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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Irajá
Colégio
Coelho Neto
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Rio de Ouro (1883-1928)
E. F. Central do Brasil (1928-1970)
COLÉGIO
Município de Rio de Janeiro, RJ
E. F. Rio de Ouro - km 15,542 (1938)   RJ-0641
Altitude: 12 m   Inauguração: 15.01.1883
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1930 (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro Rio do Ouro foi construída para montar e cuidar dos reservatórios e do abastecimento de parte da cidade do Rio de Janeiro, tendo sido aberta ao tráfego de passageiros em 1883. Inicialmente saía do Caju e mais tarde (nos anos 1920) passou a ter como início a estação de Francisco Sá. Depois dessa mudança o seu curso inicial foi totalmente alterado e ela passou a acompanhar de muito próximo a linha Auxiliar até a estação de Del Castilho (no caso da Rio de Ouro, estaestação se chamava Liberdade, quando se separavam as linhas. Na estação da Pavuna elas voltavam a se encontrar. O trecho final, até Belford Roxo, era compartilhado com os trens metropolitanos da Auxiliar (depois da Leopoldina) em bitola mista. Em 1970 os trens da Rio de Ouro, ainda a vapor, embora tenham sido feito testes com locomotivas diesel, deixaram de circular. A Rio de Ouro, encampada pela Central do Brasil nos anos 1920, tinha vários ramais e três deles sobreviveram como trens de subúrbio até o final dos anos 1960, mesma época da desativação da linha-tronco: os ramais de Xerém, do Tinguá e de São Pedro (Jaceruba). Parte do leito de sua linha-tronco foi utilizada na construção da linha 2 do metrô do Rio de Janeiro.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Colégio foi aberta em 1883 pela E. F. Rio de Ouro, sendo uma das estações originais da ferrovia. A data consta no Guia Geral das E. F. do Brasil de 1960, mas não no anuncio de 15/1/1883 - ver caixa abaixo.

Em 1930, pouco depois da encampação da ferrovia pela Central, teve um novo prédio construído (ver dístico na foto abaixo).

Com a desativação da ferrovia em 1970, foi demolida.

Hoje em dia existe uma estação de metrô com o mesmo nome, mas não no mesmo local - seria uma das poucas estações da linha 2 do metrô no trecho em que ele ocupa o leito da antiga Rio de Ouro e a estação atual não está no mesmo local da antiga da ferrovia.

NOTA DO AUTOR: Como em diversas estações da E. F. Rio do Ouro, há muitas dúvidas na posição, no nome, na quilometragem e na data de inauguração dessas estações.
1883
AO LADO:
Inauguração da E. F. Rio de Ouron. A linha tronco principal estava praticamente entregue. Depois vieram alguns ramais e estações intermediárias. Mas seria esta a ordem das estações então abertas? Ou ela não está em ordem? A estação de Colegio não consta na relação A Provincia de S. Paulo, 16/01/'883).

1931
AO LADO:
Descarrilamento na estação de Colegio (O Estado de S. Paulo, 14/11/1931)


ACIMA: A estação de Colegio já desativada em 1972 (Autor desconhecido).

ACIMA: Mapa geral do que teria sido a Estrada de Ferro Rio De Ouro ddurante sua existência, do final do século XIX até por volta de 1970. A linhas-tronco original e seus ramais nunca conviveram ao mesmo tempo, o que torna obrigatório a existência com praticamente uma cor para cada linha no desenho. A cor roxa escura teria sido a linha-tronco original, ligando Caju a Jaceruba e a linha verde foi construída para mudar o ponto zero de Francisco Sá a Engenho do Mato. No final dos anos 1920, o trecho que ligava o Caju â região de Belfort Roxo foi extinto e substituído por outro percurso, numa época que, por existirem diversas fontes diferentes e conflitantes entre si (Desenho: Eduardo P. Moreira, durante os anos 2010).NOTA IMPORTANTE. As estaçõea de Capivary (que se situava no ramal de Xerém, entre Lamarão e Quilômetro 43 e o ramal de Gairão, que saía de João Pinto, embora apareca neste mapa, não foram por mim encontradas em documentação alguma.

(Fontes: Orlando de Barros Barbosa; Max Vasconcellos)
     

Estação de Colégio, em 1930. Foto de autor desconhecido

A estação em 1952. Foto de jornal desconhecido.

A estação já desativada e servindo de moradia em 1871. Cessão Caelos Melekh
     
     
Atualização: 03.05.2022
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