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E. F. Rio de Ouro
(1897-1928)
E. F. Central do Brasil (1928-1970) |
INHAÚMA
Município de Rio de Janeiro, RJ |
E. F. Rio de Ouro - km 8,854 (1938) |
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RJ-0636 |
Altitude: 18 m |
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Inauguração: 23.08.1898 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: A
Estrada de Ferro Rio do Ouro foi construída para montar e cuidar
dos reservatórios e do abastecimento de parte da cidade do Rio de
Janeiro, tendo sido aberta ao tráfego de passageiros em 1883. Inicialmente
saía do Caju e mais tarde (nos anos 1920) passou a ter como início a estação
de Francisco Sá. Depois dessa mudança o seu curso inicial foi totalmente alterado
e ela passou a acompanhar de muito próximo a linha Auxiliar até a
estação de Del Castilho (no caso da Rio de Ouro, estaestação se chamava Liberdade, quando se separavam as linhas. Na estação
da Pavuna elas voltavam a se encontrar. O trecho final, até Belford
Roxo, era compartilhado com os trens metropolitanos da Auxiliar (depois
da Leopoldina) em bitola mista. Em 1970 os trens da Rio de Ouro, ainda
a vapor, embora tenham sido feito testes com locomotivas diesel, deixaram
de circular. A Rio de Ouro, encampada pela Central do Brasil nos anos
1920, tinha vários ramais e três deles sobreviveram como trens de
subúrbio até o final dos anos 1960, mesma época da desativação da linha-tronco: os ramais
de Xerém, do Tinguá e de São Pedro (Jaceruba). Parte do leito de sua linha-tronco
foi utilizada na construção da linha 2 do metrô
do Rio de Janeiro. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Inhaúma foi aberta em 1898 pela E. F. Rio de Ouro.
A estação
foi aberta em 1883 pela E. F. Rio de Ouro,
sendo uma das estações originais da ferrovia. A data consta do Guia Geral das E. F. do Brasil de 1960,
A data consta do Guia Geral das E. F. do Brasil de 1960, mas não do anuncio dos jornais de 15/1/1883.
Com a desativação da ferrovia por volta de 1968, a estação
foi abandonada depois de servir como moradia e posteriormente demolida.
NOTA DO AUTOR: Como em diversas estações da E. F. Rio do Ouro, há muitas dúvidas na posição, no nome, na quilometragem e na data de inauguração desta estação.
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1929
À ESQUERDA:
O fechamento - ou seja, construiu-se uma cerca à sua
volta com uma entrada apenas - da estação de
Inhaúma, no dia 13 de outubro de 1919, foi motivado
pela evasão de pagamento de bilhetes (Folha da Manhã,
19/10/1929).
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1933
À ESQUERDA: Desastre na estação (O Estado de S. Paulo,
24/5/1933). |
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1940
À ESQUERDA: Entrega de dupkicação de linhas (O Estado de S. Paulo,
17/7/1940). |
ACIMA:
A estação já completamente abandonada em 1972,
de acordo com a reportagem de O Globo acima (3/12/1972 - Cessão
Carlos Melekh).
ACIMA: Mapa geral do que teria sido a Estrada de Ferro Rio De Ouro ddurante sua existência, do final do século XIX até por volta de 1970. A linhas-tronco original e seus ramais nunca conviveram ao mesmo tempo, o que torna obrigatório a existência com praticamente uma cor para cada linha no desenho. A cor roxa escura teria sido a linha-tronco original, ligando Caju a Jaceruba e a linha verde foi construída para mudar o ponto zero de Francisco Sá a Engenho do Mato. No final dos anos 1920, o trecho que ligava o Caju â região de Belfort Roxo foi extinto e substituído por outro percurso, numa época que, por existirem diversas fontes diferentes e conflitantes entre si (Desenho: Eduardo P. Moreira, durante os anos 2010).NOTA IMPORTANTE. As estaçõea de Capivary (que se situava no ramal de Xerém, entre Lamarão e Quilômetro 43 e o ramal de Gairão, que saía de João Pinto, embora apareca neste mapa, não foram por mim encontradas em documentação alguma.
(Fontes: Orlando de Barros Barbosa;
Carlos Meleck; Folha da Manhã, 1929; Arquivo Nacional. Correio
da Manhã, RJ; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação,
1928) |
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A estação em 1968, já desativada. Acervo
Arquivo Nacional/Correio da Manhã |
A estação em 1968, já desativada. Acervo
Arquivo Nacional/Correio da Manhã |
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Atualização:
03.05.2022
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