|
|
E. F. Rio de Ouro
(1911-1928)
E. F. Central do Brasil (1928-1969) |
QUILÔMETRO
43
Município de Nova Iguaçu, RJ |
E. F. Rio de Ouro - km 38,127 (1960) |
|
RJ-4499 |
Altitude: - |
|
Inauguração: 22.09.1911 |
Uso atual: demolida |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
|
HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Xerém foi aberto provavelmente já em 1883, com a linha
principal da E. F. Rio D'Ouro. Saía da estação
de Belford Roxo e seguia até a localidade de Xerém.
Passou a transportar passageiros e fechou sua linha em maio de 1969,
quando correu o último trem de passageiros. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Quilômetro 43 foi aberta em 1911.
Segundo o Sr. Ranulfo,
historiador de Xerém, a estação do Quilômetro
43 possuía um prédio de alvenaria com uma caixa
d´água para alimentação das máquinas
a vapor. Era aqui que havia cruzamentos de trens no ramal, pois era
a única estação intermediária do ramal
que possuía duas linhas.
ACIMA: O mapa mais confiável (sem escala e sem respeitar os pontos cardeaisnem as curvas reais da ferrovia das linhas da E. F. Rio de Ouro. Mesmo assim, merece algumas ressalvas, que serão assinaladas quando necessário. Aqui, considerada como a linha-tronco a linha vertical em cor azul escuro. A posição da estação de Cava na linha-tronco, dá saída ao ramal de Tinguá traçado em vermelho (Autor: Eduardo Roberto Moreira).NOTA IMPORTANTE. As estaçõea de Capivary (que se situava no ramal de Xerém, entre Lamarão e Quilômetro 43 e o ramal de Gairão, que saía de João Pinto, embora apareca neste mapa, não foram por mim encontradas em documentação alguma.
(Fontes: Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil,
1960; Guias Levi, 1932-80) |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
26.04.2022
|
|