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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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São Bernardino
Iguaçu
Barreira
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Rio de Ouro (1886-1928)
E. F. Central do Brasil (1928-1964)
IGUAÇU
Município de Nova Iguaçu, RJ
Ramal do Tinguá - km 42,010 (1960)   RJ-4089
Altitude: 8 m   Inauguração: 03.10.1886
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal do Tinguá foi aberto provavelmente já em 1883, com a linha principal da E. F. Rio D'Ouro. Saía da estação de José Bulhões (Cava) e seguia até a localidade de Tinguá. Passou a transportar passageiros e fechou suas linhas em 1964.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Iguassu foi inaugurada em 1886 (o nome com ç veio mais tarde, por causa das alterações de escrita). Não se sabe se na época a vila já estava quase vazia por causa da epidemia de cólera (ver texto abaixo).

Em 1964 até a estação fechou.

Em 2007, o ambiente era desolador: "Cheguei a percorrer a pé o trecho entre São Bernardino e Iguaçu. Nada, absolutamente nada restou da ferrovia. Em alguns pontos do leito que virou estrada de terra (e que com a chuva virou lama) é possível notar o relevo indicando que ali houve dormentes. Cheguei a fotografar o local onde ficavam as duas paradas, mas nem vale a pena te enviar, pois não há qualquer vestígio visível da presença
delas. Só fiquei sabendo de sua localização após ouvir moradores próximos, e mesmo assim só os mais velhos é que se lembram. Todas as paradas foram demolidas" (Carlos Latuff, 2007).

Desde o início dos anos 1800 existia a vila de Iguassu, à margem do rio Iguaçu, muito perto de onde estão as ruínas da Fazenda São Bernardino, na região de Tinguá. Essa vila cresceu, virou comarca e município. Pouco tempo depois, em terras pertencentes a Iguassu, formou-se um arraial chamado Maxambomba, que veio a crescer bastante com a chegada da Estrada de Ferro D. Pedro II, em 1858. A vila de Iguassu, porém, era pujante, por causa da sua localização privilegiada, às margens de uma das variantes do Caminho Novo para Minas Gerais e do rio Iguaçu, navegável àquele tempo. Por ele, atingia-se a Baía de Guanabara e a capital do Império. O que hoje conhecemos por "Baixada Fluminense" - Duque de Caxias, São João de Meriti, Nilópolis - era o município de Iguassu, com sua sede lá em Tinguá. Lá pelo final do século XIX, irrompeu um surto de cólera em Iguassu; morreu muita gente e os governantes decidiram mudar a sede do município para Maxambomba, que acabou virando Nova Iguassu por volta dos anos 1910. A cidade velha foi paulatinamente abandonada e a floresta tomou conta. Ainda hoje há escombros da velha Iguassu nas matas de Tinguá, e é possível que quando a EF Rio de Ouro lá chegou com o ramal de Tinguá, pouco ou nada mais restasse da antiga pujança
AO LADO: Texto de Leandro Cesar dos Santos, maio de 2009.

ACIMA: O mapa mais confiável (sem escala e sem respeitar os pontos cardeaisnem as curvas reais da ferrovia das linhas da E. F. Rio de Ouro. Mesmo assim, merece algumas ressalvas, que serão assinaladas quando necessário. Aqui, considerada como a linha-tronco a linha vertical em cor azul escuro. A posição da estação de Cava na linha-tronco, dá saída ao ramal de Tinguá traçado em vermelho (Autor: Eduardo Roberto Moreira).NOTA IMPORTANTE. As estaçõea de Capivary (que se situava no ramal de Xerém, entre Lamarão e Quilômetro 43 e o ramal de Gairão, que saía de João Pinto, embora apareca neste mapa, não foram por mim encontradas em documentação alguma.

(Fontes: Eduardo P. Moreira; Carlos Latuff; Leandro Cesar dos Santos; Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80)
     
     
     
Atualização: 26.04.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.