A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice - estações da linha
...
Oliveira Botelho
Resende
Marechal Jardim
...

...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2010
...
 
E. F. Dom Pedro II (1873-1889)
E. F. Central do Brasil (1889-1975)
RFFSA (1975-1996)
RESENDE (AGULHAS NEGRAS)
Município de Resende, RJ
Ramal de São Paulo - km 190,777 (1928)   RJ-1190
Altitude: 1.179 m   Inauguração: 08.02.1873
Uso atual: restaurada (2010)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1937
 
 
HISTORICO DA LINHA: Em 1869, foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo da linha da SPR no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha. Em 12/05/1877, chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica, encontrou-se com a E. F. Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro e pertencia ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal, que saía do tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo Cachoeira no terminal navegável dois anos antes e com bitola larga (1,60m). A inauguração oficial do encontro entre as duas ferrovias se deu em 8/7/1877, com festas. As cidades da linha se desenvolveram, e as que eram prósperas e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"... O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba. Em 1889, com a queda do Império, a E. F. D. Pedro II passou a se chamar E. F. Central do Brasil, que, em 1896, incorporou a já falida E. F. do Norte, com o propósito de alargar a bitola e unificar as 2 linhas. O primeiro trecho ficou pronto em 1901 (Cachoeira-Taubaté) e o trecho todo em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela RFFSA. O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos anos 1980, pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte, foi aos poucos provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998, o transporte de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado, com o fim do Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a concessionária da linha. O transporte de subúrbios, existente desde 1914 no ramal, continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi e no trecho D. Pedro II-Japeri, no RJ.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Resende, recentemente chamada de Agulhas Negras-Resende, foi inaugurada em 1873.

A estação original foi substituída pela atual em 1937.

Ela fica longe do centro da cidade - atendia realmente à AMAN - Academia Militar das Agulhas Negras, em frente, do outro lado da via Dutra - e desde 1991, quando acabou o trem Santa Cruz (Rio-São Paulo), a estação perdeu a função, se é que em 1991 o Santa Cruz ainda estava parando ali.

O armazém, do outro lado da linha, se manteve e hoje está abandonado; porém, era originalmente a estação de 1873, que tinha originalmente um segundo piso em parte da construção (ver caixa abaixo).

A estação nova esteve servindo como conselho tutelar e atendeu também à MRS. O armazém dava fundos para a via Dutra e estava fechado em 2010. Da estrada dava para ver que a situação do armazém era péssima e da estação não era muito melhor.

Em 2019 havia sido restaurada (ver fotos ao pé da página)

1884
AO LADO:
Queda de barreira próximo a Campo Belo (hoje Itatiaia). Na verdade o problema ocorreu na provincia do Rio de Janeiro e com o trem de bitola larga da Pedro II que se encontrava com o Trem do Norte para baldeação em Cachoeira, SP (O Estado de S. Paulo, 30/10/1884).

1925
AO LADO:
Acidente na estação (O Estado de S. Paulo, 26/5/1925).

1931
AO LADO:
Elogios ao chefe da estação (O Estado de S. Paulo, 28/1/1931).

ACIMA: A estação de Resende durante a revolução de 1932 (Fon-fon, 27/8/1932).

1935
AO LADO:
Descarrilamento na estação de Resende (O Estado de S. Paulo, 28/7/1935).

1939
AO LADO:
Descarrilamento na estação (O Estado de S. Paulo, 1/2/1939).

1940
AO LADO:
Acidente com litorina na estação (O Estado de S. Paulo, 14/1/1940).

1940
AO LADO:
Trilhos partidos próximos à estação (O Estado de S. Paulo, 28/5/1940).

ACIMA: Estação de Resende nos anos 1960 (IBGE).

2012 - ACIMA: O armazém em 2012 , que era originalmente a antiga estação, ainda mantém o estilo dos anos 1870 da antiga E. F. D. Pedro II. Nesse sentido, tem traços arquitetônicos que lembram muitas das estações e armazéns dessa época e que ainda estão em pé. Porém, perdeu o segundo piso (Foto Ricardo Corte, janeiro de 2012).

ACIMA: Sete anos depois, o armazém abandonado e em más condiões exteriores (Foto Felipe Medeiros em 06/2019).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Ricardo Corte; Carlos Latuff; Simone Viana; Juliana Luscher; acervo Claudionor Rosa; O Estado de S. Paulo, 1925 e 1939; Fon-fon, 1932; Arquivo da Biblioteca Nacional; Colecção de 44 vistas photográphicas da Estrada de Ferro Pedro 2º, 1881; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928; IPHAN-RJ; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A antiga estação em 1881. Colecção de 44 vistas photográphicas da Estrada de Ferro Pedro 2º, 1881

Estação e armazém de Resende, c. 1930. Foto do acervo de Claudionor Rosa

Embarque no trem de passageiros na estação antiga. Foto do acervo de Claudionor Rosa

A estação, lado da plataforma, provavelmente anos 1990. Foto do acervo de Claudionor Rosa

Acervo da estação, provavelmente anos 1990. Foto do acervo de Claudionor Rosa

Passageiros e um gatinho esperam pelo trem, provavelmente anos 1990. Foto do acervo de Claudionor Rosa

Visto da Dutra, o armazém em frente à estação, em 1998. Foto Ralph M. Giesbrecht

Fachada da estação de Resende, em 1998. Foto Ralph M. Giesbrecht

Estação de Resende em 02/2008. Foto Carlos Latuff, para o estudo das arquitetas Simone Viana e Juliana Luscher para o IPHAN

O armazém, muito mais bonito que a estação, em 02/2008. Foto Carlos Latuff, para o estudo das arquitetas Simone Viana e Juliana Luscher para o IPHAN

A fachada da estação em 2012, já pintada como parque de diversões. Foto Ricardo Corte em 1/2012

A fachada da estação em 20/6/2019. Foto Felipe Medeiros de Tavares
     
Atualização: 19.01.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.