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E. F. Goiaz (1951-1965)
V. F. Centro Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996) |
ENGENHEIRO
CASTILHO
Município de Anápolis, GO |
Ramal de Anápolis - km 383,192
(1960) |
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GO-4048 |
Altitude: 1.020 m |
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Inauguração: 02.07.1951 |
Uso atual: sede de órgãos da
Prefeitura Municipal de Anápolis (2020) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1951 |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Anápolis, que em realidade deveria se estender até a
região da ilha do Bananal, no rio Araguaia, foi aberto em 1935
entre a estação de Leopoldo Bulhões e a cidade
de Anápolis. Nunca foi prolongado, e hoje está com tráfego
bastante reduzido, com a linha não mais chegando à estação
final. Os trens de passageiros foram suspensos, ao que se sabe, já
nos anos 1970. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Engenheiro Castilho foi inaugurada em 1951, 16 anos após
a implantação do ramal. A estação teria
se chamado Faiana antes do nome atual.
Depois de desativada, sabe-se que o prédio
da estação foi sede da Prefeitura e onde por anos funcionou
a Feira Agroindustrial de Anápolis, ocasião em que unificou
todos os órgãos administrativos. A antiga estação então
passou a ser o Palácio da Cultura, que também reuniu todas as escolas:
arte, música, teatro, dança, dentre outros.
"Fica no meio
de um pátio hoje cercado e pertencente à prefeitura municipal. Os
trilhos foram festivamente (!) arrancados em 1976. No local até hoje ainda
existe uma placa comemorativa da retirada dos trilhos do governo
de Irapuan da Costa Júnior, um prefeito que foi nomeado pelo
Regime Militar e que foi o único candidato a governador nas eleições (indiretas) de 1974.
A estação, reformada e um pouco descaracterizada, já funcionou como
prefeitura e hoje foi transformada em "padaria municipal". Nas proximidades
dela ainda existem interessantes e grandes galpões, feitos de estrutura
e fechamentos metálicos, hoje utilizados pela prefeitura. Tinham uso
ferroviário, porém eram de um modelo que eu nunca vi em nenhuma outra
estação. O nome é uma homenagem ao Engenheiro Arthur Pereira de Castilho,
então Diretor Geral do Departamento Nacional das Estradas de Ferro.
Era um defensor do planejamento entre integração das ferrovias e rodovias"
(Glaucio H. Chaves, 02/2009).
A estação ainda existe em 2020 e fica em área totalmente urbanizada, cercada de edifícios.
Prefixo: ECH. Coordenadas: 16°20'15.48"S
48°57'1.10"W
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1963
AO LADO: Reportagem mostra que o
tráfego ficou interrompido na linha entre esta estação
e a de Anápolis, sem dar maiores detalhes (Folha de
S. Paulo, 5/6/63).
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(Fontes: Ernani de Paula; Glaucio H. Chaves; Guia
Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Enciclopédia dos
Municípios Brasileiros, 1958; Guia Levi, 1932-80) |
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A ex-estação em 2020, lado da plataforma. Google Maps
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Atualização:
12.05.2020
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