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E.
F. Goiaz (1913-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1980) |
CUMARI
Município
de Cumari, GO |
Linha-tronco
- km 70,490 (1960)
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GO-3338 |
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Inauguração: 24.02.1913 |
Uso atual: biblioteca
municipal |
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sem
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1913
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HISTORICO
DA LINHA: A linha-tronco da E. F. Goiaz foi aberta a partir de Araguari,
onde já estavam os trilhos da Mogiana desde o ano de 1896,
em seu primeiro trecho em 1911, até a ponte sobre o rio Paranaíba,
na divisa entre os Estados de Minas Gerais e Goiás. A partir
de então, foi aquela demora de sempre: avançando lentamente,
atingiu Goiânia, capital do Estado de Goiás desde o início
dos anos 1940, somente em 1950, e alguns anos mais tarde a linha foi
prolongada em dois quilômetros até Campinas de Goiás.
Aí parou. Com a entrada em operação da linha
para Brasilia, a partir da estação de Roncador, o trecho
até Goiânia perdeu em importância. Hoje boa parte
da linha está em operação para trens cargueiros:
trens de passageiros acabaram nos anos 1980. |
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A ESTAÇÃO:
A estação de Cumari foi inaugurada em 1913. O
prédio atual seria o mesmo da inauguração. As
modificações das linhas na região de Goiandira
acabaram por faze-la ficar fora da linha, sem trilhos, hoje. Em 31
de março de 1980, o trecho Araguari-Goiandira, na variante
Araguari-Pires do Rio, foi entregue pela 1a Companhia de Construção
do Batalhão Ferroviário Mauá à RFFSA e
a estação de Cumari foi fechada. Fora e longe
da variante, seus trilhos foram retirados. A estação
esteve abandonada, mas foi recuperada e reinaugurada em fins de 2008,
funcionando hoje como biblioteca municipal. Na cidade, ainda restam
vários galpões hoje praticamente sem uso, da época em que o município
era o maior produtor de arroz do estado de Goiás. A arquitetura local,
muitíssimo refinada, é uma importante referência dessa época. Em 2010,
cita-se que ele seria posto de saúde. Prefixo: ECR; Coordenadas
da estação: 18°15'55.34"S 48° 8'49.13"W.
(Fontes: Jorge Abrão; Roosevelt Reis; Fernando
Picarelli, 2004; Glaucio Henrique Chaves, 2006-9; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960; Batalhão Mauá - Uma História
de Grandes Feitos, Edmar César Alves, 2002; Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, IBGE, 1957) |
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A estação em 02/2004. Foto Fernando Picarelli |
A estação em 4/8/2008, ainda em reforma. Foto
Glaucio H. Chaves |
A estação em 28/11/2008. Foto Jorge Abrão |
A estação em 28/11/2008. Foto Jorge Abrão
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Atualização:
04.02.2010
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