A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice - estações da linha
...
Rademaker
Três Poços
Pinheiral
...

...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
 
E. F. Central do Brasil (1926-anos 1960)
TRÊS POÇOS
Município de Volta Redonda, RJ (veja o local)
Ramal de São Paulo - km 135,768 (1960)   RJ-3541
Altitude: -   Inauguração: 1926
Uso atual: em ruínas   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1926?
 
HISTORICO DA LINHA: Em 1869, foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo da linha da SPR no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha. Em 12/05/1877, chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica, encontrou-se com a E. F. Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro e pertencia ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal, que saía do tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo Cachoeira no terminal navegável dois anos antes e com bitola larga (1,60m). A inauguração oficial do encontro entre as duas ferrovias se deu em 8/7/1877, com festas. As cidades da linha se desenvolveram, e as que eram prósperas e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"... O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba. Em 1889, com a queda do Império, a E. F. D. Pedro II passou a se chamar E. F. Central do Brasil, que, em 1896, incorporou a já falida E. F. do Norte, com o propósito de alargar a bitola e unificar as 2 linhas. O primeiro trecho ficou pronto em 1901 (Cacheoira-Taubaté) e o trecho todo em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela RFFSA. O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos anos 1980, pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte, foi aos poucos provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998, o transporte de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado, com o fim do Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a concessionária da linha. O transporte de subúrbios, existente desde 1914 no ramal, continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi e no trecho D. Pedro II-Japeri, no RJ.
 
A ESTAÇÃO: A parada de Três Poços foi aberta em 1926.

"A comunidade de Três Poços nos anos 1940 resumia-se a um casarão de uma antiga fazenda imperial - a fazenda Três Poços - no qual existia um convento dos Padres Trapistas do Tremembé e nos anos 1950 dos Padres Jesuítas. Esta parada durou até o inicio dos anos 1960 quando foi desativada, pois começaram a circular os ônibus entre Pinheiral e Volta Redonda. Atualmente existe apenas o piso elevado e as duas colunas. O teto foi roubado" (Eustáquio Geraldo Nardini, 06/2006).
     

Ao lado, a parada, nos anos 1940, ou, mais provavelmente 1950. Ao fundo, uma locomotiva FA puxando um cargueiro, e não o famoso trem Santa Cruz. Acervo Eustáquio Geraldo Nardini
     
     
Atualização: 12.12.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.