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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Vicente de Carvalho
Irajá
Colégio
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Rio de Ouro (1883-1928)
E. F. Central do Brasil (1928-1970)
IRAJÁ
Município de Rio de Janeiro, RJ
E. F. Rio de Ouro - km   RJ-0635
Altitude: 18 m   Inauguração: 15.01.1883
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1929 (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro Rio do Ouro foi construída para montar e cuidar dos reservatórios e do abastecimento de parte da cidade do Rio de Janeiro, tendo sido aberta ao tráfego de passageiros em 1883. Inicialmente saía do Caju e mais tarde (nos anos 1920) passou a ter como início a estação de Francisco Sá. Depois dessa mudança o seu curso inicial foi totalmente alterado e ela passou a acompanhar de muito próximo a linha Auxiliar até a estação de Del Castilho (no caso da Rio de Ouro, estaestação se chamava Liberdade, quando se separavam as linhas. Na estação da Pavuna elas voltavam a se encontrar. O trecho final, até Belford Roxo, era compartilhado com os trens metropolitanos da Auxiliar (depois da Leopoldina) em bitola mista. Em 1970 os trens da Rio de Ouro, ainda a vapor, embora tenham sido feito testes com locomotivas diesel, deixaram de circular. A Rio de Ouro, encampada pela Central do Brasil nos anos 1920, tinha vários ramais e três deles sobreviveram como trens de subúrbio até o final dos anos 1960, mesma época da desativação da linha-tronco: os ramais de Xerém, do Tinguá e de São Pedro (Jaceruba). Parte do leito de sua linha-tronco foi utilizada na construção da linha 2 do metrô do Rio de Janeiro.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Irajá foi aberta em 1883 pela E. F. Rio de Ouro, sendo uma das estações originais da ferrovia, que também aparece no anuncio dos jornais de 15/1/1883 (ver caixa abaixo) e também consta do Guia Geral das E. F. do Brasil de 1960.

Em 14 de dezembro de 1929, foi entregue um novo prédio para a estação, que, nos anos 1970, ainda estava de pé.

"Antes da década de 1930 não havia uma estação de trem propriamente dita no bairro de Irajá, e era utilizada uma rampa localizada nas proximidades da Av. Automóvel Clube, de quem segue para Vicente de Carvalho, defronte à leiteria do Sr. Manoel Loureiro. Existia no local uma loja que vendia as passagens. A primeira plataforma coberta da estação foi construída do lado oposto da Av. Monsenhor Félix, de quem segue para o bairro do Colégio. Em 1937 ela sofreu modificações com a troca de plataformas de madeira pela de concreto. Na década de 1930, ainda era possível observar-se vestígios da antiga rampa de embarque e desembarque de passageiros e cargas".

Hoje em dia existe uma estação de metrô com o mesmo nome e no mesmo local, pois o metrô em boa parte do percurso passa pelo antigo leito da ferrovia. A antiga estação de Irajá estava colocada no lado oposto da estação do Metrô, a esquerda da Av. Monsenhor Félix, ao lado do BC Boêmios de Irajá. Onde é a calçada era a linha e na pista de asfalto era a estação.

NOTA DO AUTOR: Como em diversas estações da E. F. Rio do Ouro, há muitas dúvidas na posição, no nome, na quilometragem e na data de inauguração dessas estações.

1883
AO LADO:
Inauguração da E. F. Rio de Ouron. A linha tronco principal estava praticamente entregue. Depois vieram alguns ramais e estações intermediárias. Mas seria esta a ordem das estações então abertas? Ou ela não está em ordem? A Provincia de S. Paulo, 16/01/'883).

ACIMA: Os problemas na estrutura da estação em 1930 (Diario da Noite, data não identificada em 1930).


ACIMA: Repare na marquise da estação projetada a esquerda e compare com as fotos que vc tem da mesma, de frente. Pela característica do lotação, a foto é dos anos 1950 (palpite!). O lotação que espera o trem passar na passagem de nível está na Av. Monsenhor Félix indo no sentido de Madureira e o trem da Rio D'ouro está junto à av. Automóvel Clube indo para a Vicente de Carvalho e acabando de deixar a Estação de Irajá. Hoje o metrô passa onde está a pista única da Automóvel Clube, mas em elevação. Onde havia a estação da Rio D'ouro, hoje é a calçada da Automóvel Clube. Ainda há o fato de a via ter sido duplicada. Essa foto foi batida a 90º em comparação às fotos so site (abaixo), pois o dístico com o nome da estação, que está de frente nas outras fotos agora está voltado para a esquerda (Texto escrito e enviado por Adenilson M. Souza; Autor da foto: desconhecido).

ACIMA: Mapa geral do que teria sido a Estrada de Ferro Rio De Ouro ddurante sua existência, do final do século XIX até por volta de 1970. A linhas-tronco original e seus ramais nunca conviveram ao mesmo tempo, o que torna obrigatório a existência com praticamente uma cor para cada linha no desenho. A cor roxa escura teria sido a linha-tronco original, ligando Caju a Jaceruba e a linha verde foi construída para mudar o ponto zero de Francisco Sá a Engenho do Mato. No final dos anos 1920, o trecho que ligava o Caju â região de Belfort Roxo foi extinto e substituído por outro percurso, numa época que, por existirem diversas fontes diferentes e conflitantes entre si (Desenho: Eduardo P. Moreira, durante os anos 2010).NOTA IMPORTANTE. As estaçõea de Capivary (que se situava no ramal de Xerém, entre Lamarão e Quilômetro 43 e o ramal de Gairão, que saía de João Pinto, embora apareca neste mapa, não foram por mim encontradas em documentação alguma.

(Fontes: Ronaldo Luiz-Martins; Adenilson M. Souza; José E. Buzelin; Agostinho Rodrigues; Orlando de Barros Barbosa; Diario da Noite, 1930; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928)
     

Fachada e entrada da estação de Irajá, em maio de 1937. Foto do site da CBTU

Acima, a estação de corpo inteiro. Desenho Thales Veiga.
À direita, a estação do Irajá, já desativada, por volta dos anos 1970. Foto cedida por José E. Buzelin

A estação de Irajá, c. 1970. Autor desconhecido
   
     
Atualização: 28.04.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.