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E. F. Goiaz (1923-1965)
V. F. Centro Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996) |
EGERINEU
TEIXEIRA
(antiga UBATAN)
Município de Orizona, GO |
Linha-tronco - km 254,374 (1960) |
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GO-3592 |
Altitude: 961 m |
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Inauguração: 01.11.1923 |
Uso atual: abandonada (2020) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco
da E. F. Goiaz foi aberta a partir de Araguari, onde já estavam
os trilhos da Mogiana desde o ano de 1896, em seu primeiro trecho
em 1911, até a ponte sobre o rio Paranaíba, na divisa
entre os Estados de Minas Gerais e Goiás. A partir de então,
foi aquela demora de sempre: avançando lentamente, atingiu
Goiânia, capital do Estado de Goiás desde o início
dos anos 1940, somente em 1950, e alguns anos mais tarde a linha foi
prolongada em dois quilômetros até Campinas de Goiás.
Aí parou. Com a entrada em operação da linha
para Brasilia, a partir da estação de Roncador, o trecho
até Goiânia perdeu em importância. Hoje boa parte
da linha está em operação para trens cargueiros:
trens de passageiros acabaram nos anos 1980. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Ubatan foi inaugurada em 1923.
Nos anos 1940 seu nome passou
a ser Egerineu Teixeira.
"Interessante
notar que a ferrovia, ao invés de passar em Campo Formoso (atual Orizona),
cidade já antiga e então importante, passou a 8 quilômetros de distância,
em Ubatan, que faz parte do mesmo município. Pelo que pude verificar,
a estação de Ubatan mais tarde recebeu o nome de Egerineu Teixeira
em homenagem ao jovem prefeito da então Campo Formoso, assassinado
em 5 de julho de 1938 por motivos políticos. Egerineu Teixeira foi
um grande escritor e ferrenho jornalista que publicava matérias e
textos nos jornais do Triângulo Mineiro e Goiás. É o patrono
da cadeira 21 da Academia Goiana de Letras. A localidade da então
Ubatan, já servida pela ferrovia, chegou a ser cogitada para a construção
da nova capital de Goiás" (Glaucio H. Chaves,
02/2009).
"A localidade, foi uma três cogitadas para a implantação da nova capital, no estudo encomendado pelo então interventor de Goiás, Pedro Ludovico Teixeira. Ubatan e Bonfim (esta última, no atual município de Silvania) foram preteridas pela região de Campinas de Goiás, onde Goiânia foi construída. Apesar de ser a única das três que não ficava na linha do trem, os dois fatores geográficos que pesaram a favor da atual localização de Goiânia foram o relevo plano e a grande quantidade de água disponível, em vários córregos, nascentes e rios. A estação Egerineu Teixeira estava em 2020 muito abandonada, parte do teto ruiu, mas ainda há manobras de vagões no seu ramal. (Marco Scott, 10/4/2020)".
Em 2020 a estação estava abandonada.
Coordenadas: 17° 3'59.52"S 48°24'7.62"W
ACIMA: Comboio estacionado em 2020 nos desvios da estação abandonada (Foto Marco Scott, 9/4/2010).
(Fontes: Marco Scott; Roberto Fonseca Dias; Glaucio H. Chaves;
IBGE, 1957; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
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A estação em 07/2006. Foto Roberto Fonseca Dias |
A estação em 07/2006. Foto Roberto Fonseca Dias
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A estação em 07/2006. Foto Roberto Fonseca Dias
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A estação em 07/2006. Foto Roberto Fonseca Dias
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A estação em 4/2010. Foto Glaucio H. Chaves |
A estação em 9/4/2020. Foto Marco Scott |
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Atualização:
10.04.2020
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