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VXY Mogiana em MG
Indice - estações da linha
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Pinheiral
Vargem Alegre
Eng. Waldemar de Brito
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Central do Brasil (1871-1975)
RFFSA (1975-1996)
VARGEM ALEGRE
Município de Barra do Piraí, RJ
Ramal de São Paulo - km 121,890 (1928)   RJ-1188
Altitude: 364 m   Inauguração: 20.01.1871
Uso atual: abandonada (2003)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Em 1869, foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo da linha da SPR no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha. Em 12/05/1877, chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica, encontrou-se com a E. F. Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro e pertencia ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal, que saía do tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo Cachoeira no terminal navegável dois anos antes e com bitola larga (1,60m). A inauguração oficial do encontro entre as duas ferrovias se deu em 8/7/1877, com festas. As cidades da linha se desenvolveram, e as que eram prósperas e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"... O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba. Em 1889, com a queda do Império, a E. F. D. Pedro II passou a se chamar E. F. Central do Brasil, que, em 1896, incorporou a já falida E. F. do Norte, com o propósito de alargar a bitola e unificar as 2 linhas. O primeiro trecho ficou pronto em 1901 (Cacheoira-Taubaté) e o trecho todo em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela RFFSA. O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos anos 1980, pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte, foi aos poucos provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998, o transporte de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado, com o fim do Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a concessionária da linha. O transporte de subúrbios, existente desde 1914 no ramal, continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi e no trecho D. Pedro II-Japeri, no RJ.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Vargem Alegre foi aberta em 1871.

Em 2003 estava abandonada, como várias outras pelo Brasil afora.

1871
AO LADO:
Esquecimentos na estação (Jornal do Commercio, 1/12/1871).

1878
AO LADO:
Atrasos no correio (O Cruzeiro, 20/10/1878).

1897
AO LADO:
Desastre em Vargem Alegre (O Estado de S. Paulo, 11/6/1897).

ACIMA: Acidente no km 114 a sete quilômetros de Vargem Alegre (que na foto estava citada como Vargem Grande) no dia 7 de outubro de 1911 com o trem expresso, onde se pode ver a locomotiva, tenders e um carro correio (O Malho, 21/10/1911).

ACIMA: Estações do município de Barra do Piraí com as linhas da EFCB (a estação de Vargem Alegre está a sudoeste da estação central de Barra do Piraí, mais para o centro do mapa) e da RMV nos anos 1950- CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VÊ-LA MAIOR (IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, vol. XXII, 1959).

(Fontes: Jorge Alves Ferreira; O Malho, 1911; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação em 04/2002. Foto Jorge Alves Ferreira

A estação em 04/2002. Foto Jorge Alves Ferreira

A estação em 01/2003, com o comboio ao lado. Foto Jorge Alves Ferreira
     
     
Atualização: 28.11.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.