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E. F. Central do
Brasil (1871-1975)
RFFSA (1975-1996) |
VARGEM
ALEGRE
Município de Barra do Piraí,
RJ |
Ramal de São Paulo - km 121,890
(1928) |
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RJ-1188 |
Altitude: 364 m |
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Inauguração: 20.01.1871 |
Uso atual: abandonada (2003) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Em 1869,
foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do Norte
(ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo da linha
da SPR no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha. Em 12/05/1877,
chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica, encontrou-se
com a E. F. Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro e pertencia
ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal, que saía do
tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo Cachoeira no
terminal navegável dois anos antes e com bitola larga (1,60m). A inauguração
oficial do encontro entre as duas ferrovias se deu em 8/7/1877, com
festas. As cidades da linha se desenvolveram, e as que eram prósperas
e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"... O custo da baldeação
em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi uma das causas da
decadência da produção de café no Vale do Paraíba. Em 1889, com a
queda do Império, a E. F. D. Pedro II passou a se chamar E. F. Central
do Brasil, que, em 1896, incorporou a já falida E. F. do Norte,
com o propósito de alargar a bitola e unificar as 2 linhas. O primeiro
trecho ficou pronto em 1901 (Cacheoira-Taubaté) e o trecho
todo em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela RFFSA. O trecho
entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos anos 1980,
pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte, foi aos poucos
provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998, o transporte
de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado, com o fim do
Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a concessionária
da linha. O transporte de subúrbios, existente desde 1914 no ramal,
continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi e no trecho D. Pedro
II-Japeri, no RJ. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Vargem Alegre foi aberta em 1871.
Em 2003 estava abandonada,
como várias outras pelo Brasil afora.
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1871
AO LADO: Esquecimentos na estação (Jornal do Commercio, 1/12/1871). |
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1878
AO LADO: Atrasos no correio (O Cruzeiro, 20/10/1878). |
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1897
AO LADO: Desastre em Vargem Alegre (O Estado de S. Paulo, 11/6/1897). |
ACIMA: Acidente no km 114 a sete quilômetros de Vargem Alegre
(que na foto estava citada como Vargem Grande) no dia 7 de outubro
de 1911 com o trem expresso, onde se pode ver a locomotiva, tenders
e um carro correio (O Malho, 21/10/1911).
ACIMA: Estações do município de Barra do Piraí com as linhas da EFCB (a estação de Vargem Alegre está a sudoeste da estação central de Barra do Piraí, mais para o centro do mapa) e da RMV nos anos 1950- CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VÊ-LA MAIOR (IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, vol. XXII, 1959).
(Fontes: Jorge Alves Ferreira; O Malho,
1911; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação,
1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação em 04/2002. Foto Jorge Alves Ferreira
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A estação em 04/2002. Foto Jorge Alves Ferreira
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A estação em 01/2003, com o comboio ao lado. Foto
Jorge Alves Ferreira |
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Atualização:
28.11.2022
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