A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice - estações da linha
...
Floriano
Pombal
Saudade
...

...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
...
 
E. F. Dom Pedro II (1874-1889)
E. F. Central do Brasil (1889-1975)
RFFSA (1975-1996)
POMBAL
Município de Barra Mansa, RJ
Ramal de São Paulo - km 164,798 (1928)   RJ-1191
Altitude: 380 m   Inauguração: 24.09.1874
Uso atual: estação-velha: restaurante (2021) estação nova: moradia (2021).   com trilhos
Data de construção dos prédios atuais: 1874 (?) e
anos 1950-60.
 
HISTORICO DA LINHA: Em 1869, foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo da linha da SPR no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha. Em 12/05/1877, chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica, encontrou-se com a E. F. Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro e pertencia ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal, que saía do tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo Cachoeira no terminal navegável dois anos antes e com bitola larga (1,60m). A inauguração oficial do encontro entre as duas ferrovias se deu em 8/7/1877, com festas. As cidades da linha se desenvolveram, e as que eram prósperas e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"... O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba. Em 1889, com a queda do Império, a E. F. D. Pedro II passou a se chamar E. F. Central do Brasil, que, em 1896, incorporou a já falida E. F. do Norte, com o propósito de alargar a bitola e unificar as 2 linhas. O primeiro trecho ficou pronto em 1901 (Cacheoira-Taubaté) e o trecho todo em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela RFFSA. O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos anos 1980, pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte, foi aos poucos provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998, o transporte de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado, com o fim do Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a concessionária da linha. O transporte de subúrbios, existente desde 1914 no ramal, continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi e no trecho D. Pedro II-Japeri, no RJ.
 
A ESTAÇÃO: A estação original de Pombal foi inaugurada em 1874, com este nome por causa de uma fazenda ali próxima.

Existem duas estações distintas, uma Pombal-velha e outra Pombal-nova. Em algum momento (nos anos 1950-60, talvez), uma nova estação foi construída por causa de uma retificação de linha na região e a velha não foi derrubada.

A Pombal-Nova está até hoje à beira da linha ativa e em 2021 abrigava um restaurante chamado "Estação ArtCafé" que fica ao lado da Dutra. O marido da minha prima trabalhava lá. 

A Pombal-Velha fica um pouco depois (no sentido SP), dentro da pequena vila de Pombal, que tem acesso por uma saída meio escondida na Via Dutra. Ainda há trilhos passando por esta estação, mas eles não estão mais conectados à linha que foi retificada.

Esta estação Pombal-Velha em 2021 era ocupada por uma família e
ficava espremida entre a via Dutra e o rio Paraíba, bem próxima aos dois e também à antiga fábrica da DuPont e à Vila Cantagalo.

1880
AO LADO:
Gravissimo acidente na estação de Pombal. O texto à esquerda ainda dava pouquíssimos detalhes sobre o desastre - CONTINUAÇÕES DA NOTÍCIA: CLIQUE SOBRE 01, 02 e 03- (A Provincia de S. Paulo, 21/1/1880).

1888
AO LADO:
Atropelamento em Pombal (A Provincia de S. Paulo, 10/11/1888).

1939
AO LADO:
Acidente em passagem de nivel próxima a Pombal (O Estado de S. Paulo, 21/2/1939).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Antonio Leal; Carlos Latuff; Manoel Monachesi; Simone Viana; Juliana Luscher; O Estado de S. Paulo, 1939).
     

A estação velha por volta de 1990. Estava largada, mas ainda não descaracterizada. Foto Manoel Monachesi

A estação nova por volta de 1990. Foto Manoel Monachesi

A estação velha por volta de 1990. Foto Manoel Monachesi

A estação nova, frente para a via Dutra, em 1998. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação nova, lado da plataforma, em 1998. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação nova em 02/2008. Foto Carlos Latuff, para o estudo das arquitetas Simone Viana e Juliana Luscher para o IPHAN

A estação de Pombal velha em 28/09/2018. Foto Luca Teodoro

A estação velha, reformada, em agosto de 2021. Foto Antonio Leal
 
     
Atualização: 22.08.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.