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V. F. Centro Oeste
(1968-1975)
RFFSA (1975-1996) |
BERNARDO
SAYÃO
Município de Brasília, DF |
Ramal de Brasília - km 452 (1972) |
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GO-3680 |
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Inauguração: 21.04.1968 |
Uso atual: desconhecido |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1968 |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Brasília foi aberto em 1968 até a estação
de Bernardo Sayão, partindo da estação de Roncador.
Somente chegou à estação de Brasília no
final dos anos 1970. Em 1980 passou a sair de Roncador-Nova, abandonando-se
a estação de Roncador que ficou no trecho velho do tronco
da antiga EFG. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Bernardo Sayão foi inaugurada no ramal de Brasília,
em 1968. Seu nome homenageou o engenheiro e geógrafo Bernardo
Sayão, idealizador e construtor da rodovia Belém-Brasília,
falecido em 16 de janeiro de 1959. Também foi vice-governador
de Goiás e um dos diretores da NOVACAP, empresa que
ACIMA: Plataformas da estação de Bernardo
Sayão, em setembro de 2009 (Foto
Sebastião Gerolimich).
construiu Brasília. "A estação
fica uns 16 km antes do trem chegar a Brasília. Quando o ministro
Andreazza correu para "inaugurar" a ferrovia, em 21 de abril de 1968,
a única solução viável para ele era fazer a festa em Bernardo Sayão
(sigla EJK)" (Flávio Cavalcânti, 2006).
Mauro Bondi conta sobre sua primeira viagem de trem a Brasilia
em 1969: "Foi nesse trem (SP-Brasilia) que fomos fazer o vestibular
em Brasilia, em dezembro de 1969. Confesso que chegamos destruídos,
e nem sei como consegui entrar na UnB após essas 24 horas de viagem,
Campinas -Brasília. Na chegada na estação (de Bernardo Sayão)
pegamos uma carroça, movida a burro mesmo, que nos levou até o Núcleo
Bandeirante e de lá uma carona até a estação rodoviária de Brasília
onde encontramos amigos que tinham viajado de carro (um DKW). Viajamos
em vagão pulman e enchemos a cara de cerveja".
(Fontes: Sebastião Gerolimich, 2009; Flávio
Cavalcânti, 2005-6; Glaucio H. Chaves, 2009; Guias Levi, 1932-79)
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Atualização:
18.09.2011
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