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E. F. Rio de Ouro
(1898-1928)
E. F. Central do Brasil (1928-1970) |
DEL
CASTILHO (da RIO D'OURO) (antiga LIBERDADE)
Município de Rio de Janeiro, RJ |
E. F. Rio de Ouro - km 8,044 (1960) |
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RJ-3277 |
Altitude: 15 m |
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Inauguração: 23.08.1898 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: A
Estrada de Ferro Rio do Ouro foi construída para construir e cuidar
dos reservatórios e do abastecimento de parte da cidade do Rio de
Janeiro e foi aberta ao tráfego de passageiros em 1883. Inicialmente
saía do Caju e mais tarde (1922) passou a ter como início a estação
de Francisco Sá. Depois dessa mudança o seu curso inicial foi alterado
e ela passou a acompanhar de muito próximo a linha Auxiliar até a
estação de Del Castilho, quando se separavam as linhas. Na estação
da Pavuna elas voltavam a se encontrar. O trecho final, até Belford
Roxo, era compartilhado com os trens metropolitanos da Auxiliar (depois
da Leopoldina) em bitola mista. Em 1970 os trens da Rio de Ouro, ainda
a vapor, embora tenham sido feito testes com locomotivas diesel, deixaram
de circular. A Rio de Ouro, encampada pela Central do Brasil nos anos
1920, tinha vários ramais e três deles sobreviveram como trens de
subúrbio até a mesma época da desativação da linha-tronco: os ramais
de Xerém, do Tinguá e de São Pedro (Jaceruba). Parte de sua linha-tronco
foi utilizada na construção da linha 2 do metrô
do Rio de Janeiro. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Liberdade foi aberta em 1898 pela E. F. Rio de Ouro.
Mais tarde teve o nome alterado para Del Castilho. Havia, no
entanto, já uma outra estação, da linha Auxiliar,
muito próxima a esta, com o mesmo nome, que funciona até os dias de
hoje como estação de trens metropolitanos da Supervias.
Com a desativação da ferrovia em 1970, foi demolida.
Ficava junto à fábrica de tecidos Nova América,
que começou a operar em 1924 e que, depois de desativada em
1991, teve o prédio adaptado para um shopping center.
No local da antiga plataforma foi construída a estação
Del Castilho da Linha 2 do metrô, que em grande parte
usa o leito original da Rio D'Ouro.
1883
AO LADO: Inauguração da E. F. Rio de Ouron. A linha tronco principal estava praticamente entregue. Depois vieram alguns ramais e estações intermediárias. Mas seria est a ordem dsa estações então abertas? Ou ela não está em ordem? A Provincia de S. Paulo, 16/01/'883). |
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1940
À ESQUERDA: Entrega de dupkicação de linhas (O Estado de S. Paulo,
17/7/1940). |
(Fontes: Orlando de Barros Barbosa; Helio Suêvo Rodrigues,
A formação das Estradas de Ferro do Rio de Janeiro,
Memória do Trem, 2004; Guia Geral das Estradas de Ferro do
Brasil, 1960) |
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Ruínas da estação, anos 1970. Ao fundo,
à direita, a fábrica da Nova América. Acervo
Memória do Trem |
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Atualização:
18.10.2021
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