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E. F. Rio de Ouro
(1883-1928)
E. F. Central do Brasil (1928-1970) |
IRAJÁ
Município de Rio de Janeiro, RJ |
E. F. Rio de Ouro - km |
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RJ-0635 |
Altitude: 18 m |
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Inauguração: 15.01.1883 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1929 (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: A
Estrada de Ferro Rio do Ouro foi construída para montar e cuidar
dos reservatórios e do abastecimento de parte da cidade do Rio de
Janeiro, tendo sido aberta ao tráfego de passageiros em 1883. Inicialmente
saía do Caju e mais tarde (nos anos 1920) passou a ter como início a estação
de Francisco Sá. Depois dessa mudança o seu curso inicial foi totalmente alterado
e ela passou a acompanhar de muito próximo a linha Auxiliar até a
estação de Del Castilho (no caso da Rio de Ouro, estaestação se chamava Liberdade, quando se separavam as linhas. Na estação
da Pavuna elas voltavam a se encontrar. O trecho final, até Belford
Roxo, era compartilhado com os trens metropolitanos da Auxiliar (depois
da Leopoldina) em bitola mista. Em 1970 os trens da Rio de Ouro, ainda
a vapor, embora tenham sido feito testes com locomotivas diesel, deixaram
de circular. A Rio de Ouro, encampada pela Central do Brasil nos anos
1920, tinha vários ramais e três deles sobreviveram como trens de
subúrbio até o final dos anos 1960, mesma época da desativação da linha-tronco: os ramais
de Xerém, do Tinguá e de São Pedro (Jaceruba). Parte do leito de sua linha-tronco
foi utilizada na construção da linha 2 do metrô
do Rio de Janeiro. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Irajá foi aberta em 1883 pela E. F. Rio de Ouro,
sendo uma das estações originais da ferrovia, que também aparece no anuncio dos jornais de 15/1/1883 (ver caixa abaixo) e também consta do Guia Geral das E. F. do Brasil de 1960.
Em 14 de dezembro de 1929, foi entregue um novo prédio para
a estação, que, nos anos 1970, ainda estava de pé.
"Antes da década de 1930 não havia uma estação de trem propriamente
dita no bairro de Irajá, e era utilizada uma rampa localizada nas
proximidades da Av. Automóvel Clube, de quem segue para Vicente de
Carvalho, defronte à leiteria do Sr. Manoel Loureiro. Existia
no local uma loja que vendia as passagens. A primeira plataforma coberta
da estação foi construída do lado oposto da Av. Monsenhor Félix, de
quem segue para o bairro do Colégio. Em 1937 ela sofreu modificações
com a troca de plataformas de madeira pela de concreto. Na década
de 1930, ainda era possível observar-se vestígios da antiga
rampa de embarque e desembarque de passageiros e cargas".
Hoje em dia existe uma estação de metrô com o
mesmo nome e no mesmo local, pois o metrô em boa parte do percurso
passa pelo antigo leito da ferrovia. A antiga estação de Irajá
estava colocada no lado oposto da estação do Metrô, a esquerda da
Av. Monsenhor Félix, ao lado do BC Boêmios de Irajá. Onde é a calçada
era a linha e na pista de asfalto era a estação.
NOTA DO AUTOR: Como em diversas estações da E. F. Rio do Ouro, há muitas dúvidas na posição, no nome, na quilometragem e na data de inauguração dessas estações.
1883
AO LADO: Inauguração da E. F. Rio de Ouron. A linha tronco principal estava praticamente entregue. Depois vieram alguns ramais e estações intermediárias. Mas seria esta a ordem das estações então abertas? Ou ela não está em ordem? A Provincia de S. Paulo, 16/01/'883). |
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ACIMA: Os problemas na estrutura da
estação em 1930 (Diario da Noite, data não identificada
em 1930).
ACIMA: Repare na marquise da estação projetada
a esquerda e compare com as fotos que vc tem da mesma, de frente.
Pela característica do lotação, a foto é dos anos 1950 (palpite!).
O lotação que espera o trem passar na passagem de nível está na Av.
Monsenhor Félix indo no sentido de Madureira e o trem da Rio D'ouro
está junto à av. Automóvel Clube indo para a Vicente de Carvalho e
acabando de deixar a Estação de Irajá. Hoje o metrô passa onde está
a pista única da Automóvel Clube, mas em elevação. Onde havia a estação
da Rio D'ouro, hoje é a calçada da Automóvel Clube. Ainda há
o fato de a via ter sido duplicada. Essa foto foi batida a 90º em
comparação às fotos so site (abaixo), pois o dístico com o nome da
estação, que está de frente nas outras fotos agora está voltado para
a esquerda (Texto escrito e enviado por Adenilson M. Souza; Autor
da foto: desconhecido).
ACIMA: Mapa geral do que teria sido a Estrada de Ferro Rio De Ouro ddurante sua existência, do final do século XIX até por volta de 1970. A linhas-tronco original e seus ramais nunca conviveram ao mesmo tempo, o que torna obrigatório a existência com praticamente uma cor para cada linha no desenho. A cor roxa escura teria sido a linha-tronco original, ligando Caju a Jaceruba e a linha verde foi construída para mudar o ponto zero de Francisco Sá a Engenho do Mato. No final dos anos 1920, o trecho que ligava o Caju â região de Belfort Roxo foi extinto e substituído por outro percurso, numa época que, por existirem diversas fontes diferentes e conflitantes entre si (Desenho: Eduardo P. Moreira, durante os anos 2010).NOTA IMPORTANTE. As estaçõea de Capivary (que se situava no ramal de Xerém, entre Lamarão e Quilômetro 43 e o ramal de Gairão, que saía de João Pinto, embora apareca neste mapa, não foram por mim encontradas em documentação alguma.
(Fontes: Ronaldo Luiz-Martins;
Adenilson M. Souza; José E. Buzelin; Agostinho Rodrigues;
Orlando de Barros Barbosa; Diario da Noite, 1930; Max Vasconcellos:
Vias Brasileiras de Communicação, 1928) |
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Fachada e entrada da estação de Irajá, em maio de 1937.
Foto do site da CBTU |
Acima, a estação de corpo inteiro. Desenho Thales
Veiga.
À direita, a estação do Irajá, já
desativada, por volta dos anos 1970. Foto cedida por José
E. Buzelin |
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A estação de Irajá, c. 1970. Autor desconhecido |
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Atualização:
28.04.2022
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