A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Maria da Graça
Del Castilho
Inhaúma
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2006
...
 
E. F. Rio de Ouro (1898-1928)
E. F. Central do Brasil (1928-1970)
DEL CASTILHO (da RIO D'OURO) (antiga LIBERDADE)
Município de Rio de Janeiro, RJ
E. F. Rio de Ouro - km 8,044 (1960)   RJ-3277
Altitude: 15 m   Inauguração: 23.08.1898
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro Rio do Ouro foi construída para construir e cuidar dos reservatórios e do abastecimento de parte da cidade do Rio de Janeiro e foi aberta ao tráfego de passageiros em 1883. Inicialmente saía do Caju e mais tarde (1922) passou a ter como início a estação de Francisco Sá. Depois dessa mudança o seu curso inicial foi alterado e ela passou a acompanhar de muito próximo a linha Auxiliar até a estação de Del Castilho, quando se separavam as linhas. Na estação da Pavuna elas voltavam a se encontrar. O trecho final, até Belford Roxo, era compartilhado com os trens metropolitanos da Auxiliar (depois da Leopoldina) em bitola mista. Em 1970 os trens da Rio de Ouro, ainda a vapor, embora tenham sido feito testes com locomotivas diesel, deixaram de circular. A Rio de Ouro, encampada pela Central do Brasil nos anos 1920, tinha vários ramais e três deles sobreviveram como trens de subúrbio até a mesma época da desativação da linha-tronco: os ramais de Xerém, do Tinguá e de São Pedro (Jaceruba). Parte de sua linha-tronco foi utilizada na construção da linha 2 do metrô do Rio de Janeiro.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Liberdade foi aberta em 1898 pela E. F. Rio de Ouro.

Mais tarde teve o nome alterado para Del Castilho. Havia, no entanto, já uma outra estação, da linha Auxiliar, muito próxima a esta, com o mesmo nome, que funciona até os dias de hoje como estação de trens metropolitanos da Supervias.

Com a desativação da ferrovia em 1970, foi demolida. Ficava junto à fábrica de tecidos Nova América, que começou a operar em 1924 e que, depois de desativada em 1991, teve o prédio adaptado para um shopping center.

No local da antiga plataforma foi construída a estação Del Castilho da Linha 2 do metrô, que em grande parte usa o leito original da Rio D'Ouro.

1883
AO LADO:
Inauguração da E. F. Rio de Ouron. A linha tronco principal estava praticamente entregue. Depois vieram alguns ramais e estações intermediárias. Mas seria est a ordem dsa estações então abertas? Ou ela não está em ordem? A Provincia de S. Paulo, 16/01/'883).

1940
À ESQUERDA: Entrega de dupkicação de linhas (O Estado de S. Paulo, 17/7/1940).
(Fontes: Orlando de Barros Barbosa; Helio Suêvo Rodrigues, A formação das Estradas de Ferro do Rio de Janeiro, Memória do Trem, 2004; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

Ruínas da estação, anos 1970. Ao fundo, à direita, a fábrica da Nova América. Acervo Memória do Trem
   
     
     
Atualização: 18.10.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.