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E. F. Dom Pedro
II (1873-1889)
E. F. Central do Brasil (1889-1975)
RFFSA (1975-1996) |
MARECHAL JARDIM
Município de Resende, RJ |
Ramal de São Paulo - km
197,799 (1928) |
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RJ-4279 |
Altitude: 399 m |
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Inauguração: 08.03.1898 |
Uso atual: desconhecido |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1937 |
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HISTORICO DA LINHA: Em
1869, foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do
Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo
da linha da SPR no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha. Em
12/05/1877, chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica,
encontrou-se com a E. F. Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro
e pertencia ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal,
que saía do tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo
Cachoeira no terminal navegável dois anos antes e com bitola larga
(1,60m). A inauguração oficial do encontro entre as duas ferrovias
se deu em 8/7/1877, com festas. As cidades da linha se desenvolveram,
e as que eram prósperas e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"...
O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi
uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba.
Em 1889, com a queda do Império, a E. F. D. Pedro II passou a se chamar
E. F. Central do Brasil, que, em 1896, incorporou a já falida
E. F. do Norte, com o propósito de alargar a bitola e unificar as
2 linhas. O primeiro trecho ficou pronto em 1901 (Cacheoira-Taubaté)
e o trecho todo em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela RFFSA.
O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos
anos 1980, pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte,
foi aos poucos provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998,
o transporte de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado,
com o fim do Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a
concessionária da linha. O transporte de subúrbios, existente desde
1914 no ramal, continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi e
no trecho D. Pedro II-Japeri, no RJ. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Marechal Jardim foi inaugurada como um posto telegráfico
em 1898, mas somente a 1o de janeiro de 1901 o posto "foi
aberto ao tráfego de viajantes, bagagens e encommendas"
(Memória Histórica da Central do Brasil, 1908, p.
501).
Não conheço a situação atual
da estação, que pode ter sido desativada na abertura
da variante de 1968 em Resende.
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1932
AO LADO: Mudanças de trens que param na estação (O Estado de S. Paulo, (19/5/1932). |
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1934
AO LADO: Mudanças de trens que param na estação (O Estado de S. Paulo, (25/3/1934). |
(Fontes: Max Vasconcellos: Vias Brasileiras
de Comunicação, 1928; Memória Histórica
da Central do Brasil, 1908, p. 501; Guia Geral das Estradas de Ferro
do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Atualização:
18.08.2019
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