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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Del Castilho
Inhaúma
Engenho da Rainha
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Rio de Ouro (1897-1928)
E. F. Central do Brasil (1928-1970)
INHAÚMA
Município de Rio de Janeiro, RJ
E. F. Rio de Ouro - km 8,854 (1938)   RJ-0636
Altitude: 18 m   Inauguração: 23.08.1898
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro Rio do Ouro foi construída para montar e cuidar dos reservatórios e do abastecimento de parte da cidade do Rio de Janeiro, tendo sido aberta ao tráfego de passageiros em 1883. Inicialmente saía do Caju e mais tarde (nos anos 1920) passou a ter como início a estação de Francisco Sá. Depois dessa mudança o seu curso inicial foi totalmente alterado e ela passou a acompanhar de muito próximo a linha Auxiliar até a estação de Del Castilho (no caso da Rio de Ouro, estaestação se chamava Liberdade, quando se separavam as linhas. Na estação da Pavuna elas voltavam a se encontrar. O trecho final, até Belford Roxo, era compartilhado com os trens metropolitanos da Auxiliar (depois da Leopoldina) em bitola mista. Em 1970 os trens da Rio de Ouro, ainda a vapor, embora tenham sido feito testes com locomotivas diesel, deixaram de circular. A Rio de Ouro, encampada pela Central do Brasil nos anos 1920, tinha vários ramais e três deles sobreviveram como trens de subúrbio até o final dos anos 1960, mesma época da desativação da linha-tronco: os ramais de Xerém, do Tinguá e de São Pedro (Jaceruba). Parte do leito de sua linha-tronco foi utilizada na construção da linha 2 do metrô do Rio de Janeiro.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Inhaúma foi aberta em 1898 pela E. F. Rio de Ouro. A estação foi aberta em 1883 pela E. F. Rio de Ouro, sendo uma das estações originais da ferrovia. A data consta do Guia Geral das E. F. do Brasil de 1960, A data consta do Guia Geral das E. F. do Brasil de 1960, mas não do anuncio dos jornais de 15/1/1883.

Com a desativação da ferrovia por volta de 1968, a estação foi abandonada depois de servir como moradia e posteriormente demolida.

NOTA DO AUTOR: Como em diversas estações da E. F. Rio do Ouro, há muitas dúvidas na posição, no nome, na quilometragem e na data de inauguração desta estação.

1929
À ESQUERDA: O fechamento - ou seja, construiu-se uma cerca à sua volta com uma entrada apenas - da estação de Inhaúma, no dia 13 de outubro de 1919, foi motivado pela evasão de pagamento de bilhetes (Folha da Manhã, 19/10/1929).

1933
À ESQUERDA: Desastre na estação (O Estado de S. Paulo, 24/5/1933).

1940
À ESQUERDA: Entrega de dupkicação de linhas (O Estado de S. Paulo, 17/7/1940).
ACIMA: A estação já completamente abandonada em 1972, de acordo com a reportagem de O Globo acima (3/12/1972 - Cessão Carlos Melekh).
ACIMA: Mapa geral do que teria sido a Estrada de Ferro Rio De Ouro ddurante sua existência, do final do século XIX até por volta de 1970. A linhas-tronco original e seus ramais nunca conviveram ao mesmo tempo, o que torna obrigatório a existência com praticamente uma cor para cada linha no desenho. A cor roxa escura teria sido a linha-tronco original, ligando Caju a Jaceruba e a linha verde foi construída para mudar o ponto zero de Francisco Sá a Engenho do Mato. No final dos anos 1920, o trecho que ligava o Caju â região de Belfort Roxo foi extinto e substituído por outro percurso, numa época que, por existirem diversas fontes diferentes e conflitantes entre si (Desenho: Eduardo P. Moreira, durante os anos 2010).NOTA IMPORTANTE. As estaçõea de Capivary (que se situava no ramal de Xerém, entre Lamarão e Quilômetro 43 e o ramal de Gairão, que saía de João Pinto, embora apareca neste mapa, não foram por mim encontradas em documentação alguma.

(Fontes: Orlando de Barros Barbosa; Carlos Meleck; Folha da Manhã, 1929; Arquivo Nacional. Correio da Manhã, RJ; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928)
     

A estação em 1968, já desativada. Acervo Arquivo Nacional/Correio da Manhã

A estação em 1968, já desativada. Acervo Arquivo Nacional/Correio da Manhã
 
     
     
Atualização: 03.05.2022
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