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E. F. Goiaz (1922-1965)
V. F. Centro Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996) |
ENGENHEIRO
BALDUÍNO
(antiga TAPIOCANGA)
Município de Orizona, GO |
Linha-tronco - km 240,844 (1960) |
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GO-3616 |
Altitude: 891 m |
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Inauguração: 09.11.1922 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco
da E. F. Goiaz foi aberta a partir de Araguari, onde já estavam
os trilhos da Mogiana desde o ano de 1896, em seu primeiro trecho
em 1911, até a ponte sobre o rio Paranaíba, na divisa
entre os Estados de Minas Gerais e Goiás. A partir de então,
foi aquela demora de sempre: avançando lentamente, atingiu
Goiânia, capital do Estado de Goiás desde o início
dos anos 1940, somente em 1950, e alguns anos mais tarde a linha foi
prolongada em dois quilômetros até Campinas de Goiás.
Aí parou. Com a entrada em operação da linha
para Brasilia, a partir da estação de Roncador, o trecho
até Goiânia perdeu em importância. Hoje boa parte
da linha está em operação para trens cargueiros:
trens de passageiros acabaram nos anos 1980. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Tapiocanga foi inaugurada em 1922.
Nos anos 1940 seu nome
foi alterado para Engenheiro Balduíno. O Engenheiro
Balduíno de Almeida era o chefe da Estrada de Ferro Goiás por
ocasião da construção da ponte Epitácio Pessoa, em 1922. Existe uma
estação com o mesmo nome, na Estrada de Ferro Araraquara.
No local restava em fevereiro de 2009 apenas parte da pequena plataforma
e remanescentes das bases dos pilares de ferro fundido que sustentavam
a cobertura.
Coordenadas: 17° 8'46.00"S 48°21'13.50"W
(Fontes: Glaucio H. Chaves, 2009; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960; http://orbita.starmedia.com; http://casaabalcoada.blogspot.com;
IBGE, 1957) |
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Estação de Engenheiro Balduino: foto sem data.
Autor desconhecido
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Atualização:
27.12.2020
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