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RFFSA (1981-1996) |
BRASÍLIA
Município de Brasília, DF |
Ramal de Brasília - km |
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GO-3681 |
Altitude: - |
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Inauguração: 28.04.1981 |
Uso atual: depto. de trânsito (2016) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1978 |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Brasília foi aberto em 1968 até a estação
de Bernardo Sayão, partindo da estação de Roncador.
Somente chegou à estação de Brasília no
final dos anos 1970. Em 1980 passou a sair de Roncador-Nova, abandonando-se
a estação de Roncador que ficou no trecho velho do tronco
da antiga EFG. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Brasília foi inaugurada como ponta de linha no ramal
de Brasília em 1981. Sua construção foi feita
pela Construtora Soares Leone. Está localizada na extremidade
oeste do Eixo Monumental.
"A Estação de Brasília, propriamente dita (EBZ) foi projetada
por Niemeyer em 1970. A maquete foi apresentada às autoridades em
1971 ou 1972. Em 1976 estava pronta, mas sem uso, no meio do nada.
Só começou a ser utilizada, de fato, depois que o governo local a
"alugou" para usar como Terminal de Ônibus Interestaduais ("Rodoferroviária"),
e em troca, fez a urbanização, asfalto, iluminação pública, gramado
etc. Quando o governo Figueiredo reinaugurou o Trem Bandeirante, em
1981, ela já estava funcionando normalmente" (Flávio
Cavalcânti, 2006).
Realmente, reportagem da revista RAE em seu número de jan/março
de 1977 apontava a estação como "quase pronta",
mas que, devido à "redução de verbas
imposta pela conjuntura nacional" e previa-se, em relação
à sua entrega, que "na pior das hipóteses que
isso se verifique até 1978". A reportagem ainda
apontava seu pátio como sendo o "maior pátio
ferroviário do mundo, dividido em 5 setores" e
que havia sido um projeto de Oscar Niemeyer.
A estação atendeu trens de passageiros até
o fim do trem para Brasília, em 1991.
Tudo isso para ser o que era em 2007: uma rodoferroviária,
sendo pouco usada em termos ferroviários, cuja parte está
em estado de semi-abandono. "Na esplanada ferroviária ainda
funcionam pelo menos alguns serviços relacionados à ferrovia, como
a recepção de coque, o abastecimento de locomotivas, o recém-construído
Terminal de Containers e o embarque de soja da ATC Multigrain"
(Flávio Cavalcânti, 11/2007).
"A estação era, na verdade, uma rodoviária dividida em
duas partes, uma para ônibus interestaduais e outra para trens cargueiros,
por isso o nome de 'rodoferroviária'. A logomarca e a sigla foi tudo
o que sobrou da RFFSA naquela construção, cujos espaços são ocupados
por serviços públicos e lojas comerciais. Os trens transportam geralmente
grãos e combustíveis" (Carlos Latuff, setembro de 2008).
ACIMA: Chegando a Brasilia, provavelmente anos 1980 (IBGE).
(Fontes: Flavio Cavalcanti; Sebastião Gerolimich;
Carlos Latuff; IBGE; Revista RAE, 1977; Roberto Souza Guedes e Cláudio
José Pinheiro Villar de Queiroz: A Reciclagem da Estação Ferroviária
de Brasília, 2007; www.docomomo.org.br, entrada em 12/6/2010) |
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Atualização:
18.12.2019
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