome foi alterado para Engenheiro Waldemar de Brito.

Não encontrei mais nenhuma informação sobre esta estação, que, segundo o Guia Geral de 1960, já era apenas uma parada.

1922
AO LADO:
Trens SP-1 e SP-3 pararão na estação (O Estado de S. Paulo, 31/1/1922)

1931
AO LADO:
Acidente na estação (O Estado de S. Paulo, 21/6/1931)

1949
AO LADO:
Acidente na estação de União (O Estado de S. Paulo, 23/2/1949)


ACIMA: Estações do município de Barra do Piraí com as linhas da EFCB (a estação de Engenheiro Waldemar de Brito, ainda citada como União, está a oeste da estação de Santa Cecilia, muito próxima a ela) e da RMV nos anos 1950- CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VÊ-LA MAIOR (IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, vol. XXII, 1959).

(Fontes: Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Max Vasconcellos, Vias Brasileiras de Comunicação, 1928; Guias Levi, 1932-80)
     
     
     
Atualização: 28.11.2022
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