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VXY Mogiana em MG
Linha da E. F. Goiaz
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Engenheiro Balduíno
Erigineu Teixeira
Posto km 265
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IBGE-1957
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Goiaz (1923-1965)
V. F. Centro Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996)
EGERINEU TEIXEIRA
(antiga UBATAN)
Município de Orizona, GO
Linha-tronco - km 254,374 (1960)   GO-3592
Altitude: 961 m   Inauguração: 01.11.1923
Uso atual: abandonada (2020)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco da E. F. Goiaz foi aberta a partir de Araguari, onde já estavam os trilhos da Mogiana desde o ano de 1896, em seu primeiro trecho em 1911, até a ponte sobre o rio Paranaíba, na divisa entre os Estados de Minas Gerais e Goiás. A partir de então, foi aquela demora de sempre: avançando lentamente, atingiu Goiânia, capital do Estado de Goiás desde o início dos anos 1940, somente em 1950, e alguns anos mais tarde a linha foi prolongada em dois quilômetros até Campinas de Goiás. Aí parou. Com a entrada em operação da linha para Brasilia, a partir da estação de Roncador, o trecho até Goiânia perdeu em importância. Hoje boa parte da linha está em operação para trens cargueiros: trens de passageiros acabaram nos anos 1980.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Ubatan foi inaugurada em 1923.

Nos anos 1940 seu nome passou a ser Egerineu Teixeira.

"Interessante notar que a ferrovia, ao invés de passar em Campo Formoso (atual Orizona), cidade já antiga e então importante, passou a 8 quilômetros de distância, em Ubatan, que faz parte do mesmo município. Pelo que pude verificar, a estação de Ubatan mais tarde recebeu o nome de Egerineu Teixeira em homenagem ao jovem prefeito da então Campo Formoso, assassinado em 5 de julho de 1938 por motivos políticos. Egerineu Teixeira foi um grande escritor e ferrenho jornalista que publicava matérias e textos nos jornais do Triângulo Mineiro e Goiás. É o patrono da cadeira 21 da Academia Goiana de Letras. A localidade da então Ubatan, já servida pela ferrovia, chegou a ser cogitada para a construção da nova capital de Goiás" (Glaucio H. Chaves,
02/2009
).

"A localidade, foi uma três cogitadas para a implantação da nova capital, no estudo encomendado pelo então interventor de Goiás, Pedro Ludovico Teixeira. Ubatan e Bonfim (esta última, no atual município de Silvania) foram preteridas pela região de Campinas de Goiás, onde Goiânia foi construída. Apesar de ser a única das três que não ficava na linha do trem, os dois fatores geográficos que pesaram a favor da atual localização de Goiânia foram o relevo plano e a grande quantidade de água disponível, em vários córregos, nascentes e rios. A estação Egerineu Teixeira estava em 2020 muito abandonada, parte do teto ruiu, mas ainda há manobras de vagões no seu ramal. (Marco Scott, 10/4/2020)".

Em 2020 a estação estava abandonada.

Coordenadas: 17° 3'59.52"S 48°24'7.62"W


ACIMA: Comboio estacionado em 2020 nos desvios da estação abandonada (Foto Marco Scott, 9/4/2010).

(Fontes: Marco Scott; Roberto Fonseca Dias; Glaucio H. Chaves; IBGE, 1957; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)

     

A estação em 07/2006. Foto Roberto Fonseca Dias

A estação em 07/2006. Foto Roberto Fonseca Dias

A estação em 07/2006. Foto Roberto Fonseca Dias

A estação em 07/2006. Foto Roberto Fonseca Dias

A estação em 4/2010. Foto Glaucio H. Chaves

A estação em 9/4/2020. Foto Marco Scott
     
Atualização: 10.04.2020
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.