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E. F. Rio de Ouro
(1886-1928)
E. F. Central do Brasil (1928-1964) |
IGUAÇU
Município de Nova Iguaçu, RJ |
Ramal do Tinguá - km 42,010
(1960) |
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RJ-4089 |
Altitude: 8 m |
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Inauguração: 03.10.1886 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal do Tinguá foi aberto provavelmente já em 1883,
com a linha principal da E. F. Rio D'Ouro. Saía da estação
de José Bulhões (Cava) e seguia até a localidade
de Tinguá. Passou a transportar passageiros e fechou suas linhas
em 1964. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Iguassu foi inaugurada em 1886 (o nome com ç veio
mais tarde, por causa das alterações de escrita). Não
se sabe se na época a vila já estava quase vazia por
causa da epidemia de cólera (ver texto abaixo).
Em 1964 até a estação fechou.
Em 2007, o ambiente era desolador: "Cheguei a percorrer
a pé o trecho entre São Bernardino e Iguaçu. Nada, absolutamente nada
restou da ferrovia. Em alguns pontos do leito que virou estrada
de terra (e que com a chuva virou lama) é possível notar o relevo
indicando que ali houve dormentes. Cheguei a fotografar o local onde
ficavam as duas paradas, mas nem vale a pena te enviar, pois não há
qualquer vestígio visível da presença delas.
Só fiquei sabendo de sua localização após ouvir moradores próximos,
e mesmo assim só os mais velhos é que se lembram. Todas as paradas
foram demolidas" (Carlos Latuff, 2007).
Desde o início dos
anos 1800 existia a vila de Iguassu, à margem do rio Iguaçu,
muito perto de onde estão as ruínas da Fazenda São Bernardino,
na região de Tinguá. Essa vila cresceu, virou comarca e município.
Pouco tempo depois, em terras pertencentes a Iguassu, formou-se
um arraial chamado Maxambomba, que veio a crescer bastante com
a chegada da Estrada de Ferro D. Pedro II, em 1858. A vila de
Iguassu, porém, era pujante, por causa da sua localização privilegiada,
às margens de uma das variantes do Caminho Novo para Minas Gerais
e do rio Iguaçu, navegável àquele tempo. Por ele, atingia-se
a Baía de Guanabara e a capital do Império. O que hoje conhecemos
por "Baixada Fluminense" - Duque de Caxias, São João de Meriti,
Nilópolis - era o município de Iguassu, com sua sede lá em Tinguá.
Lá pelo final do século XIX, irrompeu um surto de cólera em
Iguassu; morreu muita gente e os governantes decidiram mudar
a sede do município para Maxambomba, que acabou virando Nova
Iguassu por volta dos anos 1910. A cidade velha foi paulatinamente
abandonada e a floresta tomou conta. Ainda hoje há escombros
da velha Iguassu nas matas de Tinguá, e é possível que quando
a EF Rio de Ouro lá chegou com o ramal de Tinguá, pouco ou nada
mais restasse da antiga pujança |
AO LADO:
Texto de Leandro Cesar dos Santos, maio de 2009.
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ACIMA: O mapa mais confiável (sem escala e sem respeitar os pontos cardeaisnem as curvas reais da ferrovia das linhas da E. F. Rio de Ouro. Mesmo assim, merece algumas ressalvas, que serão assinaladas quando necessário. Aqui, considerada como a linha-tronco a linha vertical em cor azul escuro. A posição da estação de Cava na linha-tronco, dá saída ao ramal de Tinguá traçado em vermelho (Autor: Eduardo Roberto Moreira).NOTA IMPORTANTE. As estaçõea de Capivary (que se situava no ramal de Xerém, entre Lamarão e Quilômetro 43 e o ramal de Gairão, que saía de João Pinto, embora apareca neste mapa, não foram por mim encontradas em documentação alguma.
(Fontes: Eduardo P. Moreira; Carlos Latuff;
Leandro Cesar dos Santos; Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil,
1960; Guias Levi, 1932-80) |
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Atualização:
26.04.2022
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