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E.
F. Central do Brasil (1912-1975)
RFFSA (1975-1996) |
SANTA
CECÍLIA Município
de Barra do Piraí, RJ |
Ramal de
São Paulo - km 112,412 (1928) |
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RJ-3856 |
Altitude: - |
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Inauguração: 05.12.1912 |
Uso atual: desconhecido |
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com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO
DA LINHA: Em 1869, foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba
a E. F. do Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho,
saindo da linha da SPR no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha.
Em 12/05/1877, chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica,
encontrou-se com a E. F. Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro
e pertencia ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal,
que saía do tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo
Cachoeira no terminal navegável dois anos antes e com bitola larga
(1,60m). A inauguração oficial do encontro entre as duas ferrovias
se deu em 8/7/1877, com festas. As cidades da linha se desenvolveram,
e as que eram prósperas e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"...
O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi
uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba.
Em 1889, com a queda do Império, a E. F. D. Pedro II passou a se chamar
E. F. Central do Brasil, que, em 1896, incorporou a já falida
E. F. do Norte, com o propósito de alargar a bitola e unificar as
2 linhas. O primeiro trecho ficou pronto em 1901 (Cacheoira-Taubaté)
e o trecho todo em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela RFFSA.
O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos
anos 1980, pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte,
foi aos poucos provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998,
o transporte de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado,
com o fim do Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a
concessionária da linha. O transporte de subúrbios, existente desde
1914 no ramal, continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi e
no trecho D. Pedro II-Japeri, no RJ. |
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A ESTAÇÃO: A estação de Santa Cecília foi aberta
em 1912. O nome derivou de uma antiga fazenda da localidade.
Não
consegui nenhuma outra informação sobre esta estação,
que em 1960, segundo o Guia Geral, era apenas uma parada.
ACIMA: Estações do município de Barra do Piraí com as linhas da EFCB (a estação de Santa Cecilia está a oeste da estação central de Barra do Piraí, a meio caminho entre essa estaç~çao e a de Vargem Alegre) e da RMV nos anos 1950- CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VÊ-LA MAIOR (IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, vol. XXII, 1959).
(Fontes:
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Max Vasconcellos,
Vias Brasileiras de Comunicação, 1928; Guias Levi, 1932-1980) |
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Atualização:
28.11.2022
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