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E. F. Dom Pedro
II (1871-1989)
E. F. Central do Brasil (1889-1975)
RFFSA (1975-1996) |
PINHEIRAL
(antiga PINHEIRO)
Município de Pinheiral, RJ |
Ramal de São Paulo - km
130,192 (1928) |
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RJ-1192 |
Altitude: 365 m |
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Inauguração: 25.03.1871 |
Uso atual: biblioteca; o armazém virou
a estação da MRS (2005) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1902 |
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HISTORICO DA LINHA: Em
1869, foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do
Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo
da linha da SPR no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha. Em
12/05/1877, chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica,
encontrou-se com a E. F. Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro
e pertencia ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal,
que saía do tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo
Cachoeira no terminal navegável dois anos antes e com bitola larga
(1,60m). A inauguração oficial do encontro entre as duas ferrovias
se deu em 8/7/1877, com festas. As cidades da linha se desenvolveram,
e as que eram prósperas e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"...
O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi
uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba.
Em 1889, com a queda do Império, a E. F. D. Pedro II passou a se chamar
E. F. Central do Brasil, que, em 1896, incorporou a já falida
E. F. do Norte, com o propósito de alargar a bitola e unificar as
2 linhas. O primeiro trecho ficou pronto em 1901 (Cacheoira-Taubaté)
e o trecho todo em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela RFFSA.
O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos
anos 1980, pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte,
foi aos poucos provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998,
o transporte de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado,
com o fim do Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a
concessionária da linha. O transporte de subúrbios, existente desde
1914 no ramal, continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi e
no trecho D. Pedro II-Japeri, no RJ. |
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A ESTAÇÃO: A estação de Pinheiro
foi aberta em 1871 em terras da Fazenda São José do Pinheiro, do
Comendador José Joaquim de Souza Breves, morto em 1879.
Em 1890 a fazenda, junto à estação ferroviária,
foi desapropriada. A sede passou no ano seguinte para a União.
Já existia uma vila ao redor da estação, enquanto
a fazenda foi cedida ao Ministério da Guerra, nela passando a funcionar
um Hospital Militar. Em 1899, passou para o Ministério da Agricultura.
Em 1902, a estação ganhou um novo prédio.
Já a sede da velha fazenda passou de dono em dono, sempre
na esfera federal, e em 1968, já como "Aprendizado Agrícola
Nilo Peçanha", passou a ser subordinado à Universidade
Federal Fluminense, e, em 1985, cedido definitivamente a ela.
Os trens de passageiros da antiga Central já não paravam
mais na estação desde os anos 1970.
Em 1986, um incêndio de grandes proporções destruiu parcialmente
a sede da fazenda, e outro piorou mais as coisas, em 1990. Em 2005,
o casarão estava em ruínas.
Em 1994, Pinheiral tornou-se município.
A estação, desativada, estava servindo em 2005 como
biblioteca. Já o velho armazém ao seu lado passou
a ser, depois de reformado, a estação operacional
da MRS.
ACIMA: A casa central da fazenda de Pinheiro
já adaptada às necessidades da Administração
do Posto e da Escola de Zootecnia, em 1912. Ela podia ser vista da
ferrovia. Para ler mais sobre a Fazenda Pinheiro nos seus tempos áureos, clique aqui.
ACIMA: Na inauguração do Posto,
em 1912, personalidades na estação de Pinheiro - hoje
Pinheiral - entre elas, o Senador Pinheiro Machado e o Ministro Paulo
de Frontin (Fotos da Revista Illustração Brasileira,
1/5/1912, acervo Ralph M. Giesbrecht). de 1912, foi aberto no prédio
o Posto Zootécnico Federal de Pinheiro. Nos anos 1940, a estação
e o local trocam o nome, passando de Pinheiro a Pinheiral.
A sede da fazenda foi passando
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1932
AO LADO: A locomotiva quebrou
na estação (O Estado de S. Paulo, (3/5/1932). |
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1935
AO LADO: Acidente
na estação (O Estado de S. Paulo, (3/5/1935). |
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1939
AO LADO: Acidente na estação de Pinheiro (O Estado
de S. Paulo, 11/7/1939). |
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1940
AO LADO: Rui um pontilhão na estação de Pinheiro (O Estado
de S. Paulo, 20/1/1940). |
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1940
AO LADO: Acidente próximo à estação de Pinheiro (O Estado
de S. Paulo, 20/1/1940). |
ACIMA: O imponente casarão
de Pinheiral (veja a foto mais acima) virou ruínas. O telhado
desabou, as portas e as janelas estão podres, tudo
vira pó (Foto Eliezer Magliano, 2005).
ACIMA: Praça da estação em 2015 (Foto Zilmar Luis dos Reis Agostinho em 15/1/2015).
(Fontes: Jorge Alves Ferreira; Eliezer Magliano;
O Estado de S. Paulo, 1939; Illustração
Brasileira, 1912; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação,
1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação em 01/2003. Foto Jorge Alves Ferreira
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A estação em 01/2003. Foto Jorge Alves Ferreira
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A estação em 01/2003. Foto Jorge Alves Ferreira
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A estação em 01/2003. Foto Jorge Alves Ferreira
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A estação em 01/2003. Foto Jorge Alves Ferreira
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O auto de linha da MRS em frente à estação
de Pinheiral, em 08/2005. Foto Eliezer Magliano |
O antigo armazém é hoje a estação
da MRS em Pinheiral, em 08/2005. Foto Eliezer Magliano |
A estação em 11/1/2015. Foto Zilmar Luis dos Reis Agostinho |
A estação em 11/1/2015. Foto Zilmar Luis dos Reis Agostinho |
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Atualização:
21.07.2020
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