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E.
F. Rio de Ouro (1886-1928)
E. F. Central do Brasil (1928-1964) |
SÃO
BERNARDINO Município
de Nova Iguaçu, RJ |
Ramal do
Tinguá - km 40,784 (1960) |
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RJ-4088 |
Altitude: - |
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Inauguração: 03.10.1886 |
Uso atual: demolida |
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sem
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já
demolido) |
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HISTORICO
DA LINHA: O ramal do Tinguá foi aberto provavelmente já
em 1883, com a linha principal da E. F. Rio D'Ouro. Saía da
estação de José Bulhões (Cava) e seguia
até a localidade de Tinguá. Passou a transportar passageiros
e fechou suas linhas em 1964. |
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A ESTAÇÃO: A estação de São Bernardino foi inaugurada
em 1886.
O nome certamente veio da fazenda São Bernardino,
que aparece, inteira e em ruínas, nas fotos grandes mais abaixo.
Em 1964, a estação fechou.
Em 2007, o ambiente era desolador: "Cheguei a percorrer
a pé o trecho entre São Bernardino e Iguaçu. Nada, absolutamente
nada restou da ferrovia. Em alguns pontos do leito que
virou estrada de terra (e que com a chuva virou lama) é possível
notar o relevo indicando que ali houve dormentes. Cheguei
a fotografar o local onde ficavam as duas paradas, mas nem
vale a pena te enviar, pois não há qualquer vestígio visível
da presença da ferrovia. Em alguns pontos do leito que virou estrada de terra (e que com a chuva
virou lama) é possível notar o relevo indicando que ali tenha havido dormentes. Cheguei a fotografar o local onde ficavam as duas
paradas, mas nem vale a pena te enviar, pois não há qualquer vestígio
visível da presença delas. Só fiquei sabendo de sua localização após
ouvir moradores próximos, e mesmo assim só os mais velhos é que lembram.
Todas as paradas foram demolidas" (Carlos Latuff, 2007).
Desde o início dos
anos 1800 existia a vila de Iguassu, à margem do rio Iguaçu,
muito perto de onde estão as ruínas da Fazenda São Bernardino,
na região de Tinguá. Essa vila cresceu, virou comarca e município.
Pouco tempo depois, em terras pertencentes a Iguassu, formou-se
um arraial chamado Maxambomba, que veio a crescer bastante com
a chegada da Estrada de Ferro D. Pedro II, em 1858. A vila de
Iguassu, porém, era pujante, por causa da sua localização privilegiada,
às margens de uma das variantes do Caminho Novo para Minas Gerais
e do rio Iguaçu, navegável àquele tempo. Por ele, atingia-se
a Baía de Guanabara e a capital do Império. O que hoje conhecemos
por "Baixada Fluminense" - Duque de Caxias, São João de Meriti,
Nilópolis - era o município de Iguassu, com sua sede lá em Tinguá.
Lá pelo final do século XIX, irrompeu um surto de cólera em
Iguassu; morreu muita gente e os governantes decidiram mudar
a sede do município para Maxambomba, que acabou virando Nova
Iguassu por volta dos anos 1910. A cidade velha foi paulatinamente
abandonada e a floresta tomou conta. Ainda hoje há escombros
da velha Iguassu nas matas de Tinguá, e é possível que quando
a EF Rio de Ouro lá chegou com o ramal de Tinguá, pouco ou nada
mais restasse da antiga pujança (texto de Leandro Cesar dos
Santos, maio de 2009). |
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ACIMA: A fazenda São Bernardino, próxima
à estação e que a nomeava (Sem data. Foto: autor desconhecido).
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ACIMA: A mesma fazenda como está hoje, destruída por
um incêndio (Foto Alvaro Tomei em 2008)
ACIMA: O mapa mais confiável (sem escala e sem respeitar os pontos cardeaisnem as curvas reais da ferrovia das linhas da E. F. Rio de Ouro. Mesmo assim, merece algumas ressalvas, que serão assinaladas quando necessário. Aqui, considerada como a linha-tronco a linha vertical em cor azul escuro. A posição da estação de Cava na linha-tronco, dá saída ao ramal de Tinguá traçado em vermelho (Autor: Eduardo Roberto Moreira). NOTA IMPORTANTE. As estaçõea de Capivary (que se situava no ramal de Xerém, entre Lamarão e Quilômetro 43 e o ramal de Gairão, que saía de João Pinto, embora apareca neste mapa, não foram por mim encontradas em documentação alguma.
(Fontes: Carlos Latuff, 2007; Leandro Cesar dos Santos,
2009; Alvaro Tomei, 2008) |
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Provavel local da estação de São Bernardino.
Foto Alvaro Tomei em 2008 |
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Atualização:
26.04.2022
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